8.7.15

livro - STAR WARS, PROVAÇÃO


Muita gente bota as mãos no universo expandido de Star Wars, muita gente quer ser Timothy Zahn. Troy Denning decepciona um pouquinho, o cara não liga muito para ''cenas'' de ação e enrola bastante, o desfecho e o final se arrastam. PROVAÇÃO começa com um jeitão de investigação policial, mas os segredos duram pouco e não são interessantes, o autor parece ter medo de sacudir a galáxia. Durante a batalha final, acompanhamos o ponto de vista errado, nada de batalhas no espaço, nada de lutas de sabre de luz, apenas um pessoal fugindo por um longo corredor. Da tal batalha, só temos o som das explosões (e estamos falando de um livro!).
A trama respeita as HQs e outros livros do universo expandido. A história se passa 40 anos após ''o retorno de Jedi''. A guerra contra os Yuuzhan Vong já ficou no passado, Chewbacca está morto, assim como os filhos de Leia e Han, Jacen e Anakin Solo. A filha deles, Jaina, já está com 36 anos e é uma mestre Jedi. Mara Jade também está morta, Luke está viúvo, e ele é o grão-mestre da nova Ordem Jedi.
Então tá, Han, Leia e Luke, todos na casa dos 60, mas ainda sabem lutar. Leia se tornou uma Jedi e tem seu próprio sabre de luz. O casal Solo viaja até um ponto perigoso da galáxia para auxiliar Lando Calrissian, seu novo negócio está sendo prejudicado por piratas. Aos poucos o pessoal descobre uma máfia secreta, controlada por dois irmãos, que está tentando dominar todo o comércio galático. E eles têm uma Sith trabalhando para eles, e também a neta do Boba Fett. Ben Skywalker também aparece para ajudar o pai Luke e a tia Leia.
O autor não ''perde tempo'' descrevendo a aparência física de alguns aliens e também não gosta muito de descrever as locações, ele faz isso aos poucos no decorrer do livro. E aí você nota que estava imaginando tudo errado, isso é muito chato. É fácil se sentir perdido em alguns momentos.









FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: star wars crucible
ANO: 2013
AUTOR: Troy Denning
PÁGINAS: 399
EDITORA: aleph

Nenhum comentário: