A gente pode sempre comemorar quando um temático gay chega ao Brézil. É uma coisa rara. Mas nem todo temático vale a pena. FELIZES JUNTOS é meio fraquinho, e ainda ganhou uma péssima versão em dvd nacional, uma das piores capas que um dvd já recebeu. Ok, então tá, é um filme que ganhou muitos prêmios internacionais, tem aquele lance nada americano do "poucos diálogos" e tudo o mais, só que isso acaba condenando o filme em determinados momentos. Nem sempre conseguimos dizer o que é que está passando pela cabeça dos personagens, o lance dos "poucos diálogos" está um tanto exagerado. O filme se parece com um rápido resumo de uma novela, não há nenhuma linha de chegada para um clímax. Cenas coloridas trocam de lugar com cenas de uma só cor e cenas em P&B, sem que isso signifique qualquer coisa para a narrativa. A mensagem do diretor, que também escreveu o roteiro, está clara mas, mal apresentada. O filme começa a funcionar melhor, e a ficar mais rico, em sua segunda metade.
Entre uma briga e um "sexo para fazer as pazes" dois chineses homossexuais deixam Hong Kong e viajam até a América latina. Eles querem ver as cataratas de Nova Iguaçu, mas acabam perdidos em Buenos Aires. Após uma briga, eles terminam o namoro novamente, e se separam. Depois de um tempo voltam a se encontrar e passam a dividir um apê. Aos poucos a relação vai ficando complicada novamente. Há alguns momentos tensos, mas são poucas as conversas. Eles se amam? por que há tanto ódio no meio? por que um está aturando o outro afinal? Sempre que um deles está bravo o outro se encolhe de medo, e mais tarde os papéis se invertem, às vezes fica difícil entender os personagens sem saber quais são os sentimentos envolvidos, eles não conversam um com o outro, agem como crianças. Após uma nova mudança a trama entra nos trilhos e começa a fazer sentido, mas cuidado com o final. Eu disse "final"? quem disse que esse filme tem um "final"?
FICHA TÉCNICA
ResponderExcluirTITULO ORIGINAL: chun gwong cha sit
ANO: 1997
PAÍS: China
DURAÇÃO: 96 min
DIRETOR: Kar Wai Wong
ELENCO: Leslie Cheung, Tony Leung Chiu Wai e Cheng Chang
Oi, Alessandro, me parece que vc tem um certo problema com filmes de carater mais experimental (lembrando da postagem sobre Copie Conforme).
ResponderExcluirDiscutimos muito na faculdade, na disciplina de cinema, a colonização cultural que a gente sofre pelos Estados Unidos que nos acostumou com um só tipo de filme onde a jornada do herói é toda contada e explicadinha, o que remete também à Indústria Cultural. Então é comum pensar que todo filme pra ser bom tem que seguir esse padrão a qual estamos acostumados, então quem disse que um filme precisa explicar tudo?
O não gostar tem mais haver com o que se está acostumado.
Agora em defesa do Wong Kar Wai tenho a dizer que ele tem esse "estilo experimental" e as cenas aparentemente no sense e jogos de cor são algumas experimentações com a linguagem do video clip. Também não sou grande fã dele, mas conheço muita gente que é.
alessandro
ResponderExcluiras cataratas são do iguaçu no paraná, nova iguaçu é uma cidade do rio de janeiro.
oi foca
ResponderExcluirnão sou um viciado no padrão americano, mas como muita gente o é, acho sempre melhor avisar na postagem,
outros 17 países fazem parte de minha coleção de filmes numa boa
felizes juntos é apenas um filme que deixou um pouco a desejar
oi anonimo
ResponderExcluirnas legendas em portugues do dvd a cidade é chamada de "nova iguaçu"