25.7.15

livro - NEXT


Eu ouvi dizer que o último livro de Michael Crichton vai virar filme. Se isso acontecer, muitas coisas vão ficar de fora, e outras coisas serão alteradas. NEXT se daria bem melhor como mini série de televisão, não tem como virar filme.
O livro tem um elenco gigantesco, a todo momento surge gente nova. O autor conta várias histórias separadamente. No decorrer do livro alguns personagens se cruzam. Todas as histórias têm algo em comum, a biotecnologia.

Uma advogada está tentando salvar seu pai. As células do velho podem combater o câncer. Ele foi enganado por um famoso laboratório e agora, legalmente, não pode ser considerado o dono de suas próprias células. Um cientista descobre, acidentalmente, que sua fórmula pode curar pessoas viciadas em drogas, mas ele pode ser preso por ter feito testes em humanos sem autorização. Uma garota ganha dinheiro vendendo seus óvulos e na Sumatra aparece um orangotango que sabe falar. Tem também um chimpanzé e um papagaio transgênicos, com genes humanos. Eles devem ser tratados como pessoas?

O livro abusa do fato de não existirem leis para certas experiências envolvendo genes. Uma moça está processando seu pai, que ela acabou de encontrar, porque o cara lhe deu genes defeituosos quando vendeu seu esperma para uma clínica de fertilização há 28 anos. Cada história é uma dor de cabeça para juízes e advogados, que não sabem o que fazer, a lei não consegue acompanhar as descobertas científicas. Novas leis precisam ser criadas a todo momento.









FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: idem
ANO:  2006
AUTOR: Michael Crichton (Jurassic Park, Congo, O enigma de Andrômeda)
PÁGINAS: 463
EDITORA: rocco

Nenhum comentário: