27.3.10

OS BRASILEIROS NÃO SABEM SE DIVERTIR POR QUE SÃO INTELIGENTES?

Sabe-se que nos isteites a maior parte do público nos cinemas é composta por adolescentes. Eu não sei quem é que tá indo ao cinema aqui no Brasil. Em "encantada" só haviam adultos numa sala bem cheia, em "brokeback mountain" os idosos eram a grannnnnnde maioria. Então não é de se espantar que os estúdios gastem grandes somas de dinheiro em filmes pipocas, crianças e adolescentes vibram com eles, digo, literalmente. Numa estreia de um filme pipoca os jovens gritam, aplaudem, fazem o maior escarcéu quando uma cena "banana" aparece, é como uma torcida num estádio de futebol.
Aqui no Brasil a gente costuma ver o filme em silêncio , quero dizer, sem as gritarias típicas de uma comemoração de um gol. Quando cenas bananas surgem a maioria de nós solta aquele "ahhhhh" do tipo "fala sério", "quer que eu acredite que isso foi real?", "está insultando minha inteligência?", eu vi muito disso em 2000 numa sala cheia de gente durante uma sessão de "missão impossível 2".
Os jovens americanos sabem que uma cena banana não deve ser levada à sério, eles apenas se divertem com ela. Enquanto os brasileiros se preocupam com "detalhes triviais" como "a força da gravidade". Você pode não ser esse tipo de pessoa mas eu já vi inúmeros casos como esse nos cinemas.
Uma única vez na vida eu vi uma plateia de cinema , aqui no Brasil, se divertindo em conjunto durante um filme. Foi durante uma sessão do filme "o nevoeiro", todos estavam de saco cheio da cristã cretina que queria sacrificar crianças dentro do supermercado. Quando alguém deu um tiro nela e ela caiu morta no chão o cinema inteiro aplaudiu, assobiou, gritou, comemorou e isso foi muito legal.
Não há mal algum em desligar seu cérebro durante um filme pipoca, se todo mundo fizer isso a experiência de ir ao cinema vai ser sempre divertida.

12 comentários:

  1. DVD ALIEN QUADRILOGIA - MATERIAL EXTRA

    Durante uma exibição do filme "alien o 8º passageiro", em 1979,
    um homem na plateia ficou desesperado quando Sigourney Weaver voltou à nave para buscar o gatinho,
    faltando poucos minutos para a autodestruição da nave,
    ele simplesmente se levantou da poltrona e gritou "PELAMORDEDEUS ESQUEÇA A DROGA DO GATO!" para o filme.

    ResponderExcluir
  2. Eu costumo assistir filmes em silêncio, mas alguns filmes que vi ficaram na memória justamente por causa da platéia, e geralmente em pré-estréias de filmes com base de fãs muito sólidas, como Spider-man 2 que foi um show com a sala inteira aplaudindo a cada referência e cena de luta espetacular, ou O Sexto Sentido em que as pessoas gritavam de medo dos fantasmas e aplaudiram o final inesperado,mas nada se comparou a experiência de ver Star Wars episódio III na pré-estréia, as fantasias, os gritos de extase, os suspiros, os grunhidos de indignação e os aplausos e gritos toda vez que alguma coisa realmente legal acontecia foi incrível!!

    ResponderExcluir
  3. Experiências assim tive no final do ano passado com 2012, quando a garotinha - cafetina, acho - do ricaço volta, depois de pegar o cachorrinho e dá uma puta dedada pra ela. No cinema todo mundo aplaudiu, inclusive eu, mas logo depois quase fui aos prantos com a morte sem sentido dela. Afinal ela não estava no bloco do meio??? E a outra foi com Avatar, por motivos óbvios, hehe. Tinha gente na sala com medo das plantas de Pandora. muito show isso.

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre vejo a as crianças, adolescente e até adultos gritando e interagindo como se fosse um jogo de futebol.

    A Era do Gelo e Wall-E tive que assistir 2 vezes de tanto barulho na sala.

    Sherlock Holmes, Titanic e Avatar foi outra experiancia frustrante que eu me senti no meio de uma gincana escolar tamanho o barulho.

    Agora procuro ir ao cinema só em segundas ou terças pra evitar multidões histéricas.

    R.

    ResponderExcluir
  5. Esse post me lembrou de quando era criança e fui com meu irmão e minha mãe assistir E.T. no cinema, aqui em BH. Estava lotado e na cena em que as bicicletas voam não houve quem não vibrasse e aplaudisse. Anos depois o mesmo aconteceu no final de "Aliens - O Resgate". Era uma experiência coletiva muito boa.

    ResponderExcluir
  6. Concordo com tudo que você citou, mas principalmente depois de Missão Impossível, Hollywood tem forçado muito a barra com cenas mentirosas demais como aquela da bomba embaixo do carro em Carga Explosiva 2.

    ResponderExcluir
  7. Odiei assistir Lua Nova no cinema ... gritos histericos a cada segundo

    ResponderExcluir
  8. Também vibrei muito e toda a platéia em conjunto no filme 2012.
    A emoção de assistir este filme com efeitos visuais perfeitos na telona mexe com qualquer um!!

    ResponderExcluir
  9. Lembro que foi muito legal o cinema inteiro vibrando com a morte do terrorista em Duro de matar. Catarse pura!

    ResponderExcluir
  10. Nunca vi nem um Crepúsculo e nem tenho pretenção, mas depois de ver a gordinha estérica no youtube reagindo ao trailer de lua nova deu pra ter uma idéia do inferno que deve ser o cinema durante um filme desses..

    ResponderExcluir
  11. Também vibrei muito e toda a platéia em conjunto no filme 2012.
    A emoção de assistir este filme com efeitos visuais perfeitos na telona mexe com qualquer um!!

    ResponderExcluir
  12. Pode ser que nos EUA a platéia grite como em um parque de diversões. Mesmo na Espanha, onde morei por dois anos, cuja população é bastante barulhenta se comparada aos padrões esuropeus, não via grandes manifestações durantes os filmes. Um "aaaahhh", como você disse, no máximo.

    Particularmente, prefiro o cinema em silêncio. Também odeio o barulho de pacotes de celofane sendo abertos e aquele cheiro de manteiga que literalmente derramam na pipoca. Tomara que todos tenham as artérias entupidas.

    Aquela turma que espera o fim dos traillers para começar a conversar também não conta com a minha simpatia.

    Felizmente o blu ray me permite o prazer do cinema sem sair de casa. e na companhia dos amigos que são tão chatos quanto eu.

    ResponderExcluir