29.2.16

OSCAR 2016


Eu imaginei que o Chris Rock iria falar alguma coisa sobre o boicote, alguma coisa inteligente pra variar. O cara deu algumas alfinetadas e fez algumas abre aspas piadas fecha aspas sobre isso. Foi de dar pena. 

No fim das contas todo mundo só queria saber do Leo DiCaprio. Quando ele ganhou o Oscar, a internet, como dizem, quebrou. Já tinha gente com memes preparados. Tem alguma coisa na voz do cara que eu não gosto, suas atuações não parecem naturais. Mas como eu perdi ''Trumbo'', não posso dizer qual ator merecia a estatueta. Leo deu uma de Bear Grylls durante as filmagens de ''O regresso'', pode-se dizer que ganhou um Oscar de ''melhor resistência''.

O filme recebeu 12 indicações e levou apenas 3 prêmios. Não pode ser chamado de maior perdedor da noite porque levou ''melhor diretor'' e ''melhor ator''. O vencedor do Oscar principal foi ''Spotlight'' que, curiosamente, levou apenas dois prêmios. Na sua cara Vaticano, ganhou o filme que falava sobre casos de pedofilia que a igreja continua acobertando até hoje (você viu a nota sobre o Brasil no filme?).

Pela terceira vez consecutiva, um mexicano ganha o Oscar de melhor diretor. Iñarritu venceu por ''Birdman'' no ano passado e antes dele tivemos o Cuarón por ''Gravidade''.

Eu estava mesmo torcendo por Alicia Vikander, mas ela merecia estar na categoria de melhor atriz, e não como atriz coadjuvante. Tudo bem, Brie Larson seria um grande obstáculo para ela. Foi assim no Globo de ouro onde Alicia concorreu ao lado de Brie.

Não posso falar nada sobre Mark Rylance porque perdi ''Ponte dos espiões''. Achei que Christian Bale, Tom Hardy e, principalmente, Mark Ruffalo estavam incríveis. Não achei a atuação do Stallone tão boa em ''Creed''. E depois do Globo de ouro o cara era o favorito do povão. Muita gente se decepcionou com o prêmio de ator coadjuvante.

Ok, ''O menino e o mundo'' é legal, mas ''Divertida mente'' é mais legal ainda (e conseguiu uma outra indicação pelo roteiro). Foi um Oscar merecido, não foi como outros anos quando deram um prêmio pra Pixar barra Disney por um filme bem medíocre. Ainda acha que ''Valente'' merecia ganhar alguma coisa?

Eu achei estranho ver ''Ex-machina'' entre os indicados ao Oscar de efeitos especiais. Ora, já vi efeitos como aqueles em ''A.I. inteligência artificial'' (rapidamente) e até num vídeo clip da Björk com os dois robozinhos. Não achei que fossem efeitos revolucionários quando vi o filme. 
Você fica chocado com a quantidade de efeitos em ''Mad Max'' quando assiste ao making of. Não tem nada naquele deserto, nada. Eles criaram montanhas, nuvens de poeira, nuvens de tempestade, tudo ao redor.

No fim das contas, ''Mad Max'' foi o grande vencedor da noite. Seis estatuetas.



E parece que a coisa mais engraçada a respeito deste Oscar aconteceu em outro canal. Eu não vi nada, mas já fui bombardeado pelos memes.

Eis a lista completa dos vencedores:

Melhor Filme
“Spotlight”

Melhor Ator
Leonardo DiCaprio (“O Regresso”)

Melhor Atriz
Brie Larson (“O Quarto de Jack”)

Melhor Diretor
Alejandro G. Iñarritu (“O Regresso”)

Melhor Atriz Coadjuvante
Alicia Vikander (A Garota Dinamarquesa)

Melhor Ator Coadjuvante
Mark Rylance (Ponte dos Espiões)

Melhor Animação
“Divertida Mente”

Melhor Filme Estrangeiro
“O filho de Saul” (Hungria)

Melhor Trilha Sonora
“Os 8 Odiados”

Melhor Roteiro Adaptado
“A Grande Aposta”

Melhor Roteiro Original
“Spotlight”

Melhor Design de Produção
“Mad Max”

Melhor Fotografia
“O Regresso”

Melhor Figurino
“Mad Max”

Melhores Efeitos Visuais
“Ex Machina”

Melhor Montagem
“Mad Max”

Melhor Edição de Som
“Mad Max”

Melhor Mixagem de Som
“Mad Max”

Melhor Curta de Animação
“Bear Story”

Melhor Curta de Live Action
“Stutterer”

Melhor Cabelo e Maquiagem
“Mad Max”

Melhor Documentário
“Amy”

Melhor Documentário de Curta-metragem
“A Girl in the River: The Price of forgiveness”

Melhor Canção Original
“Writing’s On The Wall” (“007 Contra Spectre”)

3 comentários:

Gilberto disse...

Olha podem me atacar a vontade, mas assisti aos oito indicados a melhor filme e para mim Spotlight era o mais fraco, injusto não merecia o prêmio.

Fco Almeida disse...

Quem tem pena é galinha. Eu achei as piadas/críticas do Chris hilárias e necessárias, e não me senti ofendido por nenhuma, afinal pro padrão de lá nem eu nem você somos brancos.

Dudz Pepe disse...

Tbm torcia por Ruffalo <3 pena q a campanha para ele foi prejudica por causa de Keaton estar no mesmo filme e categoria que acabou dividindo votos a ponto dele nem ser indicado ao sag e globo de ouro o que impede que ele tivesse grandes chances. Esse ano N havia um forte favorito, Spotlight, A Grande Aposta e O Regresso eram os favoritos e todos - bem diferentes entre si - tinham mts méritos.