6.11.18

10 COISAS CHATAS EM FILMES TEMÁTICOS



1- ALGUÉM TEM QUE MORRER
Até pouco tempo, isso era bastante comum. Gays cometendo suicídio no final, ou simplesmente enlouquecendo. Ataques homofóbicos. Até gays homofóbicos matando gays assumidos. Eu até já desisti de postar curtas temáticos por conta de tantos finais violentos.



2- AIDS
Muita gente consegue levar uma vida normal hoje em dia. Mas se o filme for ambientado na década de 1980, vai ter aids na trama. E alguém vai morrer, claro. Em filmes atuais, não gays, é muito raro ver um heterossexual infectado. A aids anda de mãos dadas com os gays no cinema desde sempre.



3- CONFLITOS FAMILIARES
Uma pessoa sai do armário e a família toda se revolta. Alguns aceitam, outros não. E aí eles começam a brigar entre eles. A homossexualidade é uma boa desculpa para se colocar toda uma família em pé de guerra. Trama batida, quando vão abandonar esse plot? 



4- DRAMÁTICA SAÍDA DO ARMÁRIO
E agora, a origem do conflito. Tava em todo canto, na tv e no cinema, nos anos 1990. Você quer se assumir? Tem que fazer isso durante uma reunião de família, ou no auditório na frente de toda a escola. Não se esqueça de chorar litros e de pedir desculpas (?!?!). Talvez receba alguns aplausos.



5- AFETADOS CÔMICOS E LÉSBICAS MARIA-RAPAZ
Em raras ocasiões, em que gays afetados não são retratados como palhaços, eles estão representando toda a comunidade gay. Para muitos HTs, todos os gays são assim. Sem os afetados eles ficariam confusos vendo o filme (pode ter um gay ao seu lado e você não sabe, que medo). Da mesma maneira, lésbicas costumam aparecer nos filmes no estilo tomboy, para deixar claro a sexualidade do personagem, logo de cara, e não confundir o espectador.




6- TRAIÇÕES
Se você é homem, você pensa em sexo a cada 10 segundos. Quatro segundos se for gay (Queer as folk. Hey Showtime, vamos fazer um revival ou reboot do seriado?). Então tá, homem é tudo galinha. E as traições fazem parte do enredo de vários filmes. Precisamos de um pouco mais de romance.




7- SEXO VIOLENTO
E por falar em falta de romance. Homens não fazem amor no cinema, eles fazem sexo do tipo pornô. Pode ser até uma versão gay de Romeu e Julieta, o casal mais apaixonado do mundo acaba fazendo sexo com muita pressa e sem lubrificação, ai caramba.



8- A ESPOSA TRAÍDA
O cara completa 110 anos de idade e 90 anos de casamento (bodas de plutônio), e aí ele vê a bunda do Kevin Bacon na sessão da tarde e diz - quer saber? Acho que sou gay. Agora sua pobre esposa vai carregar toda a carga dramática do filme. Na verdade, existem poucos papéis para mulheres em filmes gays, tem a mãe, a amiga solteira maluca, e a esposa barra namorada traída.




9- GAY SE APAIXONA POR HT E ACHA QUE PODE MUDÁ-LO
Oh drama dos dramas. No mínimo tu rouba uma bitoca e perde a amizade. A gente já sabe que não vai ter final feliz. Próximo filme.




10- MUITO DRAMA, POUCA COMÉDIA (e outros gêneros)
Nossa vida não é fácil, já sabemos disso. Será pedir demais entrar no cinema pra fugir um pouco da realidade? Ou apenas ver o lado bom da vida? Se o filme for "baseado em fatos reais", você já sabe que vai acabar encontrando um dos itens acima...

3 comentários:

Anônimo disse...

e álcool e drogas? Gays são sempre bacantes dos circulos de amizade. Quer uma birita? Gay tem. Quer um cigarro? Gay tem. Que qualquer droga ilícita? Mas é claro que gays tem!


Bem infidelidade a gente não pode negar. Quantos casais gays duram num relacionamento monogâmico, sem puladas de cerca, sexo a três, relacionamento aberto?

FlavioH disse...

"Love, Simon" eh perfeito contra exemplo do item 10, recomendo bastante o filme.

Bem que podia rolar uma lista de filmes que fogem desses tropes!

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

"Com amor, Simon" é mesmo perfeito. Estou aguardando o dvd e estou indo atrás do livro também.