5.8.18

chp apresenta



EDIÇÃO ESPECIAL


Depois de fazer uma edição especial sobre o ano de 1999, e outra sobre 1985, estava na hora de voltar um pouco mais no tempo e fazer uma edição especial sobre 1982. Ceeerto, por que 82? Bem, vários filmes cults nasceram em 82, tem aqueles que se tornaram um sucesso de bilheteria imediato e outros que tiveram que ser redescobertos algum tempo depois, na era do vhs. 




Dois exemplos: o maior blockbuster do ano, ''E.T.'', dominou os cinemas e pouca gente acabou vendo ''Blade Runner'' na semana seguinte. Uma semana antes de ''E.T.'', ''Star trek II'' e ''Poltergeist'' estavam nos cinemas ao mesmo tempo. E ''star trek'' estava faturando um pouquinho a mais que ''Poltergeist''. No mês seguinte, ''E.T.'' continuava no topo e acabou atropelando ''Tron''.




O vencedor do Oscar daquele ano foi ''Carruagens de fogo'' (hoje a gente só se lembra da trilha musical, que também ganhou um Oscar). Teve Oscar até pro primeiro ''Indiana Jones''. E surgiu o Oscar de melhor maquiagem. ''Um lobisomem americano em Londres'' foi o primeiro filme a ganhar este prêmio. ''Num lago dourado'' rendeu um Oscar de melhor ator para Henry Fonda e um de melhor atriz para Katharine Hepburn. Warren Beatty ganhou o Oscar de melhor diretor por ''Reds''. Em ''A melhor casa suspeita do Texas'' (que venceu o Globo de Ouro de melhor comédia ou musical), vimos Dolly Parton cantando ''I will always love you'' pro Burt Reynolds (e você só conhecia a versão da Whitney, né?), muito fofo. A fantasia rolou solta em filmes como ''O príncipe guerreiro'', teve suspense ''erótico'' com ''A marca da pantera'', o Antonio Banderas estreou seu primeiro filme (''Labirinto de paixões'', do Almodóvar), Richard Gere todo gostosão em ''A força do destino'' e ''O último unicórnio'' foi uma animação não-Disney que deixou saudade (cadê o dvd br caramba?).
No fim das contas, Hollywood faturou 3,4 bilhões em 1982 (só o E.T. faturou quase 800 mi).
Fiz uma lista de 20 filmes de 1982. Filmes que marcaram o ano. Filmes que só foram reconhecidos anos depois e se tornaram cult. E outros que fizeram muito sucesso na televisão brasileira durante a década de 80.




GRANDES FILMES DE 1982
(desembeste fazendo o teste)




E.T. O EXTRATERRESTRE
Obra prima do Spielberg, um dos meus filmes favoritos, mas eu não vou perdoar a edição especial, argh. A maior bilheteria do ano e da história até então, derrubou o primeiro ''Guerra nas estrelas'' ao redor do mundo (mas não nos isteites) e só perdeu o trono para outro filme do Spielberg (Jurassic park, em 1993). As crianças dominam o filme, John Williams comove na trilha musical, e o Oscar de melhor filme foi para ... Gandhi (hunf). Curiosamente, o diretor de ''Gandhi'', Richard Attenborough, caiu no colo do Spielberg e se tornou John Hammond, o dono do Jurassic Park.




CONAN, O BÁRBARO
Outro sucesso arrasador de bilheteria, e se trata de um filme baseado numa HQ. Hoje a gente pensa no Xuarza como a escolha mais óbvia para o papel, mas não foi assim na época. O cara foi meio que redescoberto, ninguém se lembrava mais do desastroso ''Hércules em Nova York'' (1970), e ele fez algumas pontas na tv. ''Conan'' transformou Arnold num astro. O filme ganhou uma continuação dois anos depois, e, naquele mesmo ano, o cara virou o exterminador do futuro. O ator voltou para o mundo dos bárbaros em 1985, em ''Guerreiros de fogo'', a adaptação da HQ ''Red Sonja'', onde tentou roubar o filme da Brigitte Nielsen.



RAMBO
A testosterona corria solta em 1982. John Rambo voltou do campo de batalha e não consegue mais levar uma vida normal. Acaba arrumando encrenca com o xerife de uma pequena e pacata cidade. Agora ele vai se defender fazendo uso de todas as táticas de sobrevivência que ele aprendeu. O filme é baseado num livro, mas o final é diferente, e por conta disso vieram as continuações: Rambo 2, de 1985, filmaço.




ROCKY 3, O DESAFIO SUPREMO
Sylvester Stallone não queria moleza em 1982. Ele queria mais um filme do Rocky Balboa. Metade luta metade novela, o filme só serviu para unir Sly, Hulk Hogan e Mr T. A franquia só voltaria aos eixos em 1985, com Rocky IV.




O CRISTAL ENCANTADO
Fantasia pesadona do Jim Henson, criador dos Muppets. Não tem nenhum ator nesse filme, apenas bonecos. Alguns são gigantes, outros são pequenos, sem humanos por perto nem dá pra saber o tamanho real deles. Jim e Frank Oz também investiram pesado em novas técnicas de animação, os robôs mais modernos estavam no filme. Seu estúdio evoluiu tanto na animatrônica que, na década seguinte, foi até possível criar uma família de dinossauros falantes (sim! Não é a mamãe!).



QUERELLE
Um dos filmes mais ousados do diretor alemão Rainer Werner Fassbinder. Também foi o seu último filme, o diretor morreu algumas semanas antes da estreia. O cara já fazia filmes de temática homossexual há muito tempo (é claro, estamos na Europa. Filmes desse tipo seriam um escândalo nos eua. No Brasil seriam proibidos. E foram mesmo!). Querelle abusa da gostosura do ator Brad Davis. É baseado num livro, mas o filme parece teatro filmado, economiza bastante nos cenários.



PORKY'S
O filme é de 1981. Foi exibido pela primeira vez em novembro daquele ano, numa única cidade norte americana. Em 1982 o filme estreou no resto do país (foi o primeiro sucesso de bilheteria do ano), deu a volta no mundo e chegou ao Brasil em julho. A trama se passa em 1954 e mostra um grupo beeem abusado de adolescentes. Ganhou uma continuação no ano seguinte, mesmo elenco, mesmo diretor. E uma terceira parte em 1985, com outro diretor.



48 HORAS
Esse filme criou um gênero novo, metade policial, metade comédia, dois parceiros que são o oposto um do outro, mas eles se dão bem no final. Para resolver um caso, o policial Nick Nolte precisa da ajuda do bandido Eddie Murphy, que ele tira da cadeia por 48 horas. Ao rever o filme nos dias atuais, você percebe uns lances racistas, mas fazer isso seria maldade, em 1982 o mundo era diferente. O filme ganhou uma continuação em 1990, depois de ter gerado a franquia ''Máquina mortífera'', e Eddie Murphy já havia se tornado um astro, com dois ''Um tira da pesada'' e algumas outras comédias.



TOOTSIE
Um filme norte americano bem ousado para 1982, e foi um baita sucesso. Dirigido por Sydney Pollack, Tootsie é um dos filmes mais injustiçados pelo Oscar. Foram 10 indicações, incluindo melhor filme, ator e diretor. Levou apenas o prêmio de atriz coadjuvante (Jessica Lange). Na trama, Dustin Hoffman não consegue um bom emprego como ator, mas acaba descobrindo que uma novela precisa de uma atriz. Então ele bota um vestido e passa no teste. Sua personagem se torna um sucesso, em todo o país, e ninguém sabe que se trata de um homem vestido de mulher. As coisas ficam mais complicadas, e esquisitas, quando ele se apaixona por uma colega de elenco.



A RATINHA VALENTE
A Disney passou os últimos anos reciclando suas animações. Começou a investir mais em televisão. Vez ou outra, um longa animado chamava a atenção. Alguns animadores estavam ficando de saco cheio. Don Bluth estava na Disney desde a ''Bela adormecida'', depois de ''O cão e a raposa'' ele pulou fora. Na MGM Bluth começou a fazer as animações que ele queria, muito mais caprichadas que os últimos filmes da Disney. ''A ratinha valente'' conta a história de uma rata viúva com 3 filhos, ela precisa se mudar antes que o fazendeiro passe por cima de sua casa com um trator. No decorrer do filme ela descobre coisas incríveis a respeito de seu falecido marido. Anos depois, Bluth lançou Fievel e a Disney resolveu acordar do coma, só por que pintou concorrência. Eles lançaram a ''Pequena Sereia'', e o resto é história.



POLTERGEIST
Filme de terror que marcou minha infância. Gerou muitas lendas urbanas (os esqueletos eram reais?). Duas atrizes morreram e a franquia ganhou fama de amaldiçoada (hey, Zelda Rubinstein morreu em 2010, aos 76, e ninguém disse nada). Hoje a gente sabe que, secretamente, Steven Spielberg foi o diretor do filme. Indicado para três Oscars (efeitos visuais, edição de som e trilha), essa pérola do horror ganhou um remake medíocre em 2015 que só acertou a mão na propaganda: "Existem filmes de terror e existe Poltergeist", é verdade.




MAD MAX 2, A CAÇADA CONTINUA
Filme australiano que estreou no país em dezembro de 1981, o resto do mundo só o conheceu em 1982. Continuação turbinada do filme de 1979, trouxe Mel Gibson de volta e também o diretor/roteirista George Miller. No filme original, Mel perde a esposa e o filho tragicamente, ele começa a caçar os assassinos, membros de uma gangue de motoqueiros. No segundo filme, wow, o mundo foi pro saco. Num futuro pós apocalíptico, as pessoas lutam por água e gasolina no meio do deserto australiano. O melhor Mad Max até a chegada de ''Estrada da Fúria'' (2015).




SEXTA FEIRA 13, PARTE 3
Por que esse filme tá aqui? Por várias razões. Foi exibido em 3D nos cinemas, com aqueles clássicos óculos em vermelho e azul. Jason veste a famosa máscara de hockey pela primeira vez, isso se tornaria sua marca registrada. E este é o segundo filme estrelado pelo cara (você sabe que ele não aparece no primeiro) e ele ainda não tem aquela capacidade de voltar dos mortos, ele ainda está vivo. Jason morre, de verdade, no quarto filme e retorna dos mortos, pela primeira vez, no sexto. É, ele também não aparece no quinto.




O MONSTRO DO PÂNTANO
Mais uma HQ adaptada para a telona. Diferente do Conan, o homem planta da DC Comics não teve tanta sorte. O filme foi um fracasso. Foi escrito e dirigido por Wes Craven, dois anos antes do cara dar início a franquia do Fred Krueger. O filme ganhou uma continuação em 1989 e, acredite se quiser, dois seriados de tv, quase que simultâneos, nos anos 1990.




TRON
Mais um filme legal que levou anos para ser redescoberto. Atropelado por E.T. nas bilheterias, essa ficção da Disney se tornou cult na era do vhs. Não foi o primeiro filme do estúdio a fazer uso de uma novidade chamada computação gráfica, mas ele abusou dela. Meu eu criança achava esse filme o maior espetáculo visual. O Oscar se lembrou do filme no ano seguinte, mas só reparou no figurino e no som (cujo prêmio foi para E.T.). Pouca gente tinha computador em casa, quase ninguém sabia o que era internet, apenas geeks (naquele tempo eram ''nerds'') conseguiam entender a trama. Ganhou uma continuação em 2010, sem o mesmo charme.




BLADE RUNNER
A mesma história triste com final feliz. O filme estreou sete dias após E.T. e naufragou. Também perdeu um Oscar para E.T. Foi redescoberto em vhs, virou cult, ganhou várias edições especiais, até em dvd, sete minutos a mais e muitas lendas urbanas. Deckard é um replicante ou não? Metade sci-fi metade noir, o mundo não tava preparado para esta maravilha em 1982. Ganhou uma continuação em 2017, eu não gostei, tiraram todo o mistério do filme original, a gente não queria explicações, caramba.





JORNADA NAS ESTRELAS 2, A IRA DE KHAN
''Jornada'' o quê? Hoje a gente chama de ''star trek''. E todos os trekkers concordam que este é o melhor filme estrelado pelo elenco do seriado de tv dos anos 1960. O diretor Nicholas Meyer conseguiu arrancar do William Shatner uma atuação memorável, quem não se lembra do ator gritando ''Khaaaaaaan!!!!". Finalmente alguém tirou o capitão Kirk do sério. O filme resgatou um vilão do seriado original e o deixou ainda mais maligno. Ricardo Montalban reprisou o papel de Khan e se tornou a maior ameaça que a Enterprise já enfrentou. Um personagem clássico até foi morto no final.




O ENIGMA DE OUTRO MUNDO
Suspense com doses de paranoia do diretor John Carpenter. Estrelado por Kurt Russell. Em uma estação de pesquisas na Antártida, um grupo de cientistas enfrenta um alienígena que pode mudar de forma e se passar por humano. Logo, ninguém confia em ninguém e todo mundo quer matar todo mundo. Acima de tudo, eles precisam matar a criatura, que quer deixar o continente gelado e avançar na direção da civilização.




APERTEM OS CINTOS, O PILOTO SUMIU 2
Não é um filme original, ele parece uma nova versão do filme anterior, mas traz novidades legais. Até diverte. Desta vez temos uma espaçonave e não um avião. Acontece um problema no computador de bordo, embora o computador não admita isso, e a nave entra em rota de colisão com o sol. Boa parte do elenco original está de volta, Peter Graves é novamente o capitão, Julie Hagerty é a aeromoça Elaine, e seu namorado Ted (Robert Hays) é a única pessoa que pode salvar todo mundo.




O ÚLTIMO AMERICANO VIRGEM
Olha a pornochanchada brasuca invadindo o mercado norte americano. E parece que, por conta de tanta safadeza, o filme conseguiu uma boa bilheteria. Mas o Brasil de 1982 era foda. O filme só pôde estrear por aqui em 1986, após o fim da ditadura militar. E se tornou um sucesso na tv aberta. Mas, diferente do primo Porky's, esse filme começa com comédia, depois vem o romance e termina no drama descarado, aquele final deixou toda uma geração revoltada. O bonitão Steve Antin, o cara que pegava todas, fez o Troy em ''Os Goonies'', saiu do armário, e dirigiu a Cher em ''Burlesque'' (2010).




LISTA ÓBVIA DOS MELHORES FILMES DE 1982

FITZCARRALDO
VICTOR OU VICTORIA
GANDHI
O ANO EM QUE VIVEMOS EM PERIGO
A ESCOLHA DE SOFIA
QUANDO OS JOVENS SE TORNAM ADULTOS
NUM LAGO DOURADO
FANNY & ALEXANDER
O VEREDITO


Vou dedicar essa postagem ao meu namorado. Hoje é aniversário do Anselmo. Ele não nasceu em 82, mas tinha 1 ano na época 💙.

4 comentários:

Frazec (vulgo Jean-Philipe Rameau) disse...

Fofa, a dedicatória!
:-)

Frazec (vulgo Jean-Philipe Rameau) disse...

And happy birthday to him!

Anônimo disse...

Que fofo! O baby Selmie já era fofinho.

O triste é que desse ano só vi 9 produções, dois deles são filmes d'Os Trapalhões.
A Ratinha Detetive era um filmão pra mim. Lembro dele sempre com boas memórias.
Na minha coleção só tenho Conan e adoro rever. Acho que as produções eram mais fáceis, não envolviam tanto compromisso com drama.

Silas M. disse...

Parabéns, Anselmo!
Adoro Querelle. O livro é desconcertante e o filme ultra ousado!