30.10.13
ESPECIAL DO DIA DAS BRUXAS (ano 6)
No ano passado, eu disse que ia trazer o meu boneco do Jack de volta em 2013, olha ele aí. Costumava aparecer em todas as edições desde 2008, em 2012 ele tirou férias. Todo ano pinta esse desafio, fazer uma edição de Halloween diferente das edições anteriores. O assunto é sempre o mesmo, ''filmes de terror'', o desafio é expandir o tema. No começo do ano pensei numa edição com trash movies, mas é complicadíssimo encontrar certos filmes desse gênero, em dvd, no Brasil. Então, nada de Halloween em 2013. Meses depois pintou essa ideia de fazer uma edição com franquias famosas, eu precisaria rever mais de 60 filmes antes do dia das bruxas. E pra quê isso? Na maioria das vezes, o primeiro filme é o melhor de todos, a qualidade começa a cair a cada nova sequência (algumas são legais, é raro mas acontece). Então é isso, que tal uma edição sobre os primeirões?
13 FRANQUIAS DO TERROR
O COMEÇO
Nos anos 1990 eu já era completamente imune aos filmes de terror, nenhum deles conseguia me assustar. ''Pânico'' foi um filme que mudou a cara do terror e que me pegou de surpresa. Começou de uma maneira bem inocente, fez uma rápida referência do filme ''quando um estranho chama'', de 1979, mas eu nem notei isso na época, esse lance de ''a ligação está vindo de dentro da casa'' assusta qualquer um. E no quesito ''susto'' o filme era demais, não havia sustos previsíveis, era tudo novo, a gente espera por uma voz no telefone e o assassino entra pela porta!
PREMONIÇÃO
De todos os filhotes barra clones de ''pânico'', esse filme conseguiu ser o mais original. Não existe um serial killer na trama. A Morte é a vilã do filme e ela nunca aparece. Logo, cada cena de morte precisa ser bem elaborada, ou não, aquela cena do atropelamento foi vapt vupt e pegou todo mundo de surpresa. A trama não muda muito nas continuações, alguém tem uma premonição, salva os amigos e depois ...
A NOITE DOS MORTOS VIVOS
O primeiro filme da saga de George Romero, o pai dos zumbis, não fala como essa epidemia começou. A gente acompanha tudo pelo ponto de vista de pessoas comuns, de repente, num cemitério, pinta um zumbi. Uma sonda contaminada que voltou do planeta Vênus? O inferno está com lotação máxima? Há muitas teorias na franquia, mas a explicação não nos interessa. A mensagem escondida no primeiro filme (tem uma em cada um, pelo menos nos primeiros) é o racismo na América, o filme traz um herói negro e um final trágico.
SEXTA FEIRA 13
Logo no primeiro filme, estava tudo lá (menos o Jason), sexo, nudez e mortes violentas, a fórmula que se tornaria um padrão nas próximas duas décadas. Tinha um clima de ''alien o oitavo passageiro'' e uma trama bem pé no chão. Nada de sobrenatural. E um susto memorável no final (chupado de ''Carrie'').
O MASSACRE DA SERRA ELÉTRICA
Ou ''motoserra'' se preferir. É um filme independente que foi um tremendo sucesso quando, de algum lugar, surgiu um boato de que ele era baseado em fatos reais. Custou 150 mil e rendeu 100 milhões. E ele está cheio de cenas perturbadoras. Quase 40 anos e ainda consegue chocar as pessoas.
EVIL DEAD A MORTE DO DEMÔNIO
Outro filme indie que ficou famoso. Pegou carona no efeito Michael Myers (no final da postagem) ''mostrando'' uma misteriosa criatura que corre pela mata e tinha também zumbis espertinhos e irritantes. A ''parte 2'' é na verdade uma nova versão, e é muito mais divertida. Só os atores que não se divertiram, a moça no poster atrás do Bruce Campbell nem sequer está no filme, por conta das péssimas condições na cabana os atores (todos menos o Bruce) voltaram pra casa rapidinho.
O EXORCISTA
O melhor filme de terror de todos os tempos? Fuck yeah. Mas os méritos do filme estão na vida real. Ele tem sua própria mitologia, Baseado em fatos reais? O diabo tentou impedir as filmagens provocando acidentes no estúdio e deixando algumas pessoas doentes? E a maldição? Que maldição? Na minha escola diziam que a fita era maldita, se você ver o filme, você enlouquece. Tremi de medo e tive pesadelos, mas ganhei a fama de corajoso na sala de aula.
A HORA DO PESADELO
A trama é demais, parte realista parte lenda urbana. A franquia já nasceu completa, com todos os elementos e regras que seriam usados nos filmes seguintes. O vilão habita o mundo dos sonhos, então tudo é possível e os filmes abusavam dos efeitos. Você só descobre que um personagem está preso num pesadelo quando é tarde demais, marca registrada da franquia. Foi o primeiro filme do Johnny Depp.
JOGOS MORTAIS
Outro marco do terror, trouxe novidades. Inaugurou a moda dos filmes de ''tortura erótica'' e gerou clones. Bem original, elenco pequeno, um cenário, e nunca fica chato. Revelação chocante no final, obriga você a ver o filme novamente por outro ponto de vista.
HELLRAISER RENASCIDO DO INFERNO
Uma coisa legal nesse primeiro filme é que ele não explica nada pra gente assim de cara. Várias imagens malucas aparecem na tela, inclusive os Cenobites. Aí pinta a história de uma mulher que precisa matar algumas pessoas para que seu cunhado e amante, que voltou dos mortos, possa beber sangue fresco e se regenerar. O filme é de 1987 mas os efeitos ainda são legais, bonecos nojentos na maioria das vezes, um ótima maquiagem também. A cena do cara saindo do chão pela primeira vez é antológica. Os Cenobites ganharam mais espaço nos filmes seguintes. O diretor e roteirista Clive Barker está planejando um remake do filme.
FACES DA MORTE
Uma serie de documentários proibida em mais de 40 países, como dizia a caixa do vhs. Naquela época muitas coisas estranhas entravam no Brasil numa boa. A obra fala sobre a morte, tinha cenas reais e cenas falsas. Um cara que foi atropelado por um trem, outro que caiu de um edifício, entranhas espalhadas por todo canto, era nojento. Uma galinha decapitada, o corpo se debateu durante longos minutos. Os avisos na caixa da fita não estavam lá para despertar sua curiosidade, era coisa séria mesmo.
Outro filme com uma maldição, duas atrizes mortas. Dominique Dunne foi estrangulada pelo ex namorado e Heather O'Rourke sofreu uma estenose pilórica (google-me), poderia ter sido salva por uma cirurgia mas recebeu o diagnóstico errado na época (ela tinha 12 anos). Em 2007 tentaram fazer um quarto filme usando a irmã de Heather, que se parece muito com ela, no papel de Carol Anne, mas o projeto foi abandonado.
HALLOWEEN
Esse foi o filme que abriu caminho para os serial killers da década de 1980. Tinha um pouquinho de ''Tubarão'', Michael Myers raramente era visto no filme, havia apenas uma câmera passeando pelo cenário, mostrando o ponto de vista do maníaco. Esse recurso assustou as plateias em 1978 e Jamie Lee Curtis ganhou o apelido de ''rainha do grito''. Dizem que Ridley Scott usou elementos do filme em ''alien o oitavo passageiro'', um filme de terror protagonizado por uma mulher, isso era quase uma novidade. A máscara de Myers foi encontrada pelo figurinista numa loja de fantasias qualquer, estava sendo vendida como uma ''máscara do capitão Kirk'', mas não se parece nem um pouco com ele.
STAR TREK - ALÉM DA ESCURIDÃO
Já vou avisando, filme trekker com referências ao universo trekker, feito sob medida para os trekkers. Ou seja, eu adorei o filme. A enfermeira Chapel é mencionada, há uma participação especial, diálogos famosos e um certo alienígena peludinho. Ah, e Klingons, temos Klingons. Estamos numa era onde tudo vaza na internet. Ainda assim, J. J. Abrams consegue guardar muitos segredos. O maior segredo deste STAR TREK era a identidade do vilão, havia uma boa aposta. Aí pintou a idade do cara, McCoy fez uma descoberta e, antes que aquilo fosse mostrado na tela, eu matei a charada. Isso foi muito legal. Então quer dizer que, a partir desse ponto, o filme ficou previsível? Sim e não. Estamos numa realidade alternativa agora, existem semelhanças e diferenças. E também algumas coisinhas que foram colocadas na tela só para alegrar os fãs.
O VILÃO, ALGUÉM VAI GRITAR SEU NOME
O filme começa com uma pequena aventura, Kirk e sua tripulação estão ajudando uma raça bem primitiva num planeta distante. A famosa missão de 5 anos pelo espaço ainda não começou. A turma volta pra Terra e Kirk leva uma bronca do capitão Pike por ter violado algumas regras da Federação. Pike assume a Enterprise novamente e Spock é transferido para outra nave. Mas, antes de qualquer outra coisa, a Federação precisa encontrar um terrorista que explodiu um prédio em Londres. Kirk descobre que o cara está em Kronos, e o Almirante o envia numa missão, levar a Enterprise, carregada de torpedos, até Kronos e matar o vilão. Mas aquele planeta está no território dos Klingons, se algo der errado, teremos guerra (hey, ainda estamos no passado, os Klingons são um pé no saco, mas nenhuma guerra foi declarada oficialmente). O filme tem algumas reviravoltas, Kirk já não sabe mais em quem deve confiar, o vilão pode não ser um vilão e a Federação tem alguns segredinhos sujos. Temos batalhas no espaço e também na Terra, ótimos efeitos especiais, destaque para o final estilo "caçadores da arca perdida". Comprei um blu3D só por causa da embalagem que é muito bonita, os extras estão no disco 2 com o filme 2D e são vários, mas cadê a cena deletada do vilão tomando banho?
VEJA TAMBÉM: Star Trek a série clássica - episódios "a semente do espaço" (1ª temporada) e "problema aos pingos" (2ª temporada), Star Trek 2 - A ira de Khan, Star Trek 3 - À procura de Spock.
27.10.13
26.10.13
O VERÃO DA MINHA VIDA
Achei que esse filme seria lançado por aqui diretamente em dvd, está um pouco atrasado e o dvd já foi lançado lá fora há alguns meses. O filme pode ter estreado na tela grande, mas está em exibição em poucas salas. Se ele aparecer na sua frente, não perca a oportunidade, é um filme gostoso de assistir. Tem um climão indie, mas traz nomes famosos no elenco. Faz a gente se lembrar de outro filme parecido que foi lançado no ano passado, mas o garoto Liam James vale por dez Logan Lermans. Outro ator que me chamou a atenção foi o Steve Carell, o filme tem um pouco de comédia mas o cara não faz um personagem cômico. Na verdade, seu personagem é o ''vilão'' do filme, um cara muito irritante. Steve, com 51 anos, está lindão, com um corpão, barba por fazer e com um pouco de grisalho. Pena que não tirou a camisa, é a coisa mais sexy do filme.
ADOLESCENTE DEPRIMIDO A BORDO
Duncan tem 14 anos e vai passar o verão, e o feriadão de 4 de julho, na praia com a família, e não está nem um pouco animado com isso. O namorado de sua mãe (mais uma vez vemos Toni Collette no papel de uma mãe que não faz ideia do que está rolando na vida dos filhos) é um cara nojento, ele não esconde que odeia o garoto, só não maltrata o rapaz quando a mãe está por perto. Duncan é tímido demais, está sempre calado e nunca revida. Ao chegar no litoral, Duncan conhece Owen, o personagem de Sam Rockwell, engraçado e cheio de vida, ele trabalha no parque aquático da cidade. Graças a Owen, Duncan começa a se soltar mais, começa a se divertir pela primeira vez na vida. Se torna mais corajoso e confiante. Ele não quer ver sua mãe triste, mas precisa enfrentar o sádico namorado dela. Eu adorei o desfecho, adorei o final tipo ''ohhhhh'', foi um dos melhores filmes do ano. Um filme sem pretensões.
VEJA TAMBÉM: Férias frustradas de verão, As vantagens de ser invisível, Pequena Miss Sunshine, Moonrise Kingdom.
25.10.13
DIGA ''SIM'' ÀS DROGAS
STREET FIGHTER - A ÚLTIMA BATALHA chegou ao Brasil com quase um ano de atraso. O filme acabou com o natal de muitas crianças norte americanas em 1994, e, em 1995, por pouco não acaba com o nosso natal também. Eu estava lá, no meio do público reclamão. Me lembro de todas as criticas que pintaram no boca a boca, as revistas de games também detonaram o filme. Muitos fãs do jogo estavam decepcionados.
O alvo principal era o Jean-Claude Van Damme no papel de Guile. Por que cargas d'água Guile se tornou o personagem principal do filme? A gente esperava ver um filme protagonizado pelo Ryu (ou pelo Ken). Aí começaram a dizer que o filme estava apenas promovendo os Estados Unidos. Ryu é japonês, Guile é norte americano. Mas o Ken também veio da terra do tio Sam, e aí? Resposta rápida: guerra do Kuwait. Diferente de Ken, Guile é um militar, essa era a suposta ''propaganda descarada'' do filme.
Então tá, Guile é o personagem principal. Ken e Ryu ficam num canto. O filme tomou o cuidado de respeitar o figurino dos lutadores (está bem próximo do figurino do jogo), mas nunca soube o que fazer com cada um deles na trama.
No game, temos vários lutadores, de vários países diferentes, se enfrentando em lutas de rua para descobrirem quem é o melhor. E todos eles têm uma desculpa para bater no vilão M. Bison no final. É pouco conteúdo para um filme. Na telona vemos o pessoal, bem, o exército americano, tentando derrubar o ditador de um país sul asiático. A história do filme não tem nada a ver com o jogo, mas ele tem o ''street fighter'' no título, então, depois de escrever a trama, eles pegaram os personagens e os jogaram para o alto, tentando encaixar cada um deles em algum lugar (olha só que fim levou o Blanka...).
Para lavar a alma da franquia, muitas produções japonesas surgiram nos anos seguintes, filmes e seriados animados que respeitavam o game. Protagonizados por Ken e Ryu.
E se você acha que Roliúdi aprendeu uma lição com esse filme, basta dar uma olhada no filme solo da Chun-li, de 2009. Inassistível.
''Street Fighter - a última batalha'' foi o último filme (feito para o cinema) do ator Raul Julia.
24.10.13
DÊ UMA CHANCE PARA ...
O filme é de 2011. Na época, algumas imagens vieram parar aqui no blog. Tinha um Paul Rudd peladão, tinha um Paul Rudd dormindo com a mão dentro da cueca, e tinha um Paul Rudd fazendo sexo a três, com uma mulher e outro homem. O filme chegou ao Brasil em 2012, foi uma passagem tão rápida, e insignificante, pelos cinemas que eu nem vi a coisa chegando. O dvd é de 2013, simplesmente apareceu na minha frente. É um descaso do tipo ''vamos esquecer que esse filme foi feito''. Então ele é assim tão ruim? Você vê o trailer e pensa: ''olha só, comédia + sacanagem''. Mas o filme não é nada disso.
Paul Rudd é um cara que leva a vida numa boa, confia em todo mundo, não quer magoar ninguém e adora ajudar. O IDIOTA DO MEU IRMÃO começa com Paul sendo preso por vender maconha para um policial. Na verdade, ele foi enganado pelo policial, ele não é realmente idiota, é apenas um adultescente. Alguns meses depois, ele deixa a prisão por bom comportamento (típico do personagem) e descobre que não pode voltar para a casa da namorada, ela está morando com outro homem agora.
Então ele vai para a cidade grande, visitar sua mãe. Como ele precisa de grana para morar num galpão, na fazenda da ex namorada, suas três irmãs resolvem ajudá-lo, com ofertas de empregos temporários.
Emily Mortimer é casada e tem dois filhos. Elizabeth Banks é solteira e viciada em trabalho. E Zooey Deschanel é a irmã bissexual barra ex-lésbica barra apenas lésbica que divide um apê com a namorada.
Por conta do jeitão do irmão (que é sempre sincero e não sabe guardar segredos), as moças o empurram uma para a outra, nenhuma delas quer ficar com ele em casa. Sem querer, Paul faz as irmãs descobrirem que elas não estão felizes, e isso as deixa irritadas.
O filme está em algum lugar entre a comédia e o drama. É um daqueles filmes que te fazem sentir bem por dentro, algo do tipo ''não leve a vida tão a sério''. É um filme família.
EM ALGUM LUGAR NO FUTURO
JAMIE DORNAN (ONCE A UPON A TIME) É O NOVO CHRISTIAN GREY NA ADAPTAÇÃO DE ''50 TONS DE CINZA''. AINDA NÃO ESTOU COM VONTADE DE LER OS LIVROS, MAS ACHO QUE VOU VER O FILME...
MICHAEL ARNDT (PEQUENA MISS SUNSHINE, TOY STORY 3) NÃO SERÁ MAIS O ROTEIRISTA DO NOVO STAR WARS. UM NOVO ROTEIRO SERÁ ESCRITO POR J.J. ABRAMS E POR LAWRENCE KASDAN (O IMPÉRIO CONTRA ATACA). AS FILMAGENS DEVEM COMEÇAR NOS PRÓXIMOS MESES EM LONDRES.
"SAVING MR BANKS'' GANHOU UM TÍTULO BRASILEIRO E SE TORNOU ALVO DE PROTESTOS NO TUÍTER. ''WALT NOS BASTIDORES DE MARY POPPINS'', FAÇA-ME O FAVOR...
OLHA SÓ O ROCKULES, O HÉRCULES DO DWAYNE JOHNSON.
23.10.13
ORIGINAL VS REMAKE
A primeira versão que eu vi foi a de 1986, com Jeff Goldblum e Geena Davis. O filme ''A MOSCA'' foi exibido na tv aberta. Era tão assustador que eu não consegui ver até o final. Alguns anos depois, vi o filme na íntegra em vhs, e depois a sequência, que tinha um garoto bonitinho, mas havia uma trágica história envolvendo seu cão, nunca mais quero ver aquilo!
O filme de 1958, ''A mosca da cabeça branca'', não é tão assustador nos dias de hoje, com certeza assustou muita gente na época e tal, mas ele não precisa ser horripilante, ele conta uma história legal e tem um final perturbador.
Vincent Price atende o telefone, sua cunhada diz que acabou de matar o marido. Aí começa o flashback. O irmão de Vincent havia criado uma máquina de teletransporte. Quando ele testou a máquina em si mesmo, uma mosca entrou discretamente na cabine junto com ele. O resultado, dois seres mutantes. Um homem com a cabeça de uma mosca, e uma pata de mosca também. E uma mosquinha com uma cabeça humana. Já sabemos como o primeiro monstro vai morrer, o destino do segundo mutante é o tal final perturbador, eca...
No remake, só há um mutante. O filme é um pouco mais realista, há computadores e pseudo explicações científicas. Jeff entra peladão na máquina, e assim, ele se funde com a mosca. Aos poucos, a união dos dois DNAs gera uma mutação no cara. O filme ganhou um merecido Oscar de melhor maquiagem em 1987, é realmente nojento. E quando Geena Davis dá a luz? irk...
São quase dois filmes diferentes, mas ambos tem um certo charme. É um empate técnico.
É RAPIDINHO
''Thor 3'' já foi confirmado.
Tom Hardy será Elton John em ''Rocketman''.
A Warner quer Tim Burton e Michael Keaton em ''Beetlejuice 2''.
Parece que a sequência de ''os instrumentos mortais'' vai mesmo acontecer (hã??), o primeiro filme é uma bagunça, mostrou coisas que a gente só vê no terceiro livro. Agora, a sequência vai ter que seguir por um caminho completamente diferente...
Stephen Lang vai voltar em ''avatar 2'', voltar dos mortos é claro.
Stephen Fry está fazendo um homodocumentário. Ele veio para o Brasil e entrevistou um deputado (Jair Bolsonaro) super homofóbico. Vai voltar para casa com belas lembranças do nosso país. Se quiser ficar estressado, o video tá no youtubo.
Steven Spielberg confessou que a ''piada'' da geladeira, em ''Indiana Jones e o reino da caveira de cristal'', foi ideia sua. George Lucas é inocente.
As filmagens de ''Batman vs Superman'' já começaram.
Quando essa coisa foi anunciada, eu disse que seria uma droga. Olha aí a primeira imagem. Seria um fracasso de bilheteria se fosse desenhado a mão?
22.10.13
MEU NAMORADO É UM ZUMBI
Wow, que surpresa, não esperava gostar desse filme. Ele não é Crepúsculo e não tenta ser. Também não é exatamente uma comédia como se vê no trailer, e o romance é ameno e quase infantil. Basicamente, é um filme de zumbis, mas, é apresentado pelo ponto de vista de um zumbi. Temos algo novo aqui. O filme se tornou um blockbuster acidental, porque ele é bem simples, não é uma mega produção, fica devendo até em alguns efeitos especiais e tal. A trama do filme não me convenceu totalmente, aposto que o livro, no qual o filme foi baseado, dá maiores detalhes sobre esse lance da cura dos zumbis. Em todo caso, nesse departamento, a intenção do filme é passar uma mensagem de amor e paz. Em alguns momentos, faz o gênero paródia.
MÓRBIDA SEMELHANÇA
Não interessa saber como tudo começou, o mundo já está infestado de zumbis há 8 anos. E os humanos sobreviventes estão desesperados. Em um aeroporto "vive" um zumbi que, como os demais, não se lembra do próprio nome, ele só sabe que começa com R. Todas as suas memórias se foram. É ele quem narra o filme. R já é um zumbi diferente, ele mora num avião e recolhe muitas coisas que encontra pela cidade, adora vinil. Atrás de um imenso muro moram os humanos, John Malkovich é o "Governador" local. Num belo dia, sua filha Julie parte com um grupo à procura de remédios e de comida na cidade. Seu namorado, Dave Franco, é atacado por R, e, ao comer o cérebro do rapaz, R rouba suas memórias (isso já é meio difícil de engolir). Ele resolve proteger Julie dos outros zumbis (ele já havia sentido algo pela garota antes de comer o cérebro do carinha, logo, não sei dizer de onde veio isso), e ele leva a moça até seu avião barra casa. R consegue falar algumas palavras e seu coração está voltando a bater no peito aos poucos. Essa "cura" se espalha pelos outros zumbis quando eles se deparam com o estranho casal. A moça precisa convencer o paizão "atira primeiro" de que os zumbis estão se curando. E, ao mesmo tempo, todos precisam se proteger dos Esqueléticos (zumbis num estágio avançado de apodrecimento), eles são os vilões do filme (um efeito especial bem capenga), e atacam qualquer um com um coração palpitante. O desfecho é rápido e simplório, mas o restante da trama é legal. O blu simples tem extras generosos e engraçados. Também está disponível em dvd.
VEJA TAMBÉM: Terra dos mortos (2005), Fido o mascote, Zumbilândia.