7.2.16

DÊ UMA CHANCE PARA ...


DELICADA RELAÇÃO foi exibido no festival de cinema internacional do Rio em 2003. Um ano após sua estreia em Israel. Um ano depois, em 2004, ele foi exibido nos cinemas convencionais, mas só no Rio. Nesse meio tempo ganhamos um dvd bê erre. Parece pouco mas, para um filme temático, até que ele recebeu bastante atenção no Brasil. Hoje a coisa tá um pouco mais fácil, mas só um pouco (em todo caso, valeu pelo empurrão, Brokeback mountain). E toda essa atenção faz sentido, o filme é ótimo. Talvez tenha aberto o caminho para BBM, os dois filmes são bem parecidos.

Enquanto BBM foi baseado num conto escrito em 1997, DELICADA RELAÇÃO foi baseado numa história real (o roteirista a ouviu da boca de um amigo). Yossi e Jagger (atualmente o ator Yehuda Levi tá muito mais bonito) são dois soldados que estão na fronteira com o Líbano (eu não consigo mencionar ''Líbano'' sem me lembrar do libanês gatão que vende Kebabs aqui perto de casa, sorry Anselmo). Ninguém no esquadrão sabe que os dois são gays e namorados. Yossi é mais discreto, Jagger está sempre se divertindo. O filme tem apenas uma hora de duração, mas há tempo de sobra para conhecer os personagens, se envolver com a trama e se emocionar com o desfecho (ao som do cantor, lindão, Ivri Lider).
O filme ganhou uma continuação fraquinha em 2012 e a primeira (e única?) edição em dvd br traz um aviso de ''+18 com cenas de sexo''. Típico dos censores brasileiros, nem sequer viram o filme. Só por que tem gays na trama já acham que tem putaria também, e DELICADA RELAÇÃO não tem nada disso. É uma história de amor que emociona qualquer um e que pode ser vista por várias idades.

3 comentários:

Latinha disse...

Gosto dos filmes... acho Delicada Relação meio difícil no início, é meio amarrado, mas o filme é bacana e emociona. Gosto da coisa de poder conhecer mais sobre a visão dos outros países, a única coisa ruim nos filmes israelenses é que o final... ah! os finais...

Enfim, gosto da continuação também, apesar de meio bobinha, gosto da delicadeza daquela (suposta) cena de sexo no final...

Em tempo... por falar em filmes temáticos... já ouviu falar desse:

En la gama de los grises / In the grayscale
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=hFBclxxiOHU

Música tema (lindissima): https://www.youtube.com/watch?v=Cn45JjPuY3I

Anselmo disse...

Tranquilo, aqui tem o cara que vende polpa de frutas.

Latinha esse filme é bem sensível, demora um pouco pra engrenar mas da gosto ver o desenrolar da relação. Porém deixa um gosto agridoce quando termina. A música tema é realmente uma declaração de amor, ouço sempre desde que vi o filme.

Alisson disse...

Acabei de assitir o filme, é muito bom.