20.10.17

CHP - ORIGENS SECRETAS

A PRINCESA E O SAPO
 
Depois de fracassos como ''O planeta do tesouro'' e ''Nem que a vaca tussa'', a Disney pensou no impensável, fechar o clássico departamento de animação 2D e investir apenas em animações digitais. John Lasseter, responsável por vários sucessos da Pixar desde ''Toy Story'', resolveu fazer alguma coisa para impedir isso. Ele seria o produtor executivo de uma nova animação em 2D. Ele convenceu a Disney e a Disney resolveu pegar pesado na receita: 

Gênero: contos de fada.
Diretores: John Musker e Ron Clements (a pequena sereia, Aladdin, Hércules).
Compositor: Randy Newman (Toy Story, Vida de inseto, Monstros SA).
Cenário: Nova Orleans. A cidade havia sido devastada pelo furacão Katrina em 2005. Acho que o estúdio queria sensibilizar o público fazendo um filme do tipo ''carta de amor para a cidade''.
Desenhos: Aladdin + Eric = Naveen, Bela + novas cores = Tiana, vilão = Jafar. Nada original aqui.

Aí a Disney começou a vender o filme da maneira errada. Olha só, a primeira princesa negra do estúdio, eles diziam. Na reta final da produção cada um dos anúncios do filme gerava polêmica. A personagem principal não podia se chamar Maddy, isso fazia a comunidade negra se lembrar de Mammy, a ama (escrava) de Scarlett em ''E o vento levou''. Então o nome foi alterado para Tiana.
O título do filme também tava ofensivo, ''a princesa sapo'' (isso também entrega um pouco da trama), aí mudaram para ''a princesa e o sapo''. O fato de Tiana ser uma garçonete negra em 1926 também gerou polêmicas, era muito estereotipado, mas não dava para apagar isso em cima da hora. A Disney preparou o filme para tudo, menos para a época do politicamente correto.
E quando a produção não faturou o esperado nos cinemas, o estúdio culpou o título do filme. Segundo eles, a palavra ''princesa'' afugentou o público masculino (os meninos). Dito e feito, a Disney rapidamente mudou o nome do filme da Rapunzel para ''Enrolados''.

E por falar em princesas (já viu a edição especial aqui no blog?), aí vem um banho de água fria: segundo as regras da nobreza, princesa é uma moça que é filha de um rei ou de uma rainha. Se uma moça qualquer se casa com um príncipe, ela não se torna uma princesa, ela recebe outro título. Logo, Merida, Branca de neve, Ariel, Aurora, Jasmine, Anna, Elsa e Rapunzel são princesas legítimas. Bela, Cinderela e Tiana não são princesas de verdade.
 

2 comentários:

Anônimo disse...

Sinceramente, politicamente correto dá nojo.
Eu gosto desse filme.

Kayo Ewing disse...

Esse último trecho, não se rio ou se choro kkk