3.8.17

DÊ UMA CHANCE PARA ...


E aí, ''up, altas aventuras'', ganhou o Oscar de melhor animação em 2010, não sou muito fã deste filme. Poderia ter sido ''Coraline e o mundo secreto'', ou o ''Fantástico senhor Raposo'' (o que ''A princesa e o sapo'' tava fazendo naquela lista?). E havia ainda outra animação, inédita no Brasil, só fui conhecer quando saiu o dvd (que só chegou aqui em 2012).
UMA VIAGEM AO MUNDO DAS FÁBULAS (eita título infeliz) é uma animação irlandesa de 2009. É um desenho em 2D que abusa da perspectiva 2D, porque ele tenta recriar o visual de ilustrações da idade média. Essas ilustrações são o tema do filme, ele conta uma parte da história do famoso livro de Kells (vai passar por Dublin? Visite a biblioteca do Trinity College, o livro tá lá), um livro cheio de belas ilustrações.
No filme, um noviço chamado Brendan vive na abadia de Kells. O abade é seu tio e ele está sempre ocupado construindo uma enorme muralha ao redor da abadia, temendo um ataque dos vikings. Um monge chamado Aidan chega trazendo o lendário livro e pede a ajuda de Brendan. O garoto atravessa as muralhas, desobedecendo o tio, e entra na floresta em busca de uma frutinha que pode gerar uma tinta especial para o livro. Durante a aventura ele se torna amigo de uma ninfa chamada Aisling.
Existe um espírito do mal na floresta e os vikings estão chegando. O filme é muito bonito mas não é para crianças.

Um comentário:

FlavioH disse...

Duas grandes animacoes da mesma epoca, esse e Song of the Sea!