10.6.19

X-MEN NA FOX, DO MELHOR PARA O PIOR


1- X-MEN, DIAS DE UM FUTURO ESQUECIDO
Uma inesquecível HQ serviu de inspiração para o melhor filme da franquia. Também foi uma boa desculpa para reunir o elenco de duas linhas temporais. Até onde sabemos, o evento apagou o desastroso X3, criou um presente alternativo para a primeira trilogia e um futuro alternativo pro novo elenco.
X-FACTOR: a "edição Vampira" vale uma espiada.


2- X2
Outra HQ famosa foi adaptada. A franquia deu um salto, novos mutantes, mais ação, efeitos, um clima mais sombrio ... e um desfecho de tirar o fôlego. 
X-FACTOR: para evitar polêmicas, Striker deixou de ser um reverendo e virou um militar. Nas HQs, a saga "Deus ama, o homem mata" tem um teor religioso, uma mensagem forte, um final bem bolado e nada de Fênix.



3- LOGAN
A HQ foi um sucesso de vendas, e o personagem, um Wolverine idoso, migrou para o universo tradicional da Marvel. O último filme do Canguru Jackman rendeu milhões e fez muita gente chorar no cinema. Na época parecia que, algum dia, a gente veria um filme da X23, a mocinha ganhou muitos fãs, mas nada foi prometido.
X-FACTOR: a mutante que vê o futuro, em "Wolverine imortal", descreveu o final de "Logan". Um spoiler reverso bem legal.



4- DEADPOOL
Depois da sua tenebrosa estreia em "Origens: Wolverine", parecia que a gente nunca mais veria o mercenário tagarela. Mas foi o próprio Ryan Reynolds quem trouxe o cara de volta ao criar um curta metragem com o mesmo personagem dos quadrinhos, com o mesmo tom de violência e humor negro. E a Fox acabou topando o projeto. 
X-FACTOR: quando o assunto é bilheteria, Deadpool só perde para Deadpool 2, ele deu um banho nos X-men e no Wolverine.



5- X-MEN PRIMEIRA CLASSE
Depois que X3 avacalhou tudo, o único jeito de salvar a franquia foi fazendo um prequel. Vemos a origem dos X-men nos anos 1960. Nos apaixonamos pelo Fassbender. O filme é meio modesto, mas cumpriu seu papel.
X-FACTOR: "Dias de um futuro esquecido" reúne passado e futuro. Mas "Primeira classe" tomou algumas liberdades. Xavier e Mística são amigos e os x-men são heróis famosos, nada disso aparece no filme de 2000 (X1). Temos presente, passado e futuro, de realidades alternativas. Não se trata de uma única linha temporal.



6- X-MEN APOCALIPSE
Ah, eu esperei tanto para ver o Apocalipse na telona, meu vilão favorito. A cena, no final dos créditos (em "Dias de um futuro esquecido"), me deixou maluco. Aí pintou esse Apocalipse tampinha dois anos depois. Mas temos Tempestade com seu famoso moicano, o Arcanjo, Psylocke com a mesma roupa das HQs, batalhas no plano psíquico, arma X ... um filme bem fiel aos quadrinhos com jeitão de desenho animado.
X-FACTOR: a cena pós créditos abriu caminho para o sr Sinistro.



7- DEADPOOL 2
A maior bilheteria da lista, um dos filmes mais esperados do ano. Temos a estréia do Cable, um dos meus mutantes favoritos (mas nada sobre sua relação com Ciclope) e cenas adicionais absurdas. Duro de matar, Deadpool é o único sobrevivente da transição Fox-Disney.
X-FACTOR: esse filme também faz uma referência ao sr Sinistro.



8- X-MEN
Na época muita gente torceu o nariz. O Magneto é muito velho, o tal do Hugh Jackman é muito alto. Eu tinha minhas broncas também, por que a Mística tá pelada? Por que o Dentes de Sabre é um idiota? O filme foi apenas legalzinho, ele não soube explorar os personagens, principalmente seus poderes. E vamos esquecer a piada do sapo. Foi uma estréia morna, mas agradou.
X-FACTOR: habilidade de voo, super força, invulnerabilidade, a Vampira da Anna Paquin não tem esses poderes e nem poderia ter. Nas HQs, ela adquiriu esses poderes ao tocar na Miss Marvel Carol Danvers (atual Capitã Marvel) e a Fox não tinha os direitos da personagem.



9- X-MEN FÊNIX NEGRA
A Fênix merece um filme de responsa, ela é muito mais poderosa que o Thanos. Mas o filme não quis pegar no pesado. Por um lado, respeitou as HQs. Por outro, ignorou o final de "Apocalipse", mó confusão.
X-FACTOR: nada de cenas pós créditos. O sr Sinistro nem teve chance.



10- WOLVERINE IMORTAL
HQ clássica, Logan no Japão, Mariko, Samurai de prata. Eles querem que você esqueça o filme anterior. Até que funcionou, por um tempinho. Tem muitas sequências de ação que são legais, mas perto do final o filme exagera e fica meio bobo.
X-FACTOR: uma cena deletada mostra o uniforme das HQs. Bonitão. Pena que nunca foi usado.


11- X-MEN ORIGENS: WOLVERINE
O primeiro spin of da franquia deixou a desejar. Sem explicações, temos outro Dentes de Sabre, esperto e bonitão. Deadpool é quem mais sofreu. O filme poderia ter se baseado na HQ "Origem", um sucesso de vendas em 2001. Mas preferiu investir na trama do programa Arma X, moderando bastante na violência.
X-FACTOR: já haviam prometido o filme "X-men origens: Magneto", porém, por conta do fraco desempenho de "Origens: Wolverine", o projeto foi abandonado.



12- X-MEN, O CONFRONTO FINAL
Já meti o pau nesse filme várias vezes lá em cima. O assunto é a cura mutante. A Fênix, com outra origem (mais simplificada), está em segundo plano. Mataram Jean Grey, Ciclope, o professor Xavier (meus três favoritos) abrindo espaço pro famoso Wolverine. 
X-FACTOR: na cena pós créditos vemos que o professor levou sua mente para outro corpo. E isso foi completamente ignorado em "Dias de um futuro esquecido". Logan fica chocado ao ver o professor e o filme não se dá ao trabalho de explicar seu retorno.

2 comentários:

Anônimo disse...

Detalhe que tá todo mundo olhando pra baixo, menos o Wolverine, na imagem do filme Origens. O Dentes de Sabre parece que tá olhando pra bunda do Canguru Jackman kkkkkkkkk

kayo Ewing disse...

X2 é muito icônico, aquele final aumenta o hype pro 3 em mais de 8 mil... É realmente uma pena!