1.12.18

livro A QUEDA DE GONDOLIN


Livro indicado para os fãs de Tolkien, que já encararam outros livros do cara e que já estão acostumados. A QUEDA DE GONDOLIN é uma espécie de livro documentário. O filho de Tolkien, Christopher, reúne anotações do pai, esboços, versões revisadas, ideias abandonadas, e joga tudo isso no livro, para a posteridade. Ou seja, temos o conto e suas outras versões. Não é uma leitura fácil.

Vale a pena pelo conto original (pag 41 a 108) de 1916. Estamos no começo dos tempos, na Primeira Era, Tuor (que um dia será o avô de Elrond), é um homem que está vagando por Beleriand (uma área imensa da Terra Média que, na época do Frodo, está submersa no Grande Mar). Tuor recebe uma missão de Ulmo, o deus de todas as águas. Ulmo quer que Tuor encontre a cidade de Gondolin. Uma cidade com antigos elfos, escondida entre as montanhas, longe da maldade de Melko (Melkor ou Morgoth, o mestre de Sauron). Tuor encontra a cidade, fica amigo do rei, se casa com a filha dele e tenta fortificar Gondolin, uma vez que o rei ignorou o pedido de Ulmo e se recusou a abandonar a cidade.
Ulmo tinha razão. Melko descobriu onde fica Gondolin e reuniu um exército cheio de orcs, serpentes de fogo, dragões e balrogs. 

A batalha em Gondolin é incrível (raramente vemos Tolkien descrevendo cenas de batalhas, com tantos detalhes, na trilogia do Anel, ou no Hobbit). Os monstros atacam, Tuor tenta salvar a esposa e o filho, e parte do povo, através de um túnel secreto. Momentos tensos.
Você vai encontrar três nomes famosos no conto. Glorfindel é o elfo que resgata o Frodo no futuro, na Terceira Era (no filme foi a Liv Tyler), tem o rei das águias, amigo de Gandalf, e Legolas ajuda o povo de Gondolin durante a fuga (o Orlando Bloom é tããão velho).

No restante do livro temos outras versões da busca de Tuor pela cidade, pegando um caminho um pouco mais longo e batendo um papo mais longo com Ulmo também. Outras versões do cara chegando na cidade e conversando com o rei. E coisas que aconteceram após a queda da cidade: o destino de Tuor, de seu filho, da aranha gigante, dos dragões e dos balrogs (o Frodo vive num futuro bem tranquilo em comparação).


FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: the fall of Gondolin
ANO: 2018
AUTOR: JRR Tolkien, editado por Christopher Tolkien
PÁGINAS: 280
EDITORA: Harper Collins



Nenhum comentário: