30.11.16

CHP COLLECTION


A lista de filmes filmes é pequena, mas tem muito mais coisas por trás desta coleção. Eis minha coleção de filmes da DC COMICS.

É claro que a gente começa pelo ''Superman'' de 1978. Recentemente, comprei a versão estendida em blu-ray. 
Na mesma caixa prateada de dvds, veio o disco do segundo filme, e, infelizmente, a caixa também trouxe o terceiro filme.
Tenho também a primeira edição em dvd de ''Superman, o retorno''. Disco duplo, caixa vermelha, correndo atrás do prejú.
Meu box de dvds do Batman tem quatro filmes e quatro cards legais. Comecei a comprar os filmes em blu, e até agora só tenho o segundo (Batman, o retorno). A trilogia de Christopher Nolan está todinha em blu, a primeira edição de cada um, comprados separadamente. 
Também tenho o ''Lanterna Verde'' do Ryan Reynolds, e por que não?
E os dois filmes mais recentes: ''O homem de aço'' e ''Batman vs Superman, edição definitiva''.

Seriados de tv ... são vários.
As cinco primeiras temporadas de ''Smallville'' (ficou meio chato depois disso), quatro temporadas de ''Arrow'', duas do ''Flash'', duas de ''Gotham'', uma da ''Supergirl'', duas de ''Jovens Titãs'' (2003), uma de ''Legião dos Super Heróis'', a série animada do Batman (completa) e mais de trinta telefilmes animados (aqueles do Bruce Timm).

Falta alguma coisa? Ainda não comprei o blu do Batman de 1989 e nem o blu do Sups de 1980, o restante da cronologia não me interessa ver em agá dê. Também estou me devendo a primeira temporada de ''Legends of tomorrow'' e a terceira dos ''Jovens Titãs'' (vendida em dvds separados, é difícil encontrar o volume 1). A segunda temporada de ''Legião dos Super Heróis'' eu acho que nem veio pra cá. ''Superman, em busca da paz'' não quero nem de graça.
 

CHP CULT


A trilogia de Molly Ringwald transformou a atriz na namoradinha da América. Em 1984 ela era uma adolescente deprimida, a família toda esqueceu seu aniversário de dezesseis anos. Em 1985 ela era uma ''princesa'' na detenção, presa na escola por nove horas. ''Gatinhas e Gatões'' e ''Clube dos cinco'' também atingiram o status de filme cult, mas minha Molly favorita está no terceiro filme, de 1986, A GAROTA DE ROSA SHOCKING.

O filme foi escrito por John Hughes, mas não foi dirigido por ele. Molly amadureceu e pegou um papel mais realista (que Jodie Foster recusou), isso ajudou o público a se identificar melhor com a personagem. Ela vive sozinha com o pai na periferia, eles não têm muita grana, ela toma conta dele e também da casa. Ela adora vestir rosa e não é nada popular na escola. Aí ela conhece Blane, que é rico e popular. A relação dos dois é meio complicada, ela é pobre, mas batalhadora, e ele é um riquinho mimado. O melhor amigo de Blane, o detestável Steff (James Spader) acredita que Blane deveria ter vergonha na cara, ele não deveria ser visto andando por aí com uma garota qualquer.

O filme é 100% anti-Cinderela. Molly não precisa da ajuda de ninguém, ela é irritantemente orgulhosa. Ela precisa de um vestido para o baile da escola e não tem grana para isso. Então ela pega uma máquina de costura e faz seu próprio vestido (eu achei o vestido horrível, mas, hey, vai ver era moda em 1986). O que conta é a mensagem do filme, a personagem é um ótimo exemplo pras garotinhas e Blane passa longe de ser um príncipe encantado. E ele ainda aprendeu uma lição no final.
 

ORGASMO DO DIA

Baloo para maiores

CAPAS

o homem do ano, segundo a GQ australiana
 

29.11.16

DIGA ''SIM'' ÀS DROGAS


Comprei um box com os quatro filmes do Indiana Jones em blu-ray. Uma caixa horrível, nem chega aos pés daquela belíssima caixa de dvds com a (até então) trilogia, lançada em 2003. O novo box nem sequer tem extras.
Fizemos uma maratona aqui em casa e quando REINO DA CAVEIRA DE CRISTAL terminou, o Anselmo perguntou: por que o povo odeia esse filme? 
Boa pergunta.

Sei lá, eu acho que alienígenas (ou, seres de outra dimensão, se preferir) não combinam muito com o mundo do Indiana. O filme faz o tipo ''eram os deuses astronautas?'', algo que já saiu de moda, o autor do livro é realmente maluco, vamos deixar isso pra lá. Se fosse apenas uma suposição e ficasse apenas na suposição, um mistério pairando no ar lá no final do filme, aí tudo bem. Mas eles mostraram os aliens e o maldito disco voador. Isso não parece um Indiana Jones, mas daria um ótimo ''Arquivo X, o filme''.

Ok, o filme comete alguns pecados lá no final. Porém, não se pode ignorar o restante da produção. Esse filme traz algo que não se vê todo dia. O pessoal estava morrendo de medo de decepcionar os fãs, logo, o filme foi pré fabricado, ele precisa satisfazer os fãs, nos mínimos detalhes.
 
E aí entra a receita para se fazer um Indiana Jones com o DNA da franquia.

Spielberg na direção.
História de George Lucas.
Trilha de John Williams, sempre presente, e com o famoso tema musical.
Harrison Ford e Karen Allen.
Uma estátua pro Denholm Elliott (falecido em 1992) e um retrato do Sean Connery.
Um bicho nojento, formigas carnívoras desta vez.
O mapa e o aviãozinho.
E, acima de tudo, o mesmo iluminador que trabalhou nos filmes anteriores. Usando os mesmos recursos dos anos 1980, ele deixou o filme com cara de anos 1980. Foi um toque genial.
Bônus: Harrison Ford imita Han Solo em um determinado momento.
Fora isso tudo, ainda temos o ''garoto de ouro'' de Steven Spielberg, Shia LaBeouf. Se o tal garoto de ouro $%#& a si mesmo algum tempo depois, não é culpa do filme. Ele foi feito para os fãs, agradou alguns poucos fãs, e a maioria dos fãs detestou (tipo assim: mataram minha infância), quem explica isso?
 












28.11.16

ANATOMIA DE UM POSTER

(UnReal, seriado de tv, 2015)
 

ROMEU + JULIETA (20 anos)

trailer - HEROES V ALIENS

FILMES QUE VOCÊ NUNCA VIU


O ano de 2003 deveria ter sido o ''ano do Batman''. Após ter desistido de fazer ''Batman triunfante'', por conta do fracasso de ''Batman & Robin'', a Warner resolveu trazer o personagem de volta em grande estilo. BATMAN: ANO UM recontaria a origem do herói e Darren Aronofsky (Réquiem para um sonho) seria o diretor.
Ao mesmo tempo, o estúdio estaria preparando BATMAN DO FUTURO, baseado no seriado animado de 1999, com Boaz Yakin (Grande menina, pequena mulher) como diretor. Curiosamente, o nome de Ben Affleck surgiu aí no meio. Acho que hoje pouca gente se lembra que o cara já esteve pertinho de viver o homem morcego na telona. 
O projeto mais adiantado, divulgado em 2001, era o filme solo da MULHER GATO. O estúdio estava com pressa e Michelle Pffeifer não estava disponível (e nem interessada). Então, em março, a Warner confirmou Ashley Judd como protagonista do filme.

Por alguma razão, os dois filmes do Batman foram cancelados, e Halle Berry tomou o lugar de Ashley Judd. O filme da Mulher Gato estreou em 2004 e não vamos falar sobre ele (💀💣👎😬). ''Batman: ano um'' (que no final seria dirigido pelos irmãos Wachowski) virou BATMAN BEGINS (lançado em 2005). Haviam vários atores cotados para o papel principal (Christian Bale, Heath Ledger, Ashton Kutcher, Keanu Reeves, Joshua Jackson, Jake Gyllenhaal e Henry Cavill) e outros que simplesmente recusaram o convite, como Josh Hartnett. M. Night Shyamalan também não quis saber de escrever ou de dirigir o filme. Nenhum Affleck foi mencionado durante o projeto.
 

26.11.16

RESUMO DA BLACK FRIDAY

... eu e o Anselmo na loja ...

... em casa, sete horas depois ...
 

DÊ UMA CHANCE PARA ...


O CLOSET é uma divertida comédia francesa de 2001, que ganhou um remake em 2015. O filme original conta com Gérard Depardieu no elenco, mas ele não é o personagem principal. A trama é sobre um cara chamado François Pignon. Ele está separado da esposa mas ainda a ama, e muito, e ele não vê seu filho há um tempão. Ele trabalha numa empresa que faz preservativos, não tem amigos no local e, quando o filme começa, ele descobre que vai ser despedido em breve. Para Pignon, essa foi a última gota, ele agora pensa em se matar.

O cara é salvo por um psiquiatra aposentado. Os dois se tornam amigos. O velho cria um plano para salvar o emprego de Pignon. É bem simples. Pignon precisa fingir que é gay. E isso acaba dando certo. A empresa não vai despedir um homossexual, os gays poderiam dar início a um boicote. O patrão vai mais longe ainda, obriga todos os funcionários a serem gentis com Pignon. Entre eles está o homofóbico Depardieu. Com medo de perder o emprego, o valentão tenta se aproximar de Pignon, o convida para jantar e lhe dá presentes.

Essa mentira acaba criando algumas situações divertidas. A vida de Pignon muda para melhor, mas depois surgem complicações. O final é legal apesar de trazer algumas pontas soltas.
 

DIGA ''SIM'' ÀS DROGAS


MIL SÉCULOS ANTES DE CRISTO (1966) é o retrato de uma época. Hollywood está pouco ligando para História, biologia, ciências no geral, o filme está aí para entreter, não para ensinar. Estamos no ''começo da vida'' no planeta (segundo o narrador), humanos trogloditas, do tipo que arrastam mulheres pelo cabelo, dividem espaço com iguanas gigantes e dinossauros famintos.

Acompanhamos o pobre Tumak, um cara que desafiou o líder da tribo, seu pai, e perdeu. Sem casa, ele atravessa meio mundo fugindo de monstros escamosos. O rapaz é salvo pela tribo de Loana (Rachel Welch pagando o maior mico). Essa tribo é formada por pessoas loiras que são bem mais inteligentes que a tribo de Tumak. O rapaz se depara com a mais alta tecnologia da época: roupas costuradas e lanças com pontas de pedra afiada. Tumak resolve voltar para casa, com uma lança hi tech, para desafiar o pai e seu irmão cretino.

Certo, o filme tem um pouco de história para contar, mas é muito pouco para 90 minutos. Então temos várias cenas com animais de stop motion lutando. Essa é a melhor coisa do filme. Todos os bonecos foram criados e animados por Ray Harryhausen, o mago do stop motion. No fim das contas, a trama não vale muita coisa porque, no final, um vulcão explode e mata muita gente. O estúdio queria impressionar e acabou perdendo a chance de fazer algo um pouco mais divertido.

 










em cartaz - A CHEGADA


Cuidado, o filme tem uma boa dose de ficção científica, uma sci-fi casca grossa lá perto do final, mas se trata de um drama. Vemos a chegada de seres alienígenas pelo ponto de vista de pessoas comuns. Não é um ID4, lembra mais ''contato'' e ''interestelar'', mas é bem tenso, e você pode não concordar com o final. Adoro o trabalho do Denis Villeneuve, a direção tá ótima e o elenco também. Só não deveriam ter esticado tanto o final.
 

- Telefone, casa?


Amy Adams é uma famosa professora de idiomas. Quando o filme começa, ela parece estar tentando superar a morte da filha, mas tem uma pegadinha aí. Ela e o matemático Jeremy Renner são recrutados pelo Forest Whitaker quando naves alienígenas aparecem, doze delas, em diversas partes do mundo (eles se esqueceram do Brasil novamente). Amy precisa aprender a se comunicar com os aliens, o governo americano quer saber, com urgência, o que os caras vieram fazer aqui na Terra. Tem essa tensão rondando o filme o tempo todo, alguns países estão desistindo das comunicações, que são bem complicadas, e estão querendo partir logo pro ataque. Isso poderia dar início a uma guerra, é muita pressão. O final fica ao seu critério, a moça tomou a decisão certa?
 











FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: arrival
ANO: 2016
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 1h 56min
DIRETOR: Denis Villeneuve (incêndios, os suspeitos, o homem duplicado)
ELENCO: Amy Adams, Jeremy Renner e Forest Whitaker
ESTREIA BR: 24 de novembro
VEJA TAMBÉM: sinais, contato, interestellar, contatos imediatos do terceiro grau


NA POLTRONA

10 min -  eles chegaram
30 min - lulas
1 hora - alfabeto complicado
 

24.11.16

RUSSELL, NENHUM MOTIVO


SONHO DE CONSUMO




ANATOMIA DE UM POSTER

ALIEN COVENANT

De repente me lembrei do poster da primeira edição de ''O feitiço de Áquila'' em dvd. Eu adoro preto mas fala sério.
 

CAPAS



Junho de 2006, a revista SET comemorava 19 anos com uma ''exclusividade mundial''. O pessoal tava arrancando os cabelos com a volta ''triunfal'' do Superman. O filme do ano, uma das mais caras produções da história. A revista trazia várias entrevistas, tinha Bryan Singer, Brandon Routh, James Marsden, Kevin Spacey. E também Eva Marie Saint (Martha Kent), Kate Bosworth (Lois Lane) e Sam Huntington (Jimmy Olsen). Serviço completo, a saga do Sups na telona, tv e HQs, as inspirações para o roteiro, a origem do personagem e um ''vamos imaginar como seria uma sequência''.

Você sabe que o filme foi aquela decepção. Foi um troca troca de roteiristas e de diretores desde os anos 1990. Na reta final, o diretor Brett Ratner (que queria o desconhecido Henry Cavill no papel principal) deixou a produção pra dirigir o terceiro X-men. E Singer deixou os X-men pra dirigir o Superman, escalando Brandon Routh na última hora. Mas não importa se o filme foi uma bomba, a revista fez um ótimo trabalho, foram 21 páginas!                                                                                                                                                              

23.11.16

CHP CULT


CIDADE DAS SOMBRAS (1998) é um dos melhores filmes de ficção científica dos anos 1990. É melhor que ''Matrix (1999)''? Que bom que perguntou. ''Cidade das sombras'' veio primeiro. O filme não tem efeitos especiais revolucionários, mas, para 1998, eles são fantásticos. E a trama é praticamente a mesma. Um cara desperta numa banheira, sem nenhuma lembrança na cabeça, e tem uma prostituta morta no cômodo ao lado.

Sempre que o relógio bate meia noite, todo mundo na cidade cai no sono. Homens carecas chamados Estranhos voam pela cidade adormecida enquanto os prédios mudam de lugar. O protagonista descobre que o mundo real é uma farsa, ele desenvolve super poderes e contra ataca. Segredos de cair o queixo são revelados antes do final, que também é impressionante. O filme é um marco do cinema de ficção, faz Matrix perder alguns pontos no quesito originalidade.
E por falar nisso...

 

Você sabe que a maioria dos filmes leva de dois a três anos para sair do forno. ''Matrix'' já estava em produção quando ''Cidade das sombras'' estreou. O verdadeiro filme-gêmeo de ''Matrix'' é 13º ANDAR, de 1999. O filme estreou dois meses após ''Matrix'' e, assim como ''Cidade das sombras'', ele traz o mesmo tema: o mundo real é uma farsa. Neste filme, temos um cara que criou um mundo dentro do computador, uma Hollywood dos anos 1930, cada habitante da cidade tem inteligência artificial. O protagonista se conecta aos computadores e visita sua cidade digital. Mas ele está sofrendo alguns apagões, perdendo algumas horas, e seu patrão é encontrado morto. Uma das pessoas da simulação descobre que seu mundo não é real e pira na batatinha. Mas existem outros segredos no filme e o protagonista também vai acabar pirando. 

Quem curtiu ''Matrix'' 😎 não pode deixar de conferir esses dois filmes.
 

21.11.16

FUCK YEAH, NOIVO DO RICKY MARTIN





VOCÊ É TÃO FUCKING HOT, BORIS KODJOE


DÊ UMA CHANCE PARA ...


Em 2015 eu tava perguntando no blog: por onde anda esse filme? Finalmente saiu um dvd, sem extras mas vá lá. Pelo menos o disco traz a dublagem da época, pra quem curtia revê-lo na sessão da tarde. PEGGY SUE, SEU PASSADO A ESPERA (1986) é um filme gêmeo de ''De volta para o futuro'' (lançado no ano anterior), e foi dirigido por Francis Ford Coppola. 

Kathleen Turner é Peggy Sue. Ela está se divorciando do marido Nicolas Cage. Ela vai até uma reunião de ex alunos e sofre um desmaio. Ao acordar, ela se vê em 1960, no seu corpinho de adolescente. Aí ela resolve consertar tudo que deu errado em sua vida. Começando pelo namorado. Por que continuar investindo nessa relação se ela já sabe que vai terminar em divórcio (25 anos depois)?

O filme é um romance. Não é ficção científica. Ele termina com algumas pontas soltas, entenda o final como você quiser. Um Jim Carrey novinho faz parte do elenco, Sofia Coppola e Helen Hunt também. O filme conseguiu 3 indicações ao Oscar (melhor atriz (Turner), melhor fotografia e melhor figurino (dos anos 1960).
 

O FUTURO TÁ CHEGANDO

2018 - Marcus Wright desperta e encontra John Connor.


2019 - A cidade de Tóquio renasce após um ataque nuclear.


2019 - Replicantes fugitivos precisam ser caçados. 
E todos os animais são artificiais.
 

2027 - Planeta Terra, 18 anos sem crianças.


2029 - As máquinas dominaram o mundo.
(tô sabendo, alguém mais anda tendo problemas com o Windows 10?)


2032 - Dia 4 de julho, John Connor (escolha um) morreu.


2032 - Estamos descongelando gente de 1996.
 

2035 -  Um super vírus tá matando todo mundo.
 
 
 2044 - Estamos recebendo criminosos do futuro.

 
2074 - Estamos enviando criminosos pro passado.
 

2054 - Agora podemos prever os crimes.


2084 - E que tal viajar até Marte?


2100 - Sem choro, o planeta virou um lixão. Nos mudamos pro espaço.



2016 - Se puder, diga o nome dos filmes acima.
 

18.11.16

blu-ray PROCURANDO DORY


Argh, o dvd tem um poster tão bonito. O blu3D também. E o blu simples idem. O blu duplo traz a cara da Dory e nada mais. Fazer o quê? Esse lançamento tem os melhores extras. São vários, no disco 1 e no 2.


Um extra mostra como foi complicado pra Pixar fazer um polvo digital. Tem o curta ''Piper, descobrindo o mundo'', quatro aquários virtuais (''Procurando Nemo'' só tinha 1), pesquisas de animação, pesquisas sobre os animais marinhos do filme, cenas inéditas e o making of do filme dividido em temas (dos rascunhos ao tema musical).
Não se esqueça de conferir a cena pós créditos 😉.
 

FUCK YEAH, LIAM HEMSWORTH parte 2





em cartaz - ANIMAIS FANTÁSTICOS E ONDE HABITAM


Wow, 15 anos de ''Pedra filosofal'', e aqui estamos nós novamente, em novembro, vendo o mundo de Harry Potter na tela grande. Temos JK Rowling fazendo sua estreia como roteirista e David Yates mais uma vez na direção, ainda não gosto do cara, mas nesse filme ele mandou bem. Se existe uma coisinha fora do lugar nesse prequel ... é o Eddie Redmayne. Seu personagem fala pouco, não olha nos olhos de ninguém, é meio difícil sentir simpatia por ele. Talvez seja alguém do tipo ''me socializo melhor com animais e não entendo as pessoas'' (sei como é isso). Felizmente o filme tem ótimos personagens coadjuvantes, eles roubam a cena, são mais profundos que o personagem principal.



 - Tenho que pegar todos


A trama se passa em 1926. O mundo bruxo vive na maior clandestinidade. Não se faz contatos com trouxas, ou casamentos mistos (como na época do HP). Esse tipo de coisa deixa o malvado Grindelwald enfurecido. Ele não quer se esconder, ele quer se revelar e dominar o mundo dos trouxas. Cada vez que o cara faz um ataque, os aurores precisam apagar as memórias dos humanos envolvidos. Quando Newt Scamander chega em niuiorqui, ele perde sua mala, com criaturas mágicas, e um trouxa deixa alguns animais escaparem. O conselho mágico acredita que os animais de Newt estão envolvidos nos estranhos ataques que a cidade está sofrendo. É engraçado, os bruxos norte americanos têm aquele marcador de nível de ameaça terrorista, mas nesse caso ele mostra se os humanos estão perto de descobrir a existência do mundo mágico.

O filme diverte bastante, é o mundo do HP (sem crianças) que a gente já conhece, mas desta vez sem nenhum livro pra passar spoilers. Se prepare para um vilão surpresa. E a trama tem um começo, um meio e um fim (e ainda teremos outros quatro filmes? Meio exagerado, não?).













FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: fantastic beasts and where to find
ANO: 2016
PAÍSES: eua, reino unido
DURAÇÃO: 2h 13min
DIRETOR: David Yates
ELENCO: Eddie Redmayne, Colin Farrell, Katherine Waterston, Alison Sudol, Dan Fogler e Ezra Miller.
ESTREIA BR: 17 de novembro


NA POLTRONA

10 min - fora da mala
30 min - dentro da mala
1 hora - atrás das grades