5.9.15

DA TELINHA PRA TELONA



''O agente da U.N.C.L.E.'', em cartaz nesse momento, é mais um seriado de tv que ganhou uma adaptação para o cinema. Esse tipo de coisa já acontece há quarenta anos. Na virada do século a moda pegou e essa coisa não vai embora tão cedo. Já nos prometeram os Jetsons e o Jonny Quest, um He-man pode estar a caminho, um suposto filme de Friends deixou a gente com as orelhas em pé, e já se falou também de um Game of Thrones no cinema. Hollywood está sem ideias? Com certeza. Mas alguns filmes deixaram os fãs maluquinhos. Vamos dar uma olhada em alguns erros e acertos.



ESQUADRÃO CLASSE A
O filme se concentrou demais no astro B-Coop e acabou colocando o astro do seriado, o personagem B.A., num canto. Ok, o filme fez pior, B.A. é um gatinho manso, você tem pena dele. Mas o filme é incrível, merecia uma continuação.


O FUGITIVO
Ninguém pensou em fazer uma continuação ou uma franquia. O seriado todo está lá, num único filme. Ele tem começo, meio e fim. Harrison Ford encontra o ''Homem de um braço só'' e vinga a morte de sua esposa.


A FAMÍLIA ADDAMS
O filme ganhou uma merecida indicação ao Oscar de melhor figurino. Anjelica Huston arrasa como Morticia. Christina Ricci é Vandinha. E quase não dá pra reconhecer o Christopher Lloyd. O filme dá uma de prequel, contando a origem do tio Chico e desse modo apresenta a família Addams para o público.


MESTRES DO UNIVERSO
O filme ganha alguns pontos porque vai além do seriado de tv. Não é um filme de origem e não há apresentações. O filme já começa com o Esqueleto dentro do castelo de Grayskull e He-man é seu prisioneiro. O que aconteceu com o rei Randor? O filme não diz, mas leva os personagens ao planeta Terra (e não é um especial de natal, ainda bem).


AGENTE 86
Steve Carell e Anne Hathaway formaram uma ótima dupla. O filme não é apenas engraçado, é uma comédia com incríveis sequências de ação. Uma combinação bem interessante.


MISSÃO IMPOSSÍVEL
Já são cinco filmes e o sexto já foi prometido. O primeiro filme, de 1996, é o que mais se aproxima do seriado de tv. Ele também vai além do seriado, mostrando o fim da IMF logo nos primeiros minutos.


AS TARTARUGAS NINJA
O filme de 1990 trazia atores com cabeças robóticas. Criações da oficina de muppets de Jim Henson (no ano seguinte eles criaram a ''Família Dinossauros'' com a mesma tecnologia). O filme tá na lista porque respeita o material original. Diferente do reboot onde vemos o pai da April criando as tartarugas, tsc tsc.


O INCRÍVEL HULK
O filme faz parte da fase um da Marvel e Edward Norton, fã do seriado de tv, convenceu o diretor a fazer algumas homenagens. Lou Ferrigno aparece numa ponta e faz a voz do Hulk. O seriado de 1977 é o carro chefe do filme. Ang Lee preferiu os quadrinhos e não fez um trabalho muito bom.


OS FLINTSTONES
Steven Spielberg é o produtor, e esse filme de 1994 tem efeitos especiais do tipo Jurassic Park, bem, apenas o Dino era digital, mas a propaganda deu certo. John Goodman como Fred, Rosie O'Donnell como Betty e Liz Taylor, no papel da sogra, são os destaques. Fuja das continuações.


TRANSFORMERS
E por falar em continuações. Essa franquia deveria ter parado no primeiro filme. Ele é legal por conta do fator novidade. Mas eu trocaria algumas cenas da Megan Fox com pouco tecido por mais cenas do Megatron.


JORNADA NAS ESTRELAS, A IRA DE KHAN
O seriado estava tentando voltar para a tv no final dos anos 1970. Mas por conta do sucesso de Star Wars, decidiram transformar o episódio piloto, da nova temporada, num filme. E assim surgiu um filme bem fraquinho. Mas a continuação foi mesmo feita para o cinema. E ela trazia de volta um terrível vilão da série clássica. Khan foi o primeiro personagem a gerar mudanças gigantescas na franquia.

 

O ELO PERDIDO
Eu odeio esse filme, eu odeio esse filme desde sempre. Quando disseram que ele iria ser estrelado por Will Ferrell e que seria uma comédia, eu quase morri. Esperei a vida toda pra ver o seriado virar filme e eles resolvem mudar tudo.


O BESOURO VERDE
Outra mudança imperdoável, outra comédia. Seth Rogen é o Besouro Verde, a gente deveria achar isso engraçado? Jay Chou não é o Bruce Lee, mas é a única coisa que presta nesse filme.


G.I. JOE
Dois filmes, e nenhum dos dois nos faz lembrar do seriado animado. Eles até mataram o Duke pra dar mais espaço pro Dwayne Johnson. Pra mim essa franquia já morreu.


MIAMI VICE
E aí alguém achou que, deixar o filme bem violento, seria uma forma de evolução. O filme seria levado a sério com toda certeza. Mas aí temos um filme qualquer. De Miami Vice o filme só tem o título e os nomes dos personagens.


AS PANTERAS DETONANDO
Drew Barrymore botou na cabeça que suas panteras nunca usariam armas de fogo. E a franquia também apelou para a comédia. O primeiro filme pode ser engraçadinho, mas o segundo exagerou em tudo, beirando ao absurdamente insuportável. Para a alegria dos fãs um reboot do seriado foi prometido. Estreou em 2011 mas não passou de oito episódios.


OS THUNDERBIRDS
Eles não são marionetes, são atores reais. Pronto, já estragou tudo.


PERDIDOS NO ESPAÇO
Modernizaram de tudo, até o robô. O novo visual atrapalha bastante, afasta demais o filme do seriado. Angela Cartwright, do seriado original, está no elenco como ''repórter número 2'', que maldade.


CAVALEIROS DO ZODÍACO, A LENDA DO SANTUÁRIO
Um das maiores, ok, a maior, decepção do ano passado. E olha que tinha Robocop e Godzilla no páreo. Ainda tenho pesadelos com o número musical do cavaleiro de Câncer.


SCOOBY DOO
Freddie Prinze Jr, Sarah Michelle Gellar, Matthew Lillard e até o Mr Bean. Como esse filme poderia dar errado? O Scooby digital é grotesco e o filme não acerta a mão imitando o visual do seriado. Tem uma cena no filme ''Jay and Silent Bob strike back'' que é mais engraçada que o filme de 2002. E eles usaram um cachorro de verdade.

Um comentário:

Anselmo disse...

praticamente uma mini edição especial!