10.10.17

CHP CULT


Filme sul africano com uma pitada de humor britânico, OS DEUSES DEVEM ESTAR LOUCOS (1980) fez muito sucesso ao redor do mundo, mas levou anos para dar a volta no globo (só chegou nos isteites em 1984). Ganhou vhs por aqui, e também um dvd, em 2003. Uma das minhas comédias favoritas de quando eu era criança. Tá, ok, o filme ainda é legal.
Na trama, acompanhamos o dia a dia de uma tribo africana, no Kalahari, que vive isolada do resto do mundo. Triste história, quando o filme foi lançado, a tal tribo não existia mais. O ator principal (falecido em 2003) é na verdade um fazendeiro namibiano. Um dia, um sujeito joga pela janela de um avião uma garrafa de coca cola. A tribo encontra a garrafa e aí eles começam a acreditar que ela é um presente dos deuses. Mas todos eles querem ter a posse do tal presente ao mesmo tempo, aí começam as brigas. O pobre Xi decide levar o presente embora, ele vai encontrar o fim do mundo e jogar a garrafa fora. Durante a jornada, ele encontra muitas ''pessoas sérias'', gente branca que fala esquisito e usa roupas demais. No final, ele ajuda no salvamento de dezenas de crianças que foram raptadas por bandidos.
O segundo filme, lançado oito anos depois, tem muito mais comédia em comparação. Xi precisa resgatar seus dois filhos que estão presos num caminhão pipa que está atravessando a África. Eu adoro esse filme também.
Pintou uma horrível parte 3 em 1993, que se passa na China, não perca seu tempo com ela. Os dois primeiros filmes são verdadeiros clássicos da comédia.

Nenhum comentário: