14.11.18

DIGA ''SIM'' ÀS DROGAS


No cinema, o planeta Marte é um planeta bem azarado. Tivemos uma animação da Disney que não lucrou nada (Marte precisa de mães), e o estúdio também perdeu uma fortuna com sua adaptação de John Carter. ''Papai Noel conquista os marcianos'', de 1964, costuma ocupar o primeiro lugar em listas do tipo ''os piores filmes já feitos''.
É claro que também temos sucessos como ''Vingador do futuro'' e ''Perdido em Marte''. E no meio do caminho temos filmes como MISSÃO: MARTE (2000).

Eu acho que o filme de Brian De Palma deveria ter sido lançado com um aviso. Eu não recebi aviso algum. Não estamos falando de um filme de aventura e ação. O diretor quis fazer algo mais realista e não cinematográfico, e no final tentou copiar o clássico ''2001'', é um final pra fazer você pensar. Muita gente entrou no cinema com um balde de pipoca e ficou entediado por conta da sci-fi cerebral.

Temos o Gary Sinise, o Tim Robbins, o Jerry O'Connell e o Don Cheadle a caminho de Marte. Não é uma viagem fácil ou agradável. Um dos personagens principais acaba morrendo no meio do filme, assim do nada. O restante pisa no planeta vermelho (uma sequência bem forçada) e encontra o famoso rosto de Marte. Dentro dele estão as respostas para o surgimento da vida na Terra, com efeitos especiais de ponta, impressionantes para o ano de 2000. A sensação cronológica é de quatro horas de filme, isso não ajuda muito.
No mesmo ano (2001 no Brasil), Val Kilmer e Carrie-Anne Moss pisaram no ''Planeta Vermelho'', investindo na aventura e na ação e com vários erros científicos, tem problema?


Nenhum comentário: