24.7.21

DÊ UMA CHANCE PARA ...


Filme francês (mas falado em inglês) de 2018, A NOITE DEVOROU O MUNDO é um filme de apocalipse zumbi bem diferente. Tudo que temos é o ponto de vista de uma única pessoa, o ator carrega o filme todo nas costas. Ele não é de ficar falando sozinho, então há pouquíssimos diálogos no filme. A intenção é nos passar uma sensação de solidão, o personagem pode fazer algo a respeito ou ficar maluco.
Sam vai até o apartamento da ex namorada (dá a entender que é uma ex namorada) para pegar suas velhas fitas. A moça está dando uma festa, ele bebe um pouco e acaba caindo no sono no escritório dela, sozinho. Quando ele acorda, já é de manhã. Ao sair, encontra tudo destruído, e muito sangue espalhado. Rolou um apocalipse zumbi nas últimas horas !!! Sua reação a tudo isso é meio apática (a única coisa chatinha no filme) e não demora muito, ele começa a limpar o prédio, a juntar água e comida, encontra armas e bloqueia algumas portas, ele é um sujeito bem prático. Pisar nas ruas é impossível, o prédio agora é sua fortaleza. E assim, temos 90 minutos de um filme sobre um cara que tenta sobreviver sozinho num prédio fechado. Existem outros sobreviventes? O mundo todo foi infectado? Nada disso importa para o filme. Ele não vai te dar explicações. Se trata de um filme de zumbis diferente da grande maioria, foge de todos os clichês. Fãs do gênero precisam conferir esse filme.

4 comentários:

Neto Paes disse...

Já assisti algumas vezes. Meu único porém pra filmes franceses desse gênero é que além de não explicar muita coisa, terminam do nada, praticamente sem final. Eu sempre fico com a cara de “sério, é só isso?!”

Anônimo disse...

caramba valeu pela indicação, vou colocar na fila.

Frazec (vulgo Jean-Philipe Rameau) disse...

Mas Neto Paes, o segredo é esse mesmo! Filmes off Hollywood's road não se preocupam com roteiros fechados. O negócio é aproveitar o clima criado pelo indefinido e sem finais (que dizer "felizes"!).
Gosto desse filme, é ambientado oniricamente, não tem promessas, só ameaças. Muuuuuito melhor que qualquer pastiche de suspense ou terror feito para manter o caixa durante a baixa estação da Industry ;-)

Anônimo disse...

Voltando pra agradecer a recomendação. Acabei de assistir esse filme e tô simplesmente em choque, Alessandro!!! Eu achei ele bom demais meu deus do céu. Minha única reclamação é o plot twist à lá sexto sentido. Eu já vi esse truque tantas vezes em tantos lugares que pra mim já não tem graça nenhuma. Ainda assim, isso não chega nem perto de estragar o filme pra mim. Valeu mesmo pela recomendação!!