4.9.17

chp apresenta





LIGA DA JUSTIÇA
EDIÇÃO ESPECIAL


Em duas ocasiões, lá no outro universo, os Vingadores se reuniram para bater um papo sério. Todos os membros honorários foram chamados, haviam dezenas de heróis no local, o pessoal queria montar uma nova equipe. No final da história alguém perguntou: o que vamos fazer com tantos Vingadores?
Quando surgiu a ideia de fazer uma edição especial da Liga eu pensei a mesma coisa. Eu colecionava HQS da Marvel, não da DC Comics. Mas eu conhecia a DC através de filmes, seriados, desenhos ... eu cresci vendo o ''Desafio dos Super Amigos''. E uma rápida pesquisa me revelou que a formação da Liga mudou muito pouco desde 1960. Existem vários membros honorários, é verdade, mas a santíssima trindade (Superman, Batman, Mulher Maravilha) sempre esteve lá, e os outros medalhões, heróis que já tinham a própria HQ antes da criação da Liga (Lanterna Verde, Flash, Aquaman), também estão presentes. Ora, então quer dizer que fazer uma EE da Liga não deve ser tão difícil, não preciso saber quem é o tal de Tornado Vermelho. E os medalhões ... todo mundo já conhece. Resta apenas contar a história deste famoso super grupo. Então, ''avante'' Liga, essa é a minha postagem de número 10 mil !!!






Na década de 1940 as vendas das HQs da DC Comics estavam em baixa, a santíssima trindade ainda vendia gibis, mas muitos outros heróis tiveram seus títulos cancelados (o Lanterna Verde ficou sem revista em 1948). Então a DC decidiu reformular tudo, e assim, a era de ouro dos quadrinhos (1938-1955) acabou, e a era de prata (1956-1969) começou. A Liga da Justiça surgiu nesse momento de transição entre as eras. E tudo começou com o Flash. Ele ganhou um novo uniforme e uma nova identidade, Barry Allen. Outros heróis também passaram por mudanças, e quando chegou a hora de mexer na Sociedade da Justiça da América (o primeiro super grupo da História, com Sr Destino, Lanterna Verde (Alan Scott), Joel Ciclone, Homem Hora, Sandman, Gavião Negro, Átomo e Espectro), o grupo passou a se chamar Liga da Justiça da América, recrutando os heróis mais famosos da editora.

Caçador de Marte, Superman, Mulher Maravilha, Aquaman, Lanterna Verde (Hal Jordan), Flash e Batman.





Para a Mulher Maravilha esse foi um ótimo momento. Ela estreou nas HQs em 1940 e foi aceita como membro honorário da Sociedade da Justiça no ano seguinte, mas ela era a secretária do grupo (!!!!). A Liga da Justiça estreou em sua própria HQ em 1960, os heróis lutaram contra um monstro alienígena chamado Starro. A HQ foi um sucesso de vendas. O Arqueiro Verde entrou para o grupo em 1961, na edição número 4, em 1964 foi a vez do Átomo e do Gavião Negro. No final da década o Caçador de Marte deixou a Liga e só voltou no final dos anos 1980.
Em 1961 a Marvel resolveu dar o troco e criou também um super grupo, o Quarteto Fantástico (mais tarde, em 1963, vieram os Vingadores). Nesse mesmo ano, o Flash Barry Allen encontrou o Flash da era de ouro, Jay Garrick, e, mais uma vez, por conta do Flash, tudo mudou na editora. Ficou estabelecido que a Liga da Justiça vive na Terra 1 e a Sociedade da Justiça vive na Terra 2, nascia o multiverso da DC.
A Liga chegou ao Brasil em 1962, numa HQ chamada ''Os Justiceiros''. Naquela época, a Mulher Maravilha ainda era chamada de Miss América por aqui. A Liga ganhou sua própria HQ bê erre em 1967.
Em 1963 os dois grupos (Liga e Sociedade) se encontraram nas sagas ''Crise na Terra 1'' e ''Crise na Terra 2''. Por conta do sucesso das vendas, a DC começou a usar a palavra ''crise'' para batizar as sagas mais impactantes, aquelas que mudam o rumo das HQs (crise nas infinitas Terras, de 1985 - crise de identidade, de 2004 - crise infinita, de 2005 - crise final, de 2008).




Em 1969/70, a Liga abandonou o quartel general dentro de uma montanha e se mudou pro Satélite da Justiça. os membros eram outros: Arqueiro Verde, Eléktron, Gavião Negro, Canário Negro, Vingador Fantasma, Homem Elástico, Tornado Vermelho, Zatanna e Nuclear.
Na década de 1980 a Liga mudou novamente, apareceram muitos heróis de segundo escalão, algo que não agradou os leitores. Depois da saga ''crise nas infinitas Terras'' a Liga recebeu heróis de Terras diferentes. Mas as vendas estavam baixas demais, os leitores estavam trocando a Liga pelos Jovens Titãs. Os membros fundadores (ou seus sucessores, já havia um novo Flash) voltaram para a equipe, aos poucos, nos anos 1990. 




Em 2003 veio um crossover interessante, ''Liga da Justiça vs Vingadores''. Foi um choque cultural quando os heróis trocaram de universo. O Capitão América ficou bobo de ver como as pessoas idolatram os heróis da Liga, tem um museu do Superman, outro do Flash ... e o Superman viu os Vingadores como ''vilões'', uma vez que, na Marvel, apenas o Quarteto Fantástico é amado pelo povão (mutantes e até vilões já fizeram parte dos Vingadores, o povo não perdoa isso).
Em 2011, o Flash, ele de novo, zerou a cronologia da editora na saga ''Ponto de ignição''.  Esse novo começo trouxe os medalhões de volta, mas com Ciborgue no lugar do Caçador de Marte. Agora o grupo se chama Liga da Justiça, sem o ''América''.




Surgiu também a Liga da Justiça Internacional, reunindo vários heróis, com embaixadas ao redor do mundo. E havia também a Liga da Justiça da América, sem nenhuma ligação com a Liga principal, eles só não colocavam os pés pra fora dos isteites. Ao longo dos anos surgiram outros grupos derivados, a Liga da Justiça da Europa, Canadá, Antártida, Justiça Extrema, Força Tarefa, Liga da Injustiça e Liga Sombria. O novo reboot (2016) trouxe os medalhões de volta e dois Lanternas Verdes, um homem e uma mulher.







Em 1973 a Hanna-Barbera lançou o seriado ''Superamigos''. Foram mais de 200 episódios porque a série mudava de nome de tempos em tempos, seguiu esse caminho até 1985, com poucas alterações no elenco. Muitos heróis que nasceram no seriado foram parar no gibi algum tempo depois (Samurai, Chefe Apache, Vulcão Negro, Super Gêmeos ...), a sala de Justiça também ficou famosa. Outra criação do seriado que marcou época foi a Legião do Mal. Treze super vilões que eram arqui inimigos de membros da Liga: 

Lex Luthor (inimigo do Superman) 
Capitão Frio (inimigo do Flash)
Grundy (inimigo da SJA)
Bizarro (inimigo do Superman)
Charada (inimigo do Batman)
Arraia Negra (inimigo do Aquaman - a dublagem br chamava o cara de ''Gafanhoto'')
Homem Brinquedo (inimigo do Superman)
Brainiac (inimigo do Superman)
Cheeta (inimiga da Mulher Maravilha)
Sinestro (inimigo do Lanterna Verde)
Grodd (inimigo do Flash)
Giganta (inimiga da Mulher Maravilha - mas só encarava o Chefe Apache na série)
Espantalho (inimigo do Batman)



Nos anos 1990, a Warner lançou o seriado animado do Batman, mó sucesso. E em seguida veio o seriado animado do Superman. Finalmente, em 2001, pintou o seriado da Liga da Justiça, com os membros fundadores, mas trazendo a Mulher Gavião no lugar do Aquaman. Não demorou muito, o seriado foi sucedido pela série ''Liga da justiça sem limites''. Vários heróis da DC passaram por essa série porque as tramas eram protagonizadas pelos membros honorários. A Liga voltou a ter sua própria série em 2016 com ''Liga da Justiça Ação'', temos a santíssima trindade no elenco fixo e vários outros heróis em participações especiais.





A cada ano, a Warner arrasa nos longas animados, desde os tempos da série animada do Batman. O Sups também ganhou filmes legais. O seriado de 2001, da Liga da Justiça, ganhou um filme chamado ''Liga da Justiça: Escrito nas estrelas'', onde vemos uma armada Thanagariana invadindo a Terra. 
Em seguida vieram adaptações de sagas que fizeram muito sucesso nas HQs.
Em ''Liga da Justiça - a nova fronteira'', revisitamos os heróis da era de prata em plena guerra fria. Em ''Crise em duas Terras'', um Lex Luthor bonzinho, de outra Terra, pede a ajuda da Liga para combater o Sindicato do crime, a versão maléfica da Liga da Justiça.
Em ''Liga da justiça - a legião do mal'', um grupo de vilões consegue derrotar a Liga usando informações que estavam no bat computador.  Em ''Ponto de ignição'', Flash volta no tempo para salvar a vida de sua mãe e acaba mudando o presente. Agora o mundo vive à beira de uma guerra entre as amazonas (lideradas pela Mulher Maravilha) e os atlantes (liderados pelo Aquaman). É o longa mais violento até o momento.



''Liga da Justiça - guerra'' é um novo começo. Darkseid está invadindo a Terra, os heróis ainda não se conhecem e vemos a origem do Ciborgue. A batalha final faz o filme valer a pena. ''Trono de Atlântida'' é o patinho feio da coleção, o filme é muito ruim, também fica devendo no visual. ''Liga da justiça - deuses e monstros'', outra Terra, outra Liga. Eles usam a força bruta para manter o mundo em paz, e com medo. Nessa realidade o Batman é um vampiro.



Em ''Liga da justiça vs jovens Titãs'', um demônio começa a manipular a Liga, dando início a uma luta entre os medalhões e os pivetes. Um toque, todos os filmes estão interligados, antes de ver ''Liga vs Titãs'' é necessário ver ''O filho do Batman''. ''Liga da Justiça - armadilha do tempo'' é uma nova versão de um famoso episódio de ''Superamigos'', quando Lex Luthor volta no tempo e muda a origem de alguns heróis.
O filme mais recente, ''Liga da Justiça sombria'', mostra o Batman ao lado de alguns heróis com poderes mágicos, como John Constantine e Zatanna, tentando derrotar um vilão misterioso.


E temos Lego também. O filme ''Lego Batman, o filme, super heróis se unem'' pega cenas animadas do game ''Lego Batman 2'', mistura com cenas novas e conta a história do jogo. ''Liga da Justiça - ataque da legião do mal'' faz uma homenagem ao seriado de 1973. ''Liga da Justiça - combate cósmico'' é a continuação, os heróis enfrentam Brainiac. ''Liga da Justiça vs Liga Bizarro'' é fraquinho, é para os pequenos. E, ''Liga da Justiça - revolta em Gotham'' é o mais divertido. Quando o Batman tira férias, o Superman se torna o protetor de Gotham City e acaba fazendo muitas trapalhadas porque não está acostumado com os inimigos malucos do homem morcego.







Certo, o que sabemos do filme até o momento? O Superman está no elenco, o estúdio tenta esconder isso, evitando de mostrar o cara nos trailers, mas todo mundo já sabe (hey, temos internet), o filme continua do ponto onde ''BatvsSups'' parou. Os parademônios de Darkseid estão invadindo a Terra, deixando caixas maternas (spoiler da Lego), mas o vilão do filme será o Lobo das Estepes (spoiler da Lego e cena deletada do filme anterior). Joss Whedon dirigiu cenas adicionais mas só será creditado como roteirista do filme. O ''cômico'' Lex Luthor vai voltar (pff) e uma cena onde a Mulher Maravilha luta contra um Minotauro foi deletada na edição final. Rumores absurdos, o Lanterna Verde vai aparecer no final do filme e a capa que vemos balançando na frente do Alfred, no trailer, pertence ao Shazam. LIGA DA JUSTIÇA deverá estrear no Brasil no dia 16 de novembro.


4 comentários:

Anselmo disse...

Postagem número 10.000! grande grande marco em grande estilo, parabéns!

Jota Farr disse...

Adorei, muito bom!

Caser Pakile disse...

Parabéns pela postagem 👏👏👏👏👏👏

Kayo Ewing disse...

Confesso que não tava esperando por esse tiro rsrs
Arrasooou!❤