31.10.17

livro - A HISTÓRIA SECRETA DA MULHER MARAVILHA


O filme, baseado no livro, já estreou lá fora (''professor Marston and the Wonder Woman'', com Luke Evans). Por aqui, ele deverá chegar (talvez) em dezembro, mas ainda não recebeu um título br. Dá tempo de você correr atrás do livro que é muito bom. A autora reuniu muito material para contar a história do dr William Moulton Marston. Do seu nascimento, e também desde o nascimento de suas esposas, passando pela invenção do detector de mentiras, sua carreira como professor e finalmente, a criação da Mulher Maravilha (quase no final de sua vida).
A história da MM começa com as sufragistas. As mulheres norte americanas estão lutando pelo direito de votar, de decidir se querem ou não ter bebês e tentam entrar no mercado de trabalho. A situação não é nada boa. As sufragistas se acorrentam nos portões da Casa Branca, fazem greve de fome, muitas são presas. 
Marston é feminista, ele acredita que as mulheres deveriam governar o mundo. 
Ele vive, secretamente, com duas esposas. Na verdade, uma esposa oficial e uma amante, eles formam um trio apaixonado, nem mesmo os filhos da amante sabem que Marston é seu pai biológico, um segredo que ficou guardado por décadas. As esposas são feministas, elas ajudaram Marston a criar a MM nos anos 1940, a esposa número um adora mitologia grega, a número dois usava braceletes o tempo todo, o laço da verdade é uma versão do detector de mentiras de Marston.
Nos primeiros anos a MM sofreu duras críticas. Por usar pouca roupa e por aparecer (em quase todas as histórias) amarrada ou amordaçada ou, o mais comum, acorrentada. A heroína estava sempre quebrando correntes, elas simbolizavam a opressão dos homens, mas sim, Marston era realmente chegado num bondage.
O livro tem 479 páginas mas a história principal termina na página 362. São mais de 100 páginas com agradecimentos e notas (eu não curto quando colocam as notas no final do livro ao invés de usarem os rodapés das páginas).










FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: the secret history of wonder woman
ANO: 2015
AUTORA: Jill Lepore
PÁGINAS: 479
EDITORA: best seller

Nenhum comentário: