16.5.18

DIGA ''SIM'' ÀS DROGAS


Como fã do filme de 1982 (e por falar em 1982, tem edição especial saindo do forno), eu pesquei todas as referências espalhadas pelo filme TRON, O LEGADO (2010). Eles realmente tentaram explorar o universo do filme original, trazendo vários elementos de volta. O filme de 1982 abusava da computação gráfica, eu adorava aquilo, mas foi indicado para apenas 2 Oscars (figurino e som). O filme de 2010 também traz efeitos especiais lindões (e só conseguiu uma indicação ao Oscar de melhor edição de som), tem um Jeff Bridges, rejuvenescido digitalmente, que rouba a cena, eu fiquei de queixo caído.
Aí, quando a gente coloca os efeitos de lado ... sobra a trama pouco inspirada. Na verdade, apelaram para questões filosóficas no estilo Matrix barra Ghost in the shell, de maneira forçada, sem dar certas explicações que até um leigo em metafísica cobraria (deixa esse tipo de coisa pros japoneses, Hollywood).
Pra mim é meio difícil dizer onde exatamente esse filme errou. O primeiro filme não foi um sucesso de bilheteria, foi atropelado pelo E.T. do Spielberg. E pouca gente na época entendia de computação, a trama era complexa demais pro povão. Mas o filme se tornou cult, ganhou até versões em HQ. O filme de 2010, por outro lado, não vai ter uma vida tão longa assim.



 

Nenhum comentário: