7.10.15

CHP CLASSIC


INFERNO NA TORRE é um filme catástrofe com ''c'' maiúsc... espera um pouco, esse filme é de 1974 !!! Dá pra chamar de ''clássico''? Na minha velha locadora, o patrão dizia: ''de 1969 para trás, é clássico. Coloquem o filme na estante de filmes clássicos''. Hey, isso foi há vinte anos. Acho que já podemos traçar uma nova linha, até os anos 1980 talvez.

Ok, vamos lá. INFERNO NA TORRE é um dos meus ''filmes catástrofes'' favoritos. Produzido por Irwin Allen (que 2 anos antes lançou ''o destino de Poseidon'', outro filmão), INFERNO reúne uma quantidade absurda de nomes famosos no elenco. 
A trama se passa no prédio mais alto do mundo, a Torre de Vidro, projetado pelo arquiteto gatão Paul Newman. No 81º andar, uma faísca dá início a um incêndio. As chamas começam a subir encurralando 294 pessoas. Os bombeiros não podem fazer nada, as mangueiras só chegam até o 7º andar e nenhum helicóptero pode resgatar o povão porque os ventos lá no topo (são 138 andares) são fortes demais. Só existe uma saída deste inferno, é algo bem maluco mas garante fortes emoções antes do final.

O filme conseguiu 8 indicações ao Oscar, incluindo ''melhor filme''. Apesar do elenco estelar, apenas Fred Astaire recebeu uma indicação.













FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: the towering inferno
ANO: 1974
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 165 min
DIRETOR: John Guillermin
ELENCO: Steve McQueen, Paul Newman, William Holden, Faye Dunaway, Fred Astaire, Richard Chamberlain, Jennifer Jones, O.J. Simpson e Susan Blakely
PRÊMIOS: vencedor de 3 Oscars (fotografia, edição, canção)

Nenhum comentário: