20.2.17

dvd - ALICE


A VIAGEM DE ALICE (o dvd br, que acabou de ser lançado, se chama apenas ''Alice'') é um filme de 1987, de Jan Svankmajer (o diretor de ''Faust''). Meu primeiro filme da Checoslováquia, não estou familiarizado com o idioma, parece que a menina fala o valiriano de game of thrones, é interessante. Essa é a versão mais surrealista de Alice que já vi, ela segue o livro numa boa, mas toma algumas liberdades, pouca coisa faz sentido. É um filme sombrio, gótico, bizarro ... fãs de Tim Burton vão amar esse filme.


A garotinha Kristýna Kohoutová é a única atriz no filme, a irmã de Alice não é vista dos ombros para cima. O restante do elenco é formado por bonecos animados por stop motion e marionetes, muitos são animais empalhados (o coelho branco é assustador, eu amei). Alice está sozinha em seu quarto quando um coelho empalhado cria vida, veste algumas roupas, e pula dentro de uma escrivaninha. A menina vai atrás dele e acaba indo parar numa casa abandonada onde encontra coisas estranhas em cada cômodo. Ela também é animada, quadro a quadro, sempre que encolhe e se transforma numa boneca de porcelana.







A menina narra todo o filme e também faz a voz dos personagens. Não é um filme para crianças, o final gela a espinha. Cuidado, ''Alice e o lado negro do espelho'' também ganhou um dvd br recentemente, mas o filme é uma produção fundo de quintal sofrível, passe longe.
E por falar em adaptações, o dvd de ALICE traz vários extras. Tem a primeira adaptação do conto, um filme mudo de 1903. Uma versão de 1921, dois curtas que foram inspirados no filme de 1987 e outras encarnações da personagem, um info comercial sobre embalagens de produtos (Alice in label land, 1974).

Nenhum comentário: