31.8.15

GALERIA DO TERROR



Me diga, por que tanta gente odeia ALIEN³ ??? Ok, o filme não conseguiu ser melhor que o segundo. E tem aquele final. De certa forma, um final poético. Não diminui o papel de Ripley como heroína da franquia. E ela ainda levou a espécie, hoje chamamos os bichos de ''Xenomorfos'', à extinção, salvando o universo também.

O diretor David Fincher queria trazer de volta o clima tenso do primeiro alien. Um monte de gente, um lugar apertado e sem saída, e um único xenomorfo. ALIEN³ foi seu primeiro trabalho como diretor de cinema, antes disso ele dirigia vídeo clips da Madonna (você gostou de Vogue? Foi ele).
Esse terceiro filme é muito diferente dos dois primeiros. O alien perde espaço para a história de uma mulher presa num ''planeta prisão'' com vários criminosos. É realisticamente pesado. Ela quer salvar a todos e eles só pensam em sexo. Esse medo de uma revolta dos prisioneiros domina o filme enquanto o alien atravessa suas quatro fases de crescimento, sem ser incomodado.

James Cameron tinha planos para um ''alien 3'', e disse que iria ignorar o filme de Fincher caso surgisse a oportunidade de fazer mais um alien. Quando a quadrilogia foi lançada em dvd, todos os quatro filmes ganharam edições especiais. O primeiro filme ganhou cenas novas, que nunca foram usadas. O segundo filme virou uma obra prima com 154 minutos. Cenas adicionais não salvaram o quarto filme. E David Fincher se recusou a fazer uma nova edição de ''Alien³''. Então o estúdio fez isso por ele. Uma cena alternativa mostra o alien atacando um boi, e não um cão, e isso não alterou muito o restante da trama.

O drama de Ripley na prisão, o cabelo raspado, o quase beijo do alien, a descoberta da rainha em seu corpo e o sacrifício final. Esse filme tem ótimos momentos, e também um alien digital (novidade na franquia). Não teria sido assim tão ruim se a franquia tivesse terminado com esse filme. No fim das contas, Alien 4, cheio de clones, conseguiu ser uma decepção ainda maior.















FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: alien³
ANO: 1992
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 114 min
DIRETOR: David Fincher (clube da luta, seven)
ELENCO: Sigourney Weaver, Charles S. Dutton e Charles Dance
PRÊMIOS: indicado para o Oscar de melhores efeitos especiais.

Nenhum comentário: