16.7.19

10 FILMES COM CHEIRO DE OSCAR, SÓ QUE NÃO

Steven Spielberg como diretor sério? Ninguém o levou a sério com A COR PÚRPURA. O filme foi indicado para 11 Oscars. Entre as indicações: melhor filme, mas não melhor diretor, e atrizes (Whoopi e Oprah, Whoopi teria feito história). O vencedor daquele ano foi ''Entre dois amores'', 11 indicações e 7 prêmios (nada pra Meryl Streep). A COR PÚRPURA não levou nada. O filme seguinte do diretor, o belo ''O império do sol'', ganhou 6 indicações (nada de melhor filme, diretor, e nada pro pequeno Christian Bale), e também voltou pra casa de mãos vazias.

 

Mó épico, ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE, com pesos pesados no elenco, ganhou 10 indicações, Rock Hudson e James Dean foram indicados. Perdeu para ''A volta ao mundo em 80 dias'' (8 indicações, 5 Oscars) e voltou pra casa com um único prêmio, melhor diretor.

 

Um dos meus filmes favoritos. MARY POPPINS recebeu 13 indicações incluindo melhor filme. Levou 5 prêmios, canção, efeitos, um Oscar para Julie Andrews. O vencedor daquele ano foi ''My fair lady'', 12 indicações, 8 prêmios. Mas Audrey Hepburn foi completamente esnobada.
 

Entramos no século XXI com a Academia tentando fugir dos filmes ''papa Oscars'', ninguém poderia mais roubar a premiação, todo mundo voltaria para a casa com alguma coisinha. A SOCIEDADE DO ANEL recebeu 13 indicações e levou apenas 4 prêmios. O vencedor foi ''Uma mente brilhante'', baseado numa história real que foi beeeem alterada para deixar o filme mais atraente.
 

Com 13 indicações, O CURIOSO CASO DE BENJAMIN BUTTON era o grande favorito, até o Brad Pitt foi indicado. Mas o filme recebeu apenas 3 prêmios (direção de arte, maquiagem, efeitos). O vencedor foi ''Quem quer ser um milionário'' (10 indicações, 8 Oscars).
 

Até hoje não sei explicar aquelas 14 indicações de LA LA LAND, como musical ficou devendo. Ganhou 6 Oscars, um pra Emma Stone. E não foi novidade para ninguém quando o musical ganhou o Oscar de melhor filme. Pff, hora de pegar o controle, desligar a tv e ir para a cama. Mas espere. Tá rolando uma confusão no palco, o que aconteceu??

 
Outro filme do Spielberg sério. Começaram a falar de Oscar bem cedo. E não deu outra, foram 12 indicações para LINCOLN, até de melhor diretor. Daniel Day-Lewis venceu como melhor ator. O vencedor da noite foi ''Argo'', mas o Ben Affleck não estava nem na lista de diretores indicados, mó injustiça. ''Argo'' levou 3 Oscars, LINCOLN apenas 2.


 
A Academia tava se rendendo aos filmes populares. GRAVIDADE ganhou 10 indicações e 7 Oscars, perdendo melhor filme e melhor atriz. ''12 anos de escravidão'' foi o vencedor óbvio, 9 indicações, mas apenas 3 vitórias.

 

Leonardo DiCaprio virou o rei dos memes. Parecia que ia ganhar seu primeiro Oscar com ''O lobo de Wall Street'', fez cara de triste e depois disse ''foda-se o Oscar''. Mas aí voltou com O REGRESSO. Foram 12 indicações, teve indicação até pro Tom Hardy. O filme levou apenas 3 estatuetas, mas Leo pegou seu prêmio. 

 
A Netflix quase fez história no Oscar. ROMA conquistou 10 indicações. Ganhou apenas 3 prêmios, fotografia e direção (ambos para Alfonso Cuarón) e filme estrangeiro. O Oscar ainda não gosta da Netflix, do nada ''Green book'' levou o prêmio de melhor filme (5 indicações, 3 Oscars), o filme é legal, mas o racismo e a homofobia surgem em doses bem moderadas, não é um filme corajoso. 
 

Um comentário:

Anônimo disse...

Não sabia que a cor púpura tinha sido esnobado. Mas aproveiando poderia fazer uma lista de vitorias questionavéis pra melhor ator/atriz ou até pra filme tambem.