19.1.20

20 FILMES, 20 ANOS, EM 2020

O TIGRE E O DRAGÃO
Ang Lee conquistou Hollywood e o mundo com incríveis sequências de luta anti gravitacionais. O filme reinou no Oscar e gerou clones nos anos seguintes. O filme é de 2000, mas só chegou ao Brasil em 2001.


MAR EM FÚRIA
Esse filme também passou pelo Oscar (som e efeitos). No meio de tanta água digital, está uma história real, então, cuidado com o final.


MISSÃO IMPOSSÍVEL 2
Uma das maiores bilheterias do ano. John Woo pegou o filme de Brian de Palma e o turbinou ao extremo. Mudou a cara do cinema de ação.


AS PANTERAS
Sem armas de fogo? O filme não lembra muito o seriado, mas é bem divertido. E tem o efeito McG nas lutas, clonado por outros filmes nos anos seguintes.

BILLY ELLIOT
Virou cult, virou até musical. Pena que o Oscar não lhe deu muita atenção. Mas conseguiu o Globo de ouro de melhor filme (drama) e apresentou Jamie Bell ao mundo.


QUASE FAMOSOS
Super cult, delicioso, ah, as canções... parece uma biografia de verdade, a banda Stillwater se tornou uma das melhores bandas (fictícias) da história do cinema e Cameron Crowe levou o Oscar pelo roteiro original.
 

X-MEN O FILME
Foi uma estreia bem simplória, acho que a Fox não botava muita fé no filme, uma aventura bem rasa. Mas o Wolverine conquistou todo mundo. Não curti os uniformes ...


RÉQUIEM PARA UM SONHO
Filmão do Darren Aronofsky, mas é preciso estômago. Pessoas boas tomam decisões erradas e se dão muito, muito, muito mal. Coitada da Jennifer Connelly, o filme pode acabar com o seu dia.


DANÇANDO NO ESCURO
E esse filme do Lars von Trier pode acabar com a sua semana. O que acontece com a personagem da Björk é imperdoável. E por falar em Björk, tô procurando há tempos uma camisa com a capa do disco ''Debut'', mas eu quero uma branca ...

MEU VIZINHO MAFIOSO
Essa comédia foi um sucesso de bilheteria. Um dentista (Matthew Perry) descobre que seu novo vizinho (Bruce Willis) é um criminoso procurado. Sua insuportável esposa (Rosanna Arquette) lhe dará o tão sonhado divórcio se o cara denunciar o vizinho. Mas todo mundo no filme tem um plano B. Saudades do Michael Clarke Duncan, fazia uma boa dupla com o Bruce.


TODO MUNDO EM PÂNICO
Outra comédia de sucesso no ano 2000. Gerou continuações e clones, vários clones horríveis. A gente até consegue dar um desconto para o segundo filme, mas o primeiro continua sendo o melhor dos piores.


TITAN A.E.
É uma pena o filme ter fracassado nas telonas, a Fox chegou a fechar seu departamento de animação depois disso. O filme saiu caro, precisava de uma baita bilheteria para evitar o preju. Mas virou cult. E agora está nas mãos da Disney. Que tal um live action?


A FUGA DAS GALINHAS
É stop motion, mas não é da Laika, é da Dreamworks. Versão galinácea de ''Fugindo do inferno'' (1963). Uma continuação já foi prometida, mas ainda não existe uma data.


A NOVA ONDA DO IMPERADOR
Depois de Tarzan, a Disney resolveu fazer um filme que mais parece um daqueles longas ''direto pro dvd''. Mas não era para ser assim, no começo haviam canções, tinha jeitão de filme mesmo. Mas a produção reduziu tudo por alguma razão. O que sobrou foi uma ótima comédia. Mesmo com dubladores artistas, a dublagem br ficou legal.


CHOCOLATE
A MIramax tava reinando no Oscar naquela época. Pena que, depois de cinco indicações, o filme saiu de mãos vazias. E eu gosto muito mais de ''Chocolate'' do que de ''Shakespeare apaixonado'', outro filme da Miramax, que levou 7 Oscars anos antes, incluindo melhor filme.


CORPO FECHADO
Tem Shyamalan e Bruce Willis, mas não é ''O sexto sentido'', nem sequer é um filme de terror (estúpido título br. O trailer também engana). Muita gente foi ver o tal do terror e encontrou um filme sobre super heróis. Precisou ser redescoberto em dvd e virou cult. A história terminou em ''Vidro'' (2019) e foi decepcionante.


PREMONIÇÃO
Era para ser um episódio do seriado ''Arquivo X'' e acabou virando um filme muito legal e original. Como era moda na época imitar ''Pânico'', o filme foi protagonizado por ''adolescentes''. Teve várias continuações mas, no geral, todas tinham a mesma trama.

PSICOPATA AMERICANO
Outro cult na lista. Até hoje os fãs debatem o final do filme. Christian Bale esbanja gostosura na tela.
 

ECLIPSE MORTAL
Clássicão, original, virou cult, transformou Vin Diesel num astro. As continuações, e o prequel, são exageradas e dispensáveis. O primeiro filme é simples e charmoso.



GLADIADOR
Trouxe de volta os épicos e foi o campeão no Oscar. Último filme de Oliver Reed, que morreu durante as filmagens e teve que ser recriado digitalmente, uma novidade para a época (antes disso, a gente tinha apenas o Bruce Lee feito de papelão ...).

Nenhum comentário: