9.11.15

POR ONDE ANDA ESSE FILME?


SE MINHA CAMA VOASSE (1971) ganhou um Oscar pelos efeitos especiais. Quando vi o filme em vhs, os efeitos já eram bem ultrapassados. Para mim, Mary Poppins (1964) tinha efeitos especiais (e canções) mais memoráveis. A Disney já não estava investindo muito em longas animados naquela época, logo, os personagens animados de SE MINHA CAMA VOASSE não receberam muitos cuidados. A animação era muito repetitiva e o traço quase que pulava a etapa da arte final. Mas eu gostava do filme, apesar dos (d)efeitos. Ele recebeu uma versão restaurada que eu ainda não vi e hoje ele faz a gente se lembrar um pouco do universo do Harry Potter.

A trama se passa durante a Segunda Guerra Mundial. Os nazistas estão quase invadindo a Inglaterra. Três crianças são enviadas até a casa de Miss Price (Angela Lansbury) onde ficarão seguras. Só que elas não gostam da mulher, e não demora muito, descobrem que ela é uma bruxa. Sim, os bruxos vivem entre nós. Miss Price coloca um feitiço numa cama e eles saem voando atrás de um outro feitiço que pode dar vida para objetos inanimados.
No meio do caminho, eles encontram uma ilha cheia de animais, animados, que gostam de jogar futebol. O ''rei leão'' carrega um amuleto com as palavras mágicas que Miss Price precisa (traguna macoities tracorum satis de). Ela pretende dar vida a um exército de armaduras antigas para poder expulsar os nazistas de sua terra.
David Tomlinson, o senhor Banks de ''Mary Poppins'' está no elenco. Antes de atuar em ''se minha cama voasse'', ele esteve presente em ''se meu fusca falasse''. Ah, eu adoro a criatividade dos brasileiros.

Nenhum comentário: