20.9.16

CHP RARIDADES


Gostaria que THE DAY AFTER, O DIA SEGUINTE ganhasse uma edição de luxo por aqui. Meu dvd veio junto com a edição número 8 da ''Revista do dvd'' e ''não pode ser vendido separadamente''. O filme também ganhou uma versão pela Versátil. Existe um blu, lá fora, mas o que eu quero ver é um documentário sobre a produção. Ninguém investe em extras legais e o filme tem história para contar.

''O dia seguinte'' é um tele filme de 1983. Dirigido por Nicholas Meyer (Jornada nas estrelas II: a ira de Khan, 1982), o filme marcou época. Foi exibido pela rede ABC e bateu todos os recordes de audiência. O filme deixou milhões de pessoas apavoradas. A ABC tinha uma linha direta tipo 0800 para acalmar o povo durante, e após, a exibição do filme. O que eles diziam? ''Calma, é apenas um filme''?
Mas não era apenas um filme. Na trama, uma bomba nuclear é jogada numa pequena cidade no interior do país. Aí nós acompanhamos pessoas comuns (um médico, um fazendeiro e sua filha grávida, um soldado...) tentando sobreviver ao holocausto nuclear. A cidade está em ruínas e os sobreviventes estão sendo afetados pela radiação. 
A nuvem de cogumelo que aparece no filme é um efeito especial reciclado. No segundo ''Jornada nas Estrelas'' aquilo era uma nebulosa. Mas quem ligava para isso? Todo mundo vivia com medo. A ''segunda'' guerra fria ainda tava rolando em 1983. A ABC tirou proveito desse medo e faturou os tubos com seu ''filme documentário'', exibindo até um debate sobre o assunto após o filme.
O presidente Reagan viu o filme numa exibição especial na Casa Branca e deu alguns pitacos pro diretor. Tanto barulho, tanto terror, os críticos não curtiram. E hoje você pode chamar o filme de mó dramalhão. Mas em 1983 ele tirou o sono de muita gente.

John Lithgow e Steve Guttenberg fazem parte do elenco.

Nenhum comentário: