9.9.15

CHP CLASSIC



MONSTROS é um filme de 1932 que se tornou famoso por várias razões. O filme foi proibido em vários países. No Reino Unido, ele tentou estrear em 1932. Mais tarde, foi barrado novamente, em 1952, e só conseguiu ser exibido nos cinemas em 1963, depois de ganhar uma classificação X.
Está na lista dos filmes mais perigosos que já foram feitos. Politicamente incorreto em 1932 e politicamente incorreto até hoje. O filme usou atores com deformidades reais, nada de maquiagem. É um filme cuja trama se passa num circo de aberrações e os produtores foram atrás de artistas de circo de verdade. Isso deixou muita gente revoltada.
Em defesa do filme, os vilões são pessoas ''normais''. Há uma mensagem na trama, porém, ao longo do tempo, o ponto de vista do público não mudou muito. MONSTROS (aberrações no original) não é exatamente um filme de terror e não deve ser visto desta maneira.

A trapezista Cleópatra e o fortão Hércules descobrem que o anão Hans (na verdade não é um anão. Não sei o nome da ''doença ou síndrome ou condição'') tem muita grana guardada. Hans meio que namora Frieda, outra pessoa pequena como ele. Mas quando Cleo começa a dar em cima dele, o rapaz não resiste, ele decide se casar com ela. Cleo  e Hércules vão se livrar de Hans, após o casamento, e botar a mão na grana.

O final é chocante. No fim das contas, o filme está contando uma bela história de amor, porque Frieda nunca desiste de Hans e tenta desmascarar Cleo. Esse filme é único, nenhum remake conseguiria atingir o mesmo nível de popularidade. Suas cópias foram bem preservadas, com muito carinho, até a chegada da era do dvd.












FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: freaks
ANO: 1932
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 64 min
DIRETOR: Tod Browning
ELENCO: Olga Baclanova, Henry Victor, Harry Earles e Daisy Earles.

Nenhum comentário: