13.6.15

livro - AS MARAVILHOSAS MULHERES DAS SÉRIES DE TV


Não, esse livro não veio parar no blog errado. Todo homocara que se preza é fã de Lucy, Lynda Carter, Xena, Buffy, sex and the city... esse livro reúne dezenas de seriados de tv, mas apenas seriados protagonizados por mulheres.
O livro começa na década de 1950 com ''I love Lucy'', passa por ''A feiticeira'', ''Jeannie é um gênio'', ''A mulher biônca'', ''A Mulher Maravilha'', ''As Panteras'', atravessa as décadas até ''Super Gatas'', ''A gata e o rato'', ''Super Vicky'', ''Alias'', ''The L world'', ''The Nanny'', ''Ugly Betty'' ... até ''As crônicas de Sarah Connor''. 
Cada seriado traz uma sinopse, que também conta a evolução da trama através das temporadas. Uma biografia das atrizes e curiosidades sobre os bastidores da série. 
Ao mesmo tempo, a autora mostra a evolução da tv e como a imagem da mulher mudou desde os anos 1950. As Panteras tinham empregos que até então eram exclusivamente masculinos. Mary Tyler Moore e Murphy Brown lutavam por igualdade no mercado de trabalho. Uma mulher assumiu a cadeira de capitão na franquia Star Trek e Ellen DeGeneres chocou o público ao sair do armário.
O livro traz alguns seriados que nunca pisaram no Brasil, e alguns bem obscuros que não passaram da primeira temporada. ''Amy Prentiss'', que mostrava uma mulher como chefe de polícia (a primeirona na história da televisão), teve apenas 3 episódios produzidos em 1973.
Nas últimas páginas a autora se concentra nas mulheres brasileiras. É pouca coisa. Mas você ainda se lembra da Malu Mader em ''A Justiceira'', certo?









FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: idem
ANO: 2008
AUTORA: Fernanda Furquim
PÁGINAS: 368
EDITORA: panda books

2 comentários:

O garoto dos olhos de Cinderela disse...

Falando em Lucy, segunda feira o SBT vai começar a exibir " I Love Lucy", as 13 horas.
Acho incrível.

igor frança disse...

Alessandro, você já viu ou tá pensando em ver sense8? Eu assisti e achei muito foda!