16.2.19

chp apresenta


O REI LEÃO
EDIÇÃO ESPECIAL 


♬Nants ingonyama bagithi baba, sithi uhm ingonyama. Nants ingonyama bagithi baba, sithi uhm ingonyama. Ingonyama siyo nqoba. Ingonyama ingonyama nengw enamabala ♫

Ah, você sabe cantar isso sim. Até o estalo de língua no meio do ''nqoba''. O filme vai celebrar 25 anos este ano (em julho) e vai ganhar até um live action (também em julho). Eu bem que tava querendo uma desculpa pra fazer mais uma edição especial (costumava fazer várias por ano) e me deparei com o número 11111. É isso aí, essa é a minha postagem de número onze mil cento e onze, tinha que fazer algo diferente. Essa é a quarta vez que faço uma edição especial sobre um único filme, tem muita coisa pra se falar sobre os 25 anos do Rei. Bastidores, easter eggs, final alternativo. O filme surgiu no meio do ''renascimento'' da Disney e o estúdio não tinha muita fé nele. Se tornou um sucesso absurdo e tudo começou em 1988.




NÃO TEMOS UMA SELVA 
(o esboço do roteiro)


Linda Woolverton estava sobrecarregada. Ela estava escrevendo dois roteiros ao mesmo tempo, ''A bela e a Fera'' e ''King of the jungle''. Acabou investindo mais na ''Bela e a Fera''. O produtor Thomas Schumacher estava finalizando ''Bernardo e Bianca na terra dos cangurus'' e resolveu investir no filme ''King of the jungle'', porque ele acha os leões legais. Na trama, havia uma guerra entre leões e babuínos, os babuínos eram liderados por Scar (um babuíno do mal). E tinha um leopardo chamado Rafiki. Mais tarde, resolveram fazer uma guerra entre leões e mabecos (um cão selvagem africano), depois trocaram os mabecos por hienas (porque, na natureza, leões e hienas são inimigos naturais). Os mabecos foram reutilizados no seriado ''A guarda do leão'', em 2016. Não demorou muito, alguém fez a pergunta fatal: tem selva na África? O ''Jungle'' no título precisava ser removido.





Então tá, hienas. Scar, um leão sem bando, seria o líder das hienas. Seu braço direito era Chong. Essa hiena foi substituída pelo famoso trio Shenzi, Banzai e Ed. Chong foi trazida de volta em 2016, em ''Zootopia''. Scar queria roubar o trono de Mufasa, mas, para deixar a trama mais interessante, os dois se tornaram irmãos. Essa decisão surgiu após a criação dos personagens, é por isso que os dois são tão diferentes na aparência e na cor.




IRMÃO DO REI

Para o produtor Don Hahn, Scar e Mufasa não são irmãos de sangue. Um dos diretores disse que Scar e Mufasa foram criados juntos, desde filhotes. ''Scar'' é o apelido do leão, ele ganhou sua cicatriz quando era pequeno, foi arranhado por Mufasa. Havia também o leãozinho Meetoo, ou Mhe etu, amigo de Simba e Nala. Virou irmão de Nala mais tarde e ficou no caminho do estouro da manada. Simba foi até lá para salvá-lo, Mufasa também, e assim acabou morrendo. O pai de Nala também foi cortado do roteiro final, ele era o rei de outro bando de leões. Havia um gorila, amigo de Simba, que foi parar no jogo do filme, como chefe de fase.




Em 1992, Irene Mecchi finalizou o roteiro, ela criou uma dupla cômica, Timão e Pumba, amigos de Simba desde sempre (depois isso mudou) e o filme, com o fantasma do rei, passou a lembrar Hamlet, uma obra de Shakespeare, com pitadas de Bambi, e foi apelidado de ''Bamlet''.



 O PLÁGIO 

Mas o filme também lembrava, e muito, o clássico japonês ''Kimba, o leão branco''. Curiosamente, quando Matthew Broderick pegou o papel de Simba, ele achava que o filme seria uma versão americana de Kimba. Quando pintou a polêmica, a Disney apenas disse que tudo não passava de uma coincidência. 




 O ROTEIRO FINAL

Certo, Scar mata Mufasa e se livra de Simba. Agora ele é o rei, mas está apaixonado por Nala. Ela não retribui esse amor e é expulsa do bando, encontrando Simba mais tarde. Essa tensão sexual precisava ser cortada do roteiro.
Agora só tá faltando dar um jeito no final. Simba e Scar estão caindo no vazio. Scar se agarra numa árvore e se salva. Ele acha que Simba está morto e comemora. Mas sua árvore está em chamas e ele morre queimado. Isso é forte demais para crianças? 
Também precisamos de um mordomo inglês. O estúdio queria muito usar um mordomo inglês. Não deu certo com o Sebastião (A pequena sereia) e nem com o Iago (Aladdin). Rowan Atkinson (o Mr Bean) deu sua voz a Zazu.



James Earl Jones e Madge Sinclair ficaram com as vozes de Mufasa e Sarabi. É engraçado que, no filme ''Um príncipe em Nova York'' (1988), eles eram rei e rainha também. ''O rei leão'' foi o último filme de Madge, que faleceu em 1995. James não se deu muito bem cantando (Darth Vader cantando?), então a canção ''to be king'' foi cortada do filme. Agora, vamos para a África, tá na hora de aprender a desenhar leões.



CORES E MODELOS

Animadores visitaram zoológicos para estudarem os movimentos dos animais. Uma equipe foi até a África para pegar as cores da paisagem africana, entre eles estava o Chris Sanders, criador de ''Lilo e Stitch'', que também contribuiu para a história (por incrível que pareça, a história teve 27 escritores e foi transformada em filme por 3 roteiristas). Muita gente, mas eles não eram o time principal da Disney.





TURMA DO FUNDÃO

A Disney tava tentando botar ordem na casa. Eles queriam lançar um longa animado por ano, mas cada filme leva uns 3 anos para ficar pronto. O estúdio estava investindo pesado em ''Pocahontas''. Eles acreditavam que o filme poderia ganhar uma indicação ao Oscar de melhor filme, como aconteceu com ''A bela e a fera''. Mas ''Pocahontas'' só ficaria pronto em 1995. O que eles lançariam em 1994? Foi assim que ''O rei leão'' caiu nas mãos do ''Time B''. A função do Time B era lançar um longa animado que iria entreter o público até o lançamento de ''Pocahontas'' (produzido pelo Time A), porque, desde ''A pequena sereia'', ficou claro que as pessoas queriam ver mais filmes com seres humanos, e não com bichinhos falantes.




O Time B resolveu levar a coisa pro lado pessoal e decidiram fazer um filme inesquecível. Ou melhor, dois filmes em três anos. Enquanto os animadores cuidavam dos desenhos feitos a mão, outra equipe cuidava da sequência do estouro da manada de gnus. Um programa de computador foi criado, ele fazia os animais correrem, evitando colisões. Toda a sequência do estouro da manada levou 3 anos para ficar pronta (!!!!!).



 SAINDO DO FORNO


Legal, o filme tá nos trilhos. Elton John escreveu uma balada romântica, ''Can you feel the love tonight'', que seria cantada pelo Timão e pelo Pumba. A canção chegou a ser retirada do filme e o cantor insistiu na volta dela. No fim, ela rendeu um Oscar.
Em novembro de 1993, a Disney soltou o trailer do filme nas sessões de ''Os 3 mosqueteiros''. E não foi um trailer qualquer porque o filme não estava 100% pronto. O tal trailer era na verdade a sequência de abertura, com a canção ''Circle of life''. Isso deixou o público maluco. Gerou altas expectativas. E agora? Será que o filme finalizado vai agradar a todos?



O REI DO CINEMA

O filme foi lançado em junho (julho no br). O 32º desenho da Disney se tornou a maior bilheteria de 1994. E também, o longa animado de maior bilheteria da História (esse título ele perdeu para ''Toy Story 3'' em 2010). No ano seguinte, o filme levou o Globo de ouro de melhor filme, musical ou comédia, e dois Oscars, canção e trilha (4 indicações no total, outras duas canções foram indicadas). O vhs se tornou a fita mais vendida da História, foram mais de 55 milhões de cópias.
O filme virou musical, da Broadway, em 1997 e levou 6 Tony Awards. Eu vi o ''Rei leão'' na tela grande em 1994. Antes do filme começar, foi exibido o curta de 1952 ''Lambert, o leão covarde'' (hoje rebatizado, e redublado, como ''Cordeiro, o leão medroso''), bem sombrio, mas fofo.



PODEMOS FALAR SOBRE POCAHONTAS?

Se o povão gostou do leãozinho ... wow, eles vão amar a Pocahontas. O filme resolveu seguir os passos do rei. No trailer, temos na verdade, uma sequência musical tirada do filme. No caso, ''Colors of the wind''. Maaaas, as maiores reclamações foram: clima adulto demais e alterações feitas na história original. Lembre-se do famoso mantra: ''Hollywood foi feita para entreter, e não para ensinar História''. Caramba, Pocahontas era uma criança quando conheceu John Smith (11 ou 12 anos), você gostaria de ver isso no filme? 
O filme foi lançado no dia 23 de junho de 1995, no aniversário de 400 anos da verdadeira Pocahontas. Foi o primeiro filme da Disney a trazer um romance inter racial. Ganhou boas críticas na época, de adultos apenas, teve uma boa bilheteria (4ª posição em 1995, perdendo para ''Apollo 13'', ''Batman eternamente'' e ''Toy story''), levou dois Oscars, a moça entrou para a lista oficial de princesas e o pet dela foi parar em ''Guardiões da galáxia'' (brincadeira). O Time A fez (quase) tudo direitinho.




 CURIOSIDADES DO REI

E vamos começar falando sobre sexo. Rola sexo no filme, já viu a cara de safada da Nala após lamber o Simba? E tem também as famosas letras no vento. Isso era real, mas as letras eram SFX, uma abreviação de ''efeitos especiais'' em inglês. Mas o povo só lia ''sexo''. Então, em 2003, a Disney removeu todas as letras da cena.
Muitos nomes estão em swahili. Simba quer dizer Leão. Sarabi significa Miragem. Rafiki é amigo e Pumba é tolo/simplório. Ainda tá olhando pro céu? Legal. Procure pela constelação de Leão quando Mufasa diz pro filho que um dia ele também estará no céu como estrela. Estrelas formam o rosto de Mufasa quando Simba olha para cima, no final, antes do rugido.
A mãe de Nala se chama Sarafina, tá nos créditos.
A canção ''The morning report'' deixou a Broadway e foi parar no filme quando saiu o dvd. Mais tarde, Zazu ganhou outras canções em vídeos feitos por fãs. No filme ele deveria cantar ''Supercalifragilisticoespialidoso'' (de Mary Poppins) para o Scar, mas mudaram para ''It's a small world''. Vídeos onde Zazu canta ''Let it go'', e outras canções pro Scar, se tornaram virais. No final do filme, antes do rugido do Simba, o bico de Zazu se mexe e ele não diz nada, alguém se esqueceu de colocar a fala ''vossa majestade'' no filme.
''O rei leão'' é o terceiro filme da Disney onde não vemos nenhum ser humano na tela. O primeiro foi Bambi (1942) e depois veio Robin Hood (1973).




Em 2011, na edição diamante (blu-ray), alguém removeu as nuvens, que formavam o espírito de Mufasa, por acidente (no momento em que Simba corre em sua direção). Isso só foi corrigido numa nova edição em 2017.
Aff, o filme tá cheio de erros. Simba ganha e perde bigodes o tempo todo. O número de listras no Timão também vive mudando. Simba e Mufasa observam o nascer do sol (leste) e depois Simba pergunta sobre o ''lugar escuro'' (no sul), mas Scar lhe diz que o cemitério de elefantes fica além da fronteira norte. O rio também muda de posição em relação à pedra do rei.
Tem 3 Mickeys escondidos no filme, procure-os.



 CONTINUAÇÕES E AFINS

Em 1998 pintou a primeira sequência, direto em vhs. O segundo filme também se baseou numa peça de Shakespeare, nesse caso Romeu e Julieta. A filha de Simba, Kiara, se envolve com o filho de Scar. Caramba, se você levar em conta o modo de vida dos leões de verdade, só dá incesto e adultério nos filmes da Disney. Em 1995, Timão e Pumba ganharam um seriado de tv que durou 5 temporadas. Em 2004 veio o terceiro filme, o ''1 1/2'' (aqui no Brasil é ''3''), onde vemos a origem da dupla. O filme é muito legal e tem um homoconteúdo secreto. 




Em 2015 veio o filme, para a tv, ''A guarda do leão, um novo rugido'', onde conhecemos Kion, filho de Simba. Kiara aparece bem jovem no filme, logo, tem muita gente chata, desde então, se perguntando: por que o Kion não foi visto em ''Rei leão 2''? O filme deu origem a um seriado de tv no ano seguinte. E o seriado quase ganhou um spin of, no mesmo ano, com Timão e Pumba, mas o projeto não vingou.
Este ano vamos conferir mais um ''live action da Disney que ninguém pediu''. Acho que o estúdio só vai parar com a mania dos live actions quando o live action de ''Frozen 3'' encostar na estreia do próprio ''Frozen 3''.



NÃO ESTOU GORDO, ESTOU EM 3D

Em 2011, o filme original voltou aos cinemas num 3D bem tosco. Na verdade, um 2D e meio. O estúdio queria relançar todos os filmes nesse formato. ''A bela e a fera 3D'' chegou em 2012. ''A pequena sereia'' seria o próximo, em 2013, mas a Disney desistiu da ideia.



E, PRA FINALIZAR, SENDO CRUEL ...



Um comentário:

Anônimo disse...

Belo trabalho gostei muito ...tinha coisas que não sabia....