19.3.19

CHP CULT


Clássico do Pedro Almodóvar, e um Pedro Almodóvar clássico. Com várias mulheres no elenco principal. TUDO SOBRE MINHA MÃE (1999) tem um pouquinho do filme ''A malvada'' (1950) e não esconde isso. Ele até foi dedicado a Bette Davis.
Manuela é uma enfermeira que vive com o filho, que quer ser escritor. Eles assistem a uma peça estrelada pela famosa Huma Rojo e o garoto é atropelado quando vai atrás da atriz para pedir um autógrafo. Após a morte do filho, Manuela decide voltar para Barcelona, em busca do pai do rapaz, que nem sequer sabe que tem (tinha) um filho. O paizão é um travesti chamado Lola e ninguém sabe aonde ele foi parar. Manuela reencontra a amiga Agrado, um travesti que se prostitui. E conhece a Freira Penélope Cruz, que esconde um grande segredo. Ela também começa a trabalhar como assistente de Huma, que tem um caso com outra atriz, viciada em heroína. Tantos personagens memoráveis na mesma trama, o diretor sabe como conduzir essa ''bagunça'' dando espaço e tempo para todos.
O filme, escrito e dirigido por Almodóvar, levou o Oscar de melhor filme estrangeiro. Mas eu gostaria de saber onde esse Oscar foi parar. Segundo o IMDB, Almodóvar ganhou um único Oscar, pelo roteiro de ''Fale com ela'' (2002), isso está correto?

2 comentários:

Anônimo disse...

É porque apesar do diretor ser quem recebe o Oscar de filme estrangeiro no dia da premiação, o prêmio não é "dele" e, sim, do país.

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Isso passou pela minha cabeça, se o Oscar não for simbólico, então tá na casa de alguém rs