25.11.15

livro - STAR WARS, O ÚLTIMO COMANDO


Terceiro e último livro da famosa trilogia de Thrawn. Nova política, foi escrito antes de 2014, então agora é ''lenda''. Antes disso tudo, o livro era carinhosamente chamado de ''episódio IX''. Não tem erro, a editora coloca o ''legends'' na capa dos livros pra você. Ceeerto, vamos assassinar o universo expandido e chamar o Caco de Kermit (sim, eu sou um idoso resmungão).

A trama se passa um mês após os acontecimentos do volume anterior. O grão almirante Thrawn está aumentando seu exército com clones. Mara Jade, depois de ter sido resgatada por Luke, está se recuperando em Coruscant. Os gêmeos de Leia estão para nascer a qualquer momento. E os contrabandistas da galáxia resolvem se unir, tentando obter algum lucro com essa guerra.

Thrawn faz um ataque surpresa a Coruscant enquanto Han, Luke e Mara, tentam descobrir onde o almirante está criando seus clones (com a tecnologia das Guerras Clônicas). No final do livro, Timothy Zahn pisa na bola. Eu notei que faltavam poucas páginas para o final e haviam muitas pontas que ainda estavam soltas. E não deu outra. O final é muito corrido e sem graça. O vilão merecia um final melhor, mais elaborado e digno. Eu já vi muitos filmes com essa correria no final, essa é a primeira vez que vejo algo parecido num livro. O que houve? A editora disse pro cara não ultrapassar 523 páginas? Parece que ele desistiu da trama e disse ''vamos acabar logo com isso''.










FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: star wars the last command
ANO: 1993
AUTOR: Timothy Zahn
PÁGINAS: 523
EDITORA: aleph

Nenhum comentário: