15.9.15

livro - GUERRA NAS ESTRELAS


Encontrei esse livro num sebo. Ainda estou tentando descobrir whatta fuck é isso. Ele foi escrito por George Lucas (sério?) e publicado em 1976 (um ano antes do lançamento do filme). Então não pode ser uma novelização. Mas o poster do filme tá na capa, e o livro está em sua terceira edição. Nada faz sentido.
O Google me ajudou. Descobri que se trata de uma novelização escrita por Alan Dean Foster, mas o ano de 1976 ainda está lá. Acho que a editora esqueceu de colocar o ano da publicação da edição brasileira. Em todo caso, é uma novelização sim, e o escritor teve acesso aos esboços do roteiro do filme.

Logo de cara vemos o bromance de Luke e Biggs em Tatooine, uma sequência que nunca foi parar no filme. Na telona, os dois só se encontram na base rebelde. Depois vemos Han atirando no Greedo e aí surge o ''Jabba humano''. Essa sequência foi filmada, mas só foi usada na edição especial de 1997.
O restante do livro traz o restante do filme, são poucas as diferenças. O Chewbacca ganha uma medalha no final, isso foi legal. Mas o maior problema está na descrição dos lugares e na descrição de alguns personagens. Parece que o livro espera que você já tenha visto o filme, então ele não vai ficar dando detalhes, sua imaginação vai tapar os buracos.
E a tradução bê erre é de doer, temos nomes como Erredois Dedois, Cetrês Pezero e Velhi-Ban Kenobi, argh.
Esse livro só vale como item de colecionador.










FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: star wars
ANO: 1976
AUTOR: Alan Dean Foster (não creditado)
PÁGINAS: 182
EDITORA: record

Nenhum comentário: