Os filmes infantis são destinados á crianças (dã) e os filmes de terror, com sangue e violência, são feitos para os adultos. Mas como se mete medo num adulto? sabemos que monstros não existem e tal.
Apesar do publico alvo ser exatamente o oposto um filme de terror só consegue ser chamado de filme de terror quando é visto por uma criança. Pense num filme de terror que você viu quando criança e que te metia muito medo, hoje ele não consegue te assustar. O filme ainda é o mesmo mas você não.
São poucos os filmes de terror que conseguem assustar um adulto, um deles está logo abaixo, os outros me causavam pesadelos na infância, hoje estou imune, mas pude chamá-los, anos atrás, de ''filmes de terror terror mesmo''.
São poucos os filmes de terror que conseguem assustar um adulto, um deles está logo abaixo, os outros me causavam pesadelos na infância, hoje estou imune, mas pude chamá-los, anos atrás, de ''filmes de terror terror mesmo''.
A BRUXA DE BLAIR
Eu não caí naquela história via internet de que a coisa era mesmo real, quero dizer, será que a minha morte poderia um dia ser levada aos cinemas? foi uma boa e original maneira de se vender um filme de baixo custo sem gastar mais dinheiro com isso. Seu estilo novo pegou a todos de surpresa, a camera balançando, sem foco, sem luz, gritos e a gente nem sabe o que tá acontecendo. O filme nos atrai porque faz uso do nosso medo do desconhecido, é terrível não saber o que está acontecendo justamente num momento de perigo. No cinema muita gente, instintivamente movia a cabeça para cima e para baixo, da esquerda para a direita, tentando enxergar alguma coisa na tela 2D, era um sufoco. Muito melhor que qualquer terror explícito por esconder tudo de nós dando espaço para nossa imaginação trabalhar, outros 3 filmes dessa lista fizeram o mesmo.
POLTERGEIST
Novamente o medo do desconhecido nos prende á um filme. Não sabemos as regras, não sabemos o que os espíritos estavam dizendo a Carol Anne na TV, não sabemos para onde eles a levaram. E o terror acontece em vários momentos, parece que os poderes dos espíritos são ilimitados. Dando vida á uma árvore ou sugando crianças para dentro de um armário. Aquele palhaço sorridente me dava calafrios porque eu tinha um igual, ele foi para o lixo depois que vi o filme, digo, partes do filme, porque tinha medo de continuar assistindo. Passava na TV tarde da noite, já era difícil pra mim me manter acordado para acompanhar um filme na TV, mas quando era um filme de terror eu não pregava o olho , eram os longos comerciais que me davam sono. Lutando contra isso me lembro do final com a TV sendo levada para fora do quarto de hotel, mas por algum tempo fiquei na dúvida se havia mesmo visto esse final ou imaginado ele durante o sono.
TUBARÃO
O medo do desconhecido desta vez foi acidental. Bruce, o tubarão robô, funcionava muito mal na água, suas cenas não davam certo, ele vazava água por todo canto. Steven Spielberg modificou muitas cenas já que o boneco não colaborava. Uma barbatana aqui, um close da cabeça ali, o animal ficava bem escondido. A ideia de fazer uma camera percorrer o mar como se fosse o ponto de vista do tubarão foi ótima, poupava o boneco e dava um certo suspense ao filme. Uma segunda camera sempre ficava acima da água com os humanos que não enxergavam nada abaixo da superfície. Spielberg voltou a usar esse recurso em 'o mundo perdido' mostrando velociraptors na grama alta. Nos isteites o filme conseguiu esvaziar algumas praias, na minha casa, longe do oceano, eu tinha medo de encontrar, vai entender como, o tubarão ao redor da minha cama na escuridão do quarto.
UM LOBISOMEM AMERICANO EM LONDRES
Começava com a cena do nevoeiro, o lobisomem estava rondando na bruma, só se ouvia o uivo. Já era assustador o suficiente para mim sem precisar ver a cena dos mortos voltando á vida ou a incrível cena da transformação. Um show de maquiagem, que levou o oscar, apresentava a transformação como sendo um processo dolorido, com uma música nada a ver com a cena ao fundo. Esse lance da música romântica servindo de fundo para uma cena de horror foi usado até a exaustão na série 'arquivo X' e sempre me fazia lembrar do filme. Já era adulto quando consegui ver o filme até o fim, e me lembro dele sempre que pego o metrô na avenida Paulista por conta da semelhança com a estação do filme.
O EXORCISTA
O filme que conseguiu fazer muito mais barulho do lado de fora dos cinemas, ganhou a fama de filme maldito por aqui, assistí-lo era quase um tabu. Era fácil mentir e dizer aos amiguinhos na escola que você viu o filme até o final e não ficou louco por conta disso, aí todo mundo te admirava, mas não era fácil alugar o filme na locadora. Quando adultos nos obrigamos a ver o tal filme maldito de uma vez por todas. Quando ele foi relançado nos cinemas com 11 minutos a mais eu enfrentei uma enorme fila e me sentei numa sala lotada de gente. Havia visto, anos antes, a edição especial de aniversário em duas fitas de vhs que mostrava no making of a cena da "aranha" entre as cenas que foram cortadas na edição final. Desta vez a cena estava presente no filme e com uma música de fundo de causar um frio na espinha, o cinema lotado de gente se contorceu de horror.
O MASSACRE DA SERRA ELÉTRICA
Nos isteites virou um filme tão maldito quanto 'o exorcista' o é no Brasil e não é para menos, o filme é baseado numa história real que aconteceu uns dois anos antes e chocou o país. Requintes de crueldade pipocam pelo filme. A mocinha é pregada nos braços de uma cadeira enquanto os canibais brincam com ela antes do jantar, o vovô se junta á família feliz e chupa o sangue do dedo da pobre moça, é repugnante, os amigos dela são capturados e colocados num freezer, uma garota é tirada de lá para ser colocada num gancho de metal como um pedaço de carne em exposição num açougue, a cena nos choca enquanto a pobre moça tenta tirar o gancho espetado em suas costas. Um marco do terror na época. O diretor Tobe Hooper ainda estudava cinema e fez o filme com a ajuda de amigos, caiu nas graças de Hollywood e anos depois dirigiu 'pague para entrar, reze para sair' e 'poltergeist'.
E não vai me dizer que você não conhece "pague para entrar, reze para sair".
ResponderExcluirUm grupo de adolescentes entra num parque de diversões durante a noite e eles são caçados por um cara todo deformado, clássico da tv tarde da noite com um titulo em português bem inspirado, até hoje procuro pelo dvd mas sequer cheguei a vê-lo em vhs algum dia...
Cara, eu gosto de verdade dos seus comentários sobre filmes. Apesar de eu não frequentar o blog com tanta frequência quanto gostaria, eu me divirto toda vez que entro.
ResponderExcluirA poucos dias eu comentava com alguns amigos sobre eu gostar de ver filmes de terror para rir e me divertir. Concordo plenamente com sua definição de "Terror, terror mesmo".
Os filmes que mais me assustam não tem sangue, nem pessoas loucas que matam os outros. O que mais me da medo é a distorção da realidade. A perda de tudo aquilo em que você acredita. Isso tira meu sono. Normalmente esse tipo de filme não tem nada demais visualmente, mas me mata de medo, como por exemplo: O sexto sentido, Os Outros, Sinais. Fora dessa linha um que devo dizer que me impressionou bastante foi O Chamado.
cola isso aqui> 21541648 no buscador do submarino.
ResponderExcluiroi anselmo
ResponderExcluirvalew mas desisti de fazer compras pela internet, dá muita dor de cabeça, amanhã mesmo vou procurar pelo dvd em alguns sebos agora que sei que o dvd nacional existe, brigadão
Adorei estsa lista!!!
ResponderExcluirEu sempre fui doido por filme de Terror ainda mais os de "Terror, terror mesmo".
Parabéns pelo trabalho no Blog.
Ele tá sempre demais.
R.
Senti falta na lista de "O Iluminado". Pra mim é um dos mais assustadores. Até hoje me arrepia o olhar de Jack Nicholson segurando aquele machado, os corredores do hotel vazios e o sangue descendo as escadas...
ResponderExcluirRapaz, não tem nenhum filme que tenha me causado mais medo que Coração Satânico. O filme é instigador, apesar de sair um pouco do terror.
ResponderExcluirConsiderado um clássico, tem partes muito tensas principalmente perto do extraordinário final.