28.4.10

TOP 20 - OS MAIS IMPORTANTES FILMES DOS ANOS 1990

2Oª POSIÇÃO - UMA LINDA MULHER
Havia algo de errado com as comédias românticas nos anos 1980, tinham mais comédia que romance, não se permitiam fantasiar e sonhar alto uma vez que gostavam de mostrar duras realidades do dia a dia. Esse filme de Garry Marshall mostrou que açúcar demais não faz mal á ninguém. É um filme da Disney sobre uma prostituta num conto de Cinderela, funcionou, criou um padrão seguido até hoje.


19ª POSIÇÃO - O REI LEÃO
Era para ser um filme pequeno que tomaria o tempo das pessoas até que o estúdio terminasse Pocahontas, mas se tornou a maior bilheteria do ano. Nunca antes uma animação mostrou tanto capricho nos cenários, nas cores, na trilha musical, fatores que garantem uma ambientação africana perfeita. O estúdio voltou aos filmes com humanos e até fez um clone-urso recentemente mas nunca conseguiu superar essa obra prima que teve um começo humilde pois não saiu do papel pensando em lucros.


18ª POSIÇÃO - TITANIC
Titanic é um dos últimos épicos papa oscar que tornavam cada cerimônia da premiação previsível nos anos 1990 ,mas mesmo assim mais interessantes que as atuais. Juntamente com 'dança com lobos', 'Forrest Gump', 'os imperdoáveis', 'coração valente' e outros "épicos" hollywoodianos dessa mesma década; o filme nos leva de volta às super produções da época de ouro do cinema. Pense grande, pense em '...e o vento levou' e a coisa funciona.


17ª POSIÇÃO - CORRA LOLA CORRA
Esse filme alemão é um filhote de um outro filme que vai pintar na lista mais tarde, mesmo assim é bem original. Na velocidade de um video clip o filme conta uma mesma história de 20 minutos três vezes, com algumas pausas para reflexão entre elas. Lola só vai garantir um final feliz se tomar todas as decisões certas em um dos universos alternativos. Você não pode chamar o filme de 'aventura' ou de 'drama' ou de qualquer outra coisa, esse é seu maior charme.


16ª POSIÇÃO - JURASSIC PARK
George Lucas chamou Steven Spielberg de lado e lhe mostrou um novo tipo de tecnologia que dispensaria os bonecos em stop motion que o diretor iria usar em seu novo filme. Foi o inicio dos personagens digitais que realmente se fundem á um filme com atores reais sem parecer mágica ou algo futurista, eram animais e todo mundo gosta de dinos certo? mas o filme não é apenas efeitos, o roteiro de Michael Crichton e a habilidade de Spielberg em dirigir crianças garantiram um titulo de "filme de fantasia" de primeira.


15ª POSIÇÃO - ID4
Como todo filme de catástrofe deveria ser, e até hoje é imitado pelo mesmo diretor, o filme reúne todo tipo de pessoas comuns e pessoas importantes durante uma invasão alienígena, suas vidas se cruzam durante o filme garantindo que até uma dançarina erótica se encontre com a primeira dama dos Estados Unidos nas ruínas de uma cidade. Patriotismo americano em alta mas o filme sobrevive sem ele, poderia ter mostrado outras partes do mundo sendo destruídas também (são poucas as cenas) mas era um filme pseudo independente e os caras não tinham muita grana para gastar. Numa era pré CGI o filme apresenta um trabalho excepcional de miniaturas explodindo. Veja o making of e se surpreenda.


14ª POSIÇÃO - TOY STORY
Depois de alguns curtas premiados estava na hora da Pixar investir num longa metragem. O visual chocou meio mundo porque muitos de nós sequer conheciam os processos intermediários da criação de personagens digitais. Imagine ver algo como esse filme numa época quando , em matéria de animação, só se via desenhos animados feitos á mão e animações em stop motion. Fazer esse tipo de animação não era barato e levaria mais alguns anos para que ficasse claro que esse seria o futuro da animação. "O rei leão" , feito á mão, foi a maior bilheteria de 1994, Toy story foi a maior de 1995 e mesmo que os brasileiros tivessem conseguido terminar "Cassiopeia" antes da Pixar lançar Toy story, conseguindo o titulo de "o primeiro longa em CGI", a animação brasileira não seria assim tão impressionante quanto o filme da Pixar.


13ª POSIÇÃO - O SEXTO SENTIDO
Um marco do terror que fugiu do padrão serial killer, que ainda estava na moda, e lançou a moda do terror com final surpresa, na moda até hoje. Bruce Willis era o chamariz do filme, Haley foi a revelação e a história de Shyamalan fez o resto. Merecidas indicações ao oscar e uma das maiores bilheterias do ano, através da propaganda boca a boca levou multidões aos cinemas brasileiros.


12ª POSIÇÃO - O EXTERMINADOR DO FUTURO 2
A ficção cientifica abre espaço para o cinema de ação fazendo a tela explodir quase que no começo do filme com uma incrível cena de perseguição. Um ótimo trabalho de dublês, pirotecnia e carros reais sendo jogados para todo lado, tudo feito à mão. Os efeitos digitais entram em cena com o exterminador T-1000 e Arnold garante cenas de humor e de ação e luta ao mesmo tempo ao lado do garoto Furlong e de uma Linda Hamilton turbinada, logo, o filme tem de tudo, até drama.


11ª POSIÇÃO - A BRUXA DE BLAIR
Foi um soco no estômago dos grandes estúdios com suas grandes produções. Os diretores entregaram à três amigos duas cameras, um pedaço de roteiro e os soltaram numa floresta, com falas improvisadas e alguns sustos reais enquanto os diretores surgiam á noite para assustar os atores de várias maneiras. Sem efeitos especiais e caras conhecidas, apenas uma gigantesca amostra de originalidade para se fazer um filme, veja o dvd com os comentários em áudio dos diretores e você ficará de queixo caído com suas ideias. Custou 35 mil e rendeu 250 milhões, provou que qualquer um de nós poderia lucrar tanto quanto um famoso estúdio, bastava ter apenas um boa ideia na cabeça.

2 comentários:

  1. NA PRÓXIMA POSTAGEM:

    O canibal, os 7 pecados e

    hello Sidney, você gosta de filmes de terror?

    ResponderExcluir
  2. Tarantino? Tim Burton?

    R.

    ResponderExcluir