12.5.16

livro - STAR WARS, DARTH PLAGUEIS


Eu estava doido para ler este livro de 2012 (a Aleph esperou até 2016 para lançar essa coisa no Brasil). A história de Darth Plagueis é uma história que eu sempre quis conhecer. Sendo um livro de 2012, ele não faz parte do novo cânone, é legends. Mas se encaixa perfeitamente na cronologia dos filmes. Também traz elementos do seriado digital Clone Wars e de outros livros clássicos como a ''trilogia de Thrawn'' e ''Sombras do Império''. Na verdade, o livro tem uma riqueza assombrosa de detalhes, ele não deixa pontas soltas e explica muitas coisas a respeito da segunda trilogia. É divertido caçar todas as referências, o livro até explica porque o Darth Maul é tão caladão no filme ''A ameaça fantasma''.

A trama se passa algumas décadas antes do ''episódio 1'' e vai além. Plagueis acaba de matar seu mestre, os Sith fazem isso há mil anos, desde que Darth Bane criou a regra de dois. Plagueis quer ser um Sith diferente, ele percebe que a melhor maneira de acabar com a Ordem Jedi, e com a República, é através da política. Como todo muun que se preza, Plagueis faz parte do clã bancário. Ele é rico e tem negócios espalhados por toda a galáxia. Em Naboo ele conhece o jovem Palpatine e pega o rapaz como aprendiz. Plagueis ignora a regra de dois, ele não espera ser morto por seu aprendiz algum dia, ele quer governar a galáxia ao lado de Palpatine.
Então eles elaboram o grande plano. Plagueis consegue colocar Palpatine no cargo de senador de Naboo. O próximo passo é dividir a galáxia dando início a uma guerra civil, a intenção é fazer Palpatine se tornar o Chanceler supremo da República. 
Plagueis faz várias experiências com seres vivos na tentativa de controlar as midi chlorians. Ele quer evitar sua morte, ressuscitar os mortos e gerar vida do nada. Enquanto Palpatine está treinando um aprendiz que caiu, literalmente, em seu colo, e dando um golpe em Naboo para coroar uma jovem de 13 anos, Plagueis vai atrás dos kaminoanos com a intenção de criar um exército de clones.
Ou seja, o livro prepara o terreno para a segunda trilogia sem deixar nada de fora. O envolvimento do mestre Zaifo-Vias, a origem do Darth Maul, a queda do mestre Jedi Dookan e muito mais.
O marcador de páginas desta vez é o sabre duplo do Darth Maul.


Minha coleção de marcadores está crescendo










FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: star wars darth plagueis
ANO: 2012
AUTOR: James Luceno
PÁGINAS: 433
EDITORA: aleph

Nenhum comentário: