Hoje nós podemos recriar cidades antigas como Roma em toda a sua glória usando a computação gráfica. Antigamente era preciso construir enormes cenários ao ar livre e usar telas pintadas gigantes ao fundo para dar a ilusão de profundidade. Se a coisa ficou mais fácil e mais realista nos dias atuais, onde estão os épicos romanos? O filme "gladiador" foi aclamado por trazer os épicos de volta, e "Alexandre" afundou o gênero. Hoje eles estão vivendo na tela pequena, em seriados como "Roma" e "Spartacus", e estão dando um show. Por mais que o filme "Cleópatra", com Elizabeth Taylor, seja atacado por meio mundo como um imenso fracasso, eu ainda me admiro ao ver a cena em que a rainha faz sua entrada triunfal em Roma, são milhares de dançarinos dando um show de se encher os olhos e não há um pixel digital sequer na sequência. Será possível fazer um épico que agrade ao público jovem de hoje sem apelar para cenas de luta estilo matrix?
FILMES WESTERNNem mesmo tendo no elenco nomes famosos como Russell Crowe e Christian Bale um filme western chama a atenção hoje. Dizem que qualquer filme que mostre uma visão relativamente preconceituosa dos índios norte americanos será processado pelos peles vermelhas atuais. Então nada de matar índios a torto e a direito certo? mas e quanto aos duelos ao pôr do sol? ao assalto a trens fumegantes e as divertidas prostitutas no andar de cima do Saloon? as perseguições a cavalo e ao famoso "essa cidade é pequena demais para nós dois"? às vezes eu acho que o mineiro de toy story 2 tem mesmo razão, houve um dia em que as crianças deixaram de gostar de cowboys e começaram a idolatrar astronautas. Esse gênero de filme já fez tanto sucesso no cinema e na tv e a moda durou várias décadas.
ANIMAÇÃO FEITA A MÃOBranca de neve chocou o mundo, os desenhos foram parar até na tv, a Disney os transformou em verdadeiras obras de arte nos anos 1990 e aí... a Pixar aconteceu. Nada contra as animações em cgi mas substituir as animações feitas a mão não deveria ser parte do plano. Ambas poderiam ainda hoje caminhar de mãos dadas se não fosse pela péssima fase da Disney na virada do século com produções bem ruinzinhas. Agora ninguém mais está acertando a mão, mas isso é culpa dos roteiros, a técnica é antiga como o cinema mas não é ultrapassada, ela ainda pode nos encantar e muito, os primeiros minutos de "Encantada" me fizeram voltar no tempo e sorrir, em meio a tantos filmes digitais nos cinemas naquele mesmo ano. Que bom que pelo menos o Japão não foi afetado pela nova moda, personagens digitais podem ser agarrados e analisados por você, perdendo um pouco do encanto, mas aqueles desenhados a mão são apenas para seus olhos, o processo de animação em si é sempre mágico.
FILMES COM CRIANÇAS PARA CRIANÇASOs Goonies, garotos perdidos, a história sem fim, querida encolhi as crianças, E.T., esqueceram de mim, conta comigo... quando foi a última vez que você viu um filme infantil com um elenco infantil competente? HP e a pedra filosofal talvez? hoje as crianças nem querem saber de se juntar e viver aventuras dignas de adultos, se meter em perigos perigosos sem pedir a ajuda dos pais. Será que é a tal era do politicamente correto? as crianças de hoje vão tentar imitar os filmes? AHHHHHH segure aquele garoto antes que ele meta uma estaca no peito da vovó! a verdade pode ser essa, crianças ainda se metem em confusões mas elas não envolvem criminosos armados ou outras coisas perigosas (a menos que o filme seja brasileiro), hoje tudo é mágico e isso tá um saco, até as babás são mágicas e elas não chegam aos pés da senhorita Poppins.
FILMES MUSICAISNa chamada era de ouro do cinema os musicais traziam canções que ajudavam a trama a avançar, algumas tinham até diálogos no meio. Madonna tentou trazer os musicais de volta com Evita mas foi Moulin Rouge que conseguiu o feito. Mas os novos musicais estão meio forçados, músicas que são colocadas em momentos estranhos, outras que fogem da trama do filme e outras que parecem ter sido escritas na última hora e não encontram o espaço certo para serem encaixadas na história. Ainda me lembro de Meg Ryan dizendo no making of de "Anastácia" que as pessoas nos filmes começam a cantar quando estão emocionadas demais para simplesmente "falar", hoje elas começam a cantar para nos lembrar que o filme em questão se trata de um musical, por pura má vontade.
STOP MOTIONNos salve Tim Burton, o stop motion não pode morrer. "Coraline e o mundo secreto" nos mostrou que esse tipo de animação também pode ser exibida em 3D e o 3D é a nova moda do momento certo? Mas algo está estranho, crianças cresceram com o stop motion, hoje essas crianças são adultas, logo, elas querem um filme mais adulto? Os filmes em stop motion descobriram o macabro e o estão usando muito bem. São poucos os filmes em SM com um teor mais infantil atualmente. Criar os bonecos e animá-los quadro a quadro, centímetro por centímetro por quase 3 anos pode ser um pesadelo dos grandes, mas o resultado final é tão satisfatório quanto o dos desenhos animados, eu já estudei animação e posso dizer que quando você vê o personagem que você desenhou se movendo na sua frente é como ver seu filho dando os primeiros passos, é emocionante demais.
Mas e quanto aos filmes B de terror e de ficção?
ResponderExcluirSerá que o público de hoje iria gostar de um filme ruim que diverte por tentar se levar à sério?