11.11.19

em cartaz - DOUTOR SONO


Não fui atrás do livro porque prefiro o Stephen King clássico, o atual não tá me agradando há um bom tempo. Eu só queria tirar uma dúvida. DOUTOR SONO é uma continuação de "O iluminado, o livro" ou de "O iluminado o filme"? Todo mundo sabe que King odeia o filme de Stanley Kubrick. Mas ele gostou da adaptação de DOUTOR SONO. Isso quer dizer que o filme ignora o clássico de 1980? Pior que não. DOUTOR SONO é uma continuação direta do filme de Kubrick. Agora fiquei curioso para saber como termina Doutor Sono (o livro), porque o Iluminado (filme) tem um final diferente do Iluminado (livro), e isso pode ter alterado radicalmente o final de Dr Sono (do livro para o filme) e King curtiu isso? Ai, é duro falar sem soltar spoilers...


ROSE, MELHOR VILÃ DO ANO, ESQUEÇA MALÉVOLA


O filme começa fazendo uma conexão com o filme de 1980. Vemos Danny e sua mãe tentando recomeçar a vida na Flórida. O fantasma de Dick aparece e ensina Danny a trancafiar os espíritos do Overlook em sua mente. Depois disso, o garoto deixa de usar seus poderes. Saltamos para o presente, Danny agora é o Ewan McGregor (opa, cena de nudez), ele está tentando levar uma vida normal numa nova cidade. Mas uma menina iluminada, com poderes absurdos, entra em contato com ele. Descobrimos que existem pessoas que caçam e devoram os poderes dos iluminados, Dan e a garota estão correndo perigo. Eu adorei as batalhas psíquicas, o filme me surpreendeu.
No terceiro e último ato (para o bem ou para o mal, sr King?) o filme descarrega Stanley Kubrick na tela (tem até a mesma trilha musical), cenários famosos foram reconstruídos. Só senti falta de um Jack Nicholson digital, teria sido o máximo (mas Henry Thomas fez bonito).


FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: doctor sleep
ANO: 2019
PAÍSES: eua, reino unido
DURAÇÃO: 2h 31min
DIRETOR: Mike Flanagan
ELENCO: Ewan McGregor, Rebecca Ferguson, Kyliegh Curran, Cliff Curtis e Zahn McClarnon
ESTREIA BR: 7 de novembro



Um comentário:

Anônimo disse...

Me deixou curioso!