8.6.15

livro - PERSÉPOLIS


Apesar de achar ''Ratatouille'' bonitinho, eu estava torcendo por PERSÉPOLIS em 2008, mas o filme não levou o Oscar. O filme ganhou um dvd br e o livro no qual ele foi baseado também foi lançado por aqui, são os quatro volumes originais da HQ reunidos num livro de 352 páginas.
Assim como o filme, a HQ está em preto e branco e os desenhos têm o mesmo traço. E é claro que o livro tem muito mais conteúdo (o filme tem apenas 96 minutos). Ele é baseado numa história real. Marjane Satrapi escreveu e desenhou sua própria história, a trama começa em 1979, quando Marjane tinha 10 anos, o Irã passou por uma revolução e sua vida mudou completamente.



Na escola, os meninos e as meninas agora estudam separados, e Marj é obrigada a usar o véu para esconder o cabelo. Quando o Iraque começa a bombardear o Irã, os pais de Marj decidem mandar a filha para a Áustria, onde ela ficará segura. Na Europa Marj se torna adolescente e entra em contato com a cultura ocidental. Ao voltar para o Irã, ela descobre que as coisas ficaram piores. As mulheres ainda precisam usar o véu em lugares públicos e a vestimenta agora cobre boa parte do corpo. Marj quer se tornar uma artista, mas nem toda mulher consegue fazer faculdade. A história avança até 1994, acontecem grandes mudanças na vida de Marj, alguns momentos são engraçados e outros são emocionantes. Tanto o livro quanto o filme ganharam vários prêmios internacionais.










FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: persepolis
ANO: 2000-2003
AUTORA: Marjane Satrapi
PÁGINAS: 352
EDITORA: cia das letras

1 comentário:

Mike disse...

Sensacional! Já li várias vezes! Quadrinho com a profundidade de um olhar extremamente aguçado!