29.10.17

chp apresenta


ESPECIAL DE DIA DAS BRUXAS
(ANO 10)

Opa, minha décima postagem de Halloween. Teve um ano em que eu quase desisti de fazer essa postagem anual porque tava sem ideias. Este ano foi o oposto, a ideia surgiu depois que eu publiquei a postagem do ano passado, minhas anotações ficaram guardadas por doze meses. Este ano o assunto é ''filmes de terror estrelados por crianças''. Porque não existe coisa mais assustadora que crianças, tô certo?



COLHEITA MALDITA (1984)
E começamos por Stephen King. Dois adultos vão parar numa cidade, no meio do nada, onde as crianças seguem as ordens de um menino assustador, como se ele fosse um deus. Nessa seita, adultos precisam ser sacrificados. Coitada da Linda Hamilton, todo mundo queria matar ela em 1984, até robôs do futuro.



A PROFECIA (1976)
Parte um de uma trilogia, mas o primeiro filme funciona muito bem sozinho. Gregory Peck começa a suspeitar que seu filho é o anticristo, o pivete tem até o 666 no crânio como marca de nascença. Filmão dirigido por Richard Donner, o filme gerou várias lendas urbanas desconcertantes a respeito de seus bastidores. 



CARRIE, A ESTRANHA (1976)
King de novo, com Brian De Palma na direção. Terror que marcou época, duas atrizes foram indicadas ao Oscar. Um dos primeiros filmes do John Travolta, ele só se tornaria um astro no ano seguinte. O filme deixa muita coisa legal do livro de fora, até o final é meio diferente, mas quem é que não pulou do sofá quando aquela mão saiu do chão?
Esqueça o remake (1)



GAROTOS PERDIDOS (1987)
''Dormir de dia, fazer festa à noite. Nunca ficar velho. Nunca morrer. Ser vampiro é o maior barato''. Concordo com o poster do filme. Ainda mais se o filme for uma espécie de os Goonies com vampiros. Tem até os dois Corey no elenco. É o filme de vampiro mais pop que você já viu. Mandou bem, Joel Schumacher.



A HORA DO ESPANTO (1985)
Dois garotos suspeitam que o novo morador da rua é um vampiro. E ele é mesmo !!! Aqui rola algo raro, eles pedem a ajuda de um adulto (que assume o papel de alívio cômico). Colin Farrell é mais interessante que o Chris Sarandon, mas mesmo assim, esqueça o remake (2). Um dos garotos, Stephen Geoffreys (que tinha tudo para virar um astro), acabou no pornô gay.



POLTERGEIST (1982)
Recentemente, descobrimos que o filme (ou parte dele) foi secretamente dirigido por Steven Spielberg. Ele estava filmando ET e o contrato o proibia de dirigir outro filme ao mesmo tempo. Oficialmente, Tobe Hooper (falecido em agosto) é o diretor. Brrr, esse filme me dava muito medo quando eu era criança, aquele palhaço ... Mais um filme que gerou lendas urbanas de bastidores, uma atriz morreu, mas os esqueletos eram falsos.
Esqueça o remake (3).



O EXORCISTA (1973)
Lendas urbanas, clássico, Oscar, bilheteria, esse você já conhece. Fuja dos remakes e das continuações e paródias, etc. O novo seriado de tv eu ainda não vi.



A ESPINHA DO DIABO (2001)
Filmão do Guillermo del Toro, deu um novo gás aos filmes de terror na virada do século. Durante a guerra civil na Espanha, um garoto vai parar num orfanato, assombrado por um menino fantasma, que está em busca de vingança. Marisa Paredes tá no elenco.



RING: O CHAMADO (1998)
Remake americano NÃO, original japonês SIM, esse é o meu lema. Veja também as continuações e o prequel, mas apenas uma olhadinha, o primeiro filme é o mais legal. Baseado numa lenda urbana do Japão.



O ANJO MALVADO (1993)
Qual é o problema com esse garoto? Macaulay Culkin quer provar que também sabe fazer vilões. Ele adora coisas violentas e não vai deixar o primo Elijah Wood estragar sua diversão.




O ILUMINADO (1980)
Mais um King. Essa versão de Stanley Kubrick é a favorita de muita gente, já é um filme cult, mas o escritor detesta esse filme. Não sei quantas outras versões existem do livro, tem até mini série. Eu fico apenas com o filme de 1980, Jack Nicholson está incrível, como sempre.



OS OUTROS (2001)
Esse filme veio no embalo do sucesso de 1999 ''o sexto sentido'', tem até aquela reviravolta marcante no final. Mas eu nunca sei o que pensar daquele final. Nicole Kidman ficou louca? Não parece estar louca. Então por que ela fez aquilo? Cadê o motivo? E as crianças ainda ficam perto dela depois de descobrir a verdade?




A ALDEIA DOS AMALDIÇOADOS (1960)
O remake de John Carpenter (1995) tem um elenco estelar, mas, caramba, o filme de 1960, em preto e branco, é muito mais macabro. Do nada, todos os moradores de uma pequena cidade pegam no sono em plena luz do dia. Quando despertam, todas as mulheres estão grávidas. As crianças que nascem, nove meses depois, são todas iguais, com cabelos prateados. E elas andam por aí em bandos. Mais tarde descobrimos que elas têm poderes mentais e que podem obrigar os adultos a fazerem coisas horríveis.



THE GATE, O PORTAL (1987)
Junte esse filme com outros 3 desta lista (adivinhe quais) e você terá o seriado Stranger Things. Esse filme, estrelado pelo pequeno Stephen Dorff, é muito divertido. Ele e um amigo abrem um portal para uma dimensão cheia de monstros usando a capa de um disco de rock (a banda em questão está mortinha da silva, mas eles também ensinam a fechar o portal no encarte). Sobrou para a irmã do garoto que prometeu tomar conta de tudo enquanto os pais estão fora.

 

O SEXTO SENTIDO (1999)
Um dos maiores sucessos do ano, seis indicações ao Oscar (incluindo melhor filme e diretor). Você estava se perguntando quando é que esse filme vai aparecer aqui. Ele não poderia ficar de fora da lista.

 


DEIXA ELA ENTRAR (2008)
Filme sueco SIM, remake americano SÓ PARA OS FRACOS. Um garotinho solitário faz amizade com uma menina que é uma vampira. A pobre coitada anda passando por dificuldades na hora de encontrar seu sanguinho de cada dia. O clímax é espetacular, violento sem ser explícito. O final também é legal.

 


DEU A LOUCA NOS MONSTROS (1987)
Esse é um Goonies + monstros no geral. As crianças do filme criaram um clube na casa da árvore, o monster squad. Eles sabem tudo a respeito dos monstros. Mas o que eles não sabem é que o conde Drácula, o verdadeiro, está por perto, ao lado do lobisomem, da múmia, do monstro da lagoa negra e do monstro de Frankenstein. Os garotos precisam abrir um portal para o limbo para livrar o mundo dessas criaturas. Diversão garantida.




BALA DE PRATA (A HORA DO LOBISOMEM) (1985)
E terminamos com Stephen King, ele adora crianças (opa), e tem um Corey Haim bem novinho no elenco. O pivete descobre que tem um lobisomem matando pessoas em sua cidade (acho que o livro deve explicar o motivo, no filme é difícil estabelecer uma relação entre as vítimas). A maquiagem do bicho deixa a desejar, mas a versão humana é atraente.

3 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Mais crianças assustadoras

Chamas da vingança
Cemitério maldito
O grito (2002)
Espíritos 2 (alone)
A órfã
Mama
O babadook
O orfanato
Tara maldita (1956)

Fernando F disse...

Esperando pra saber o que vc achou da segunda temporada de Stranger Things, Alessandro. Terminei hoje e achei foda de mais...

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

acho que vou ver isso no próximo fds, e vou fazer um post sim