29.5.16

HOMOSSEXO E FICÇÃO CIENTÍFICA - AS IRMÃS WACHOWSKI



1995
ASSASSINOS
Dirigido por Richard Donner e escrito pelos irmãos Larry e Andy Wachowski. Sylvester Stallone e Antonio Banderas são dois assassinos profissionais que foram contratados para matar a mesma pessoa, a Julianne Moore. Mas o Sly acaba se apaixonando por ela. De longe, uma das melhores atuações do Antonio Banderas.


1996
LIGADAS PELO DESEJO
Os irmãos queriam fazer uma trilogia (Matrix), mas o estúdio resolveu encomendar um filme-teste para ver se dava para confiar no trabalho deles. Eles escreveram e dirigiram o filme, um ótimo thriller protagonizado por duas mulheres, que vivem um perigoso romance. No roteiro que o estúdio recebeu havia uma mensagem enorme dizendo ''aqui acontece a cena de sexo e nós NÃO vamos cortar ela fora''. Tá no meu top 10 de filmes lésbicos.


1999
MATRIX
Merecidamente, o melhor filme do ano. Cheio de ovinhos de páscoa, mensagens ocultas até nos nomes dos personagens e efeitos especiais impressionantes. Marcou época.


2003
MATRIX RELOADED/REVOLUTIONS/ANIMATRIX/ENTER THE MATRIX
Além de dirigirem as duas continuações, eles também escreveram alguns dos curta metragens da série ''Animatrix'' e o game ''Enter the Matrix'', expandindo o universo da trilogia. ''Animatrix'' se salvou. ''Reloaded'' valeu pelas cenas de ação, ''Revolutions'' se arrastou demais com pouca história para contar. Muita gente reclamou do game. Em 2005 surgiram outros dois jogos, ''Path of Neo'' e ''Matrix on line''.


2005
V DE VINGANÇA
A melhor adaptação que uma HQ já ganhou (roteiro escrito pelos Wachowski), a crítica gostou, a gente também, virou cult. Dirigido por James McTeigue, o cara que trabalhou com os irmãos na trilogia Matrix. Hoje ele dá uma forcinha em ''Sense8''.


2008
SPEED RACER
Os irmãos são apaixonados pela série animada. O filme tem efeitos especiais de encher os olhos. Mas alguma coisa deu errada. Eles tentaram recriar o clima do animê com atores reais. Não foi uma combinação muito feliz, mas se você não levar o filme muito a sério pode até se divertir.


2012
A VIAGEM
Baseado num livro e dirigido por Andy e Larry (que se tornou Lana) e também pelo diretor de ''Corra Lola, corra'', o filme tem um ritmo sofrível e alguns atores oscarizados estão pagando o maior mico. Você entendeu o filme mas detestou, você não entendeu o filme e o detestou, você entendeu o filme e gostou dele até certo ponto. Eu não sei se eu entendi o filme, ele foi tão ''marcante'' que eu já havia me esquecido completamente da trama no dia seguinte. A verdade é que o filme não serve para a tela grande, se fosse uma mini série para a tv, quem sabe?


2015
O DESTINO DE JÚPITER
Ah, esse filme prometia. Ficção científica e muitos efeitos especiais extravagantes. Esse conto de fadas espacial deveria ter sido o primeiro filme de uma nova trilogia original dos Wachowski. Custou 176 mi e rendeu apenas 183. Literalmente, uma bomba. A trama é quase uma bagunça, existem alguns buracos (que seriam tapados na parte 2?) e um baita desequilíbrio numa história que parece não ter rumo. Hey, vamos encher o filme com explosões, o povo adora isso. Lembra um pouco o DNA do terceiro Matrix e isso não é nada bom.


2015
SENSE8
A volta por cima se deu no Netflix (afinal, essa palavra é masculina ou feminina?). Longe das leis sagradas da tv (tv mesmo), tá tudo liberado na Netflix. O pessoal pode fazer o que quiser. Então, Andy (agora é Lilly) criou um seriado que caiu no gosto da comunidade GLSBetc. Com Homopersonagens e transpersonagens, cenas de sexo e, pra não perder o costume, uma boa dose de ficção científica. Pena que o seriado já sofre da mesma doença que LOST: muitos personagens na tela, um único episódio não dá conta de todo mundo (alguns personagens ficam de molho enquanto a história dos demais avança). Lilly já pulou fora do seriado que criou. É Lana quem vai comandar a segunda temporada (que está sendo filmada neste exato momento em São Paulo, na parada gay).

3 comentários:

Anônimo disse...

Sense8 é uma das melhores series que vi, achei a história super original e é claro que as cenas de sexo são super bem vindas...

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

só quero saber quando a primeira temporada será lançada em dvd

Anônimo disse...

V ♥