24.9.15

livro - PERDIDO EM MARTE


Rapaz, que final emocionante. Espero que o filme do Ridley Scott (olha o Matt Damon na capa do livro) não faça grandes alterações na trama. Seria um filme cem por cento previsível para mim, mas ainda assim eu iria gostar muito.

Mark Watney faz parte da tripulação da missão Ares 3. Eles estão em Marte há seis dias. Uma super tempestade de areia obriga o pessoal a abandonar o planeta, antes que os ventos derrubem o veículo de fuga. Durante a correria, Mark é atingido por um pedaço de antena e voa longe. Ele é dado como morto e o restante da tripulação decola deixando o planeta para trás.
Mark ainda está vivo. Ele consegue se arrastar de volta para o habitat. Agora precisa enfrentar um problema daqueles. Ele não tem como se comunicar com a Nasa, ninguém sabe que ele está vivo. Mark quer esperar pela tripulação, da missão Ares 4, para ser resgatado. Mas vai ter que esperar por quatro anos. Até lá, o cara precisa fazer de tudo para se manter vivo.
Ele precisa de oxigênio, precisa de água, de calor e de comida. Consegue resolver o problema da comida plantando batatas numa horta improvisada com suas próprias fezes. Mas a comida não vai durar quatro anos. Mark pensa em ir até a cratera onde a Ares 4 vai pousar. Já existe um veículo de fuga no local. Porém, são 45 dias de viagem e ele precisa levar todo o suporte de vida do habitat com ele.

Enquanto isso, na Terra, técnicos da Nasa descobrem, através de fotos de satélite, que Mark está vivo. Aí o pessoal começa a correr contra o tempo (até a última batata) para enviar uma sonda com mantimentos que vão estender a vida de Mark até a chegada da Ares 4. E o mundo inteiro está acompanhando o drama do astronauta pela televisão.

A trama é meio Robson Crusoe com Apollo 13. O livro é o diário de Mark. Ele passa por muitas dificuldades mas é esperto o suficiente para resolver quase todos os problemas. Para se distrair, ele tem várias temporadas, de vários seriados de tv dos anos 1970, no computador de sua comandante. Isso dá ao livro vários momentos engraçadíssimos, só para aliviar a tensão.










FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: the martian
ANO: 2011
AUTOR: Andy Weir
PÁGINAS: 335
EDITORA: arqueiro

Nenhum comentário: