26.6.19

CONHECE ESSE FILME?


Se um dia estiver passando pela Itália, não se assuste ao ver ''Oceania'' na tv, ou ''Vaiana'' em outros países europeus. Essa é a Moana da Disney. Por conta de uma famosa atriz pornô, que faleceu em 1994 (Moana Pozzi), o estúdio achou melhor rebatizar sua princesa na Itália. Nos países vizinhos, Moana é uma marca registrada, por isso virou ''Vaiana''.
Filmes mudando de nome, nenhuma novidade aí. Mas que tal filmes que mudam de nome do PT-BR pro PT-BR?


Em 1983, Steve Martin protagonizou uma comédia romântica chamada ''O homem com dois cérebros''. Na trama, ele se apaixona por uma mulher que é apenas um cérebro dentro de um jarro (voz de Kathleen Turner), ela se comunica telepaticamente com ele. É uma história de amor que vai além das aparências físicas, até o final é fofo. Mas quando o filme migrou do vhs para o SBT, recebeu o título ''O médico erótico''. Deve ter sido uma decepção pros tarados de plantão.



Essa história é complicada. Começou em 1978 com o filme israelense ''Eskimo Limon''. A trama se passa nos anos 1950, três rapazes se metem em confusões quando tentam perder a virgindade. O filme ganhou uma versão americana em 1982: ''O último americano virgem'', um sucesso na tv brasileira. Na era do vhs alguém teve a ideia de trazer ''Eskimo Limon'' pro Brasil e o filme recebeu o título ''Os americanos virgens agora chupam sorvete'' (!??!). Durante sua curta vida na tv, o filme foi chamado de ''O último americano virgem 2'' (anos 50, outro elenco, alguém engoliu isso?). Atualmente, se chama ''Sorvete de limão'', deve ter sido exibido na tv a cabo. ''Eskimo'' ganhou uma continuação em 1979 (que não veio para cá), mas outro filme de Israel, ''Harimu Ogen'', de 1985, veio. E chegou com o título ''O último americano virgem 2''. E olha que, na verdade, o filme é o sexto episódio da franquia ''Eskimo Limon''.




Pra muita gente, ''101 Dálmatas'' ainda é ''A guerra dos Dálmatas''. O filme chegou aqui com esse nome, era o nome do livro, do gibi e do primeiro vhs. Quando pintou a versão em live action, com Glenn Close como Cruela, o filme manteve o título original ''101 Dálmatas''. E o filme rebatizou o desenho de 1961, até hoje é ''101 Dálmatas''. Durante a transição, nos anos 1990, o desenho era chamado de ''101 Dálmatas: a guerra dos Dálmatas'' pelo povo nas vídeo locadoras. Um vhs com a ''Guerra'' no titulo deve ter se tornado item de colecionador.

Nenhum comentário: