1.11.15

dvd - EX_MACHINA


Ouvi muita coisa boa a respeito desse filme, fiquei curioso. Passou batido pelos cinemas e veio pra cá diretamente em dvd. Qual é o problema? Bem, se trata de uma ficção científica bastante cerebral, faz a gente pensar, não tem cenas de ação ou explosões, mas é um filme bem tenso. E também tem mulher pelada, deve ser isso ... Os efeitos especiais são bonitos, necessários e bem utilizados. O filme tem um visual clean bastante agradável e você fica morrendo de inveja da casa do Oscar Isaac, que tá bonitão no filme (curte barba?).


- Por onde anda a fada azul?


O filme se passa num futuro próximo. Caleb é um programador de 26 anos que ganhou um prêmio bastante cobiçado. Ele vai passar alguns dias na casa do ricaço Nathan (Isaac). O cara é o dono do blue book, o buscador mais usado do mundo (acho que o google morreu). Nathan revela que criou um programa de inteligência artificial. AVA é uma andróide que está aprendendo a interagir com humanos. O trabalho de Caleb é testar a IA da ''moça'' fazendo perguntas. Vez ou outra, ocorre uma queda de energia, as câmeras se desligam e AVA aproveita que Nathan não está vendo nada para alertar Caleb. Tem alguma coisa muito suspeita nos atos de Nathan, é como se o filme fosse uma cyber versão de ''Drácula'' nos primeiros minutos. O rapaz precisa descobrir o que está acontecendo, precisa ajudar AVA sem que Nathan perceba. Aí pinta uma reviravolta daquelas. 
O desfecho é meio fraquinho. Ainda assim, EX_MACHINA é um filme bem interessante.











FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: ex machina
ANO: 2015
PAÍS: reino unido
DURAÇÃO: 108 min
DIRETOR: Alex Garland
ELENCO: Domhnall Gleeson, Oscar Isaac e Alicia Vikander

Um comentário:

Fco Almeida disse...

Filme incrível. Faz voce pensar, te mostra situações para voce escolher qual lado está certo ou errado. E que uma ia pode ter instintos tão adaptáveis quanto um humano. E um humano pode ser pervertido e moralmente inferior a uma máquina.