4.3.11

TOP 10 - OS MELHORES FILMES SOBRE UMA GERAÇÃO PERDIDA

10ª POSIÇÃO - DOOM, GERAÇÃO MALDITA
Ultra violência, cabeças decepadas que falam e outras coisas bizarras atravessam o caminho de 3 jovens que resolveram pegar a estrada. Entre eles está o delicioso Johnathon Schaech (bem, era delicioso em 1995). Não é um filme para quem tem estômago fraco, ou nervos fracos uma vez que a única cena gay do filme é bruscamente interrompida na melhor parte. Do mesmo diretor de "the living end" e "mistérios da carne".


9ª POSIÇÃO - A ÚLTIMA SESSÃO DE CINEMA
Sonny (Timothy Bottoms) e Duane (Jeff Bridges) se despedem da adolescencia e da década de 1950 num filme que é um tapa na cara. Chega de cinema (o hot point dos jovens da cidade), de diversão e de garotas, a segunda guerra mundial acabou, mas uma nova guerra está começando e a cidade de Anarene está sumindo do mapa aos poucos. É entrar na vida adulta o mais rápido possível ou ficar para trás. Recebeu oito indicações ao Oscar em 1972 (venceu em duas).


8ª POSIÇÃO - E SUA MÃE TAMBÉM
O filme não passa uma mensagem muito legal. Quer destruir uma amizade de longa data entre dois garotos? então coloque uma mulher no meio. Isso a gente já viu em muitos filmes, mas neste a amizade dos meninos sobrevive ao triângulo amoroso (ou seria sexual?). O problema ocorre no final, quando duas partes do triângulo se juntam naturalmente. É muito para a cabeça de dois heterocarinhas que estão descobrindo o sexo. Não tenho esse dvd em casa porque não gostei do final...


7ª POSIÇÃO - VIDAS SEM RUMO
Em 2009 descobri no blog que há muitas pessoas tentando encontrar esse filme em dvd, se não me engano, nunca foi lançado neste formato (no Brasil). Eu também estou querendo esse filme. Hoje ele tem um duplo valor: é um filme bem legal sobre gangues de rua, quando um dos caras mata um rival ele foge da cidade, mas ao voltar salva um grupo de crianças de um incêndio e vira o herói do povo. Dirigido por Francis Ford Coppola o filme reuniu um elenco de desconhecidos, e de "desconhecidos", atores que se tornariam famosos nos anos seguintes, Tom Cruise, C. Thomas Howell, Matt Dillon, Patrick Swayze, Rob Lowe, Ralph Macchio e Emílio Estevez.


6ª POSIÇÃO - VAMOS NESSA
A ideia era fazer um pulp fiction com adolescentes, não se pode negar que é um pulp fiction na edição nada linear, embora a trama toda ocorra numa única noite. Dividido em capítulos, acompanhando vários personagens, entre eles um casal gay, parte do filme gira em torno de um atropelamento cujo desfecho não foi nada imperdível. O resumo das aventuras de Simon em Las Vegas diverte tanto quanto Katie Holmes tentando fugir do rótulo da boa moça.



5ª POSIÇÃO - REGRAS DA ATRAÇÃO
O filme é um "vamos nessa" mais abusado, com drogas e muito sexo. Para quem gosta de Ian Somerhalder e James Van Der Beek o filme é obrigatório. É divertido vê-lo pela segunda vez, você começa a caçar a admiradora secreta de James pelo filme, uma pessoa que você nem notou quando o viu pela primeira vez. Homoerotismo em alta onde "vamos nessa" ficou devendo.



4ª POSIÇÃO - PÂNICO
Um marco na história dos filmes de horror. Deixando o teor histórico de lado, a obra mostra fãs (adolescentes) de filmes de terror levando sua paixão às últimas consequências. E você se achava o tal assustando as meninas na escola primária. Era divertido? poderia ser você neste filme. Estamos na era do celular agora (no Brasil), podemos "ligar de dentro da casa" e dizer "você gosta de filmes de terror?".



3ª POSIÇÃO - KIDS
Um filme forte demais para sua época, o assunto era a AIDS. Fez uma geração inteira de adultos temer por seus filhos. Os garotos do filme só fazem sexo com virgens, desse modo eles evitam contrair o HIV, mas um deles já é soro positivo e nem faz ideia, está na verdade espalhando o vírus por aí. O diretor Larry Clark tentou repetir a dose em "Ken Park" mas não foi muito feliz. O filme ainda não foi lançado em dvd nacional.




2ª POSIÇÃO - SEGUNDAS INTENÇÕES
Os adolescentes problemáticos estão presentes no filme, mas arrumaram um belo (e caro) disfarce. Não estão tentando sobreviver nas ruas, eles têm de tudo na vida, eles são maus por esporte. Sarah Michelle Gellar queria fugir da imagem da boa moça (Buffy) e conseguiu, é uma das melhores vilãs dos anos 1990.


1ª POSIÇÃO - LARANJA MECÂNICA
Espero que esse futuro esteja beeeem distante, e essa estranha moda do futuro mais distante ainda. Alex é o maior rebelde da história do cinema, e é também o mocinho do filme. A gente até tenta dar uma chance pro cara acreditando em sua reabilitação, mas ele e seus druguis precisam aprender uma lição. O filme de Stanley Kubrick (1971) não é tão perturbador quanto o livro no qual foi baseado (1962), mas ainda assim virou cult e aquela kal total.

7 comentários:

  1. Veja também

    Akira
    Aos treze
    Cristiane F.
    As virgens suicidas
    Shortbus
    Nowhere
    Splendor, um amor em duas vidas

    Mas não procure por JUVENTUDE TRANSVIADA e O CASAMENTO DE RACHEL,

    deixei filmes como esses de fora da lista por um bom motivo,

    James Dean está longe de ser um rebelde sem causa, ele é o cara mais normal do filme,
    seus pais é que são malucos, no lugar dele eu fugiria de casa,
    ok, primeiro botava fogo na casa,
    depois fugiria,
    mas James é pacifico demais para fazer tal coisa.

    ResponderExcluir
  2. Nossa!!!
    Amei o 1º e o 2º lugar!!!
    Mas eu invertiria as posoções...
    Segundas Intençoes é minha "Biblia" de cabeceira!!!
    AMO ESSE FILME!!!!
    Comecei a amar o Ryan vendo a bundinha linda dele!!!
    E a Sarah esta um arrazo como vilã!!!
    E Laranja Mecanica... bem... é Laranja Mecanica!!! é um filme que vc não deve só assistir... vc deve sentir!!!

    Amei a seleção de filmes!!!!

    ResponderExcluir
  3. Segundas Intenções Rules!!!!

    e pq naum colocou Casamento de Rachel?

    ResponderExcluir
  4. oi flavio

    mesmo motivo
    garota normal, familia maluca
    os filmes desta postagem são o oposto disso

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro Segundas Intenções. O primeiro filme, porque os outros dois são horríveis. Gostei de Regras da Atração, quero ver.

    ResponderExcluir
  6. Segundas Intenções é um dos meus filmes favoritos. Fiquei feliz de tê-lo visto na lista e perdendo apenas para um clássico.

    ResponderExcluir
  7. dessa lista so assisti
    4ª POSIÇÃO - PÂNICO
    6ª POSIÇÃO - VAMOS NESSA
    e ambos eu adorei

    ResponderExcluir