23.6.15

FILMES QUE VOCÊ NUNCA VIU


Walt Disney sempre foi fã dos livros de L. Frank Baum. Ele queria muito fazer um filme animado, ou em live action, do maravilhoso mundo de Oz. Mas no final dos anos 1930, ele estava investindo pesado no longa ''Branca de neve''. Ironicamente, o pessoal da MGM adorou o desenho da Disney e aí perceberam que, filmes baseados em contos infantis, poderiam ser bem lucrativos. Rapidão, eles compraram os direitos e lançaram em 1939 ''O mágico de Oz''. Disney ficou muito chateado.
Em 1954, os direitos dos 11 livros de Baum, sobre o mundo de Oz, estavam disponíveis. E aí, Walt finalmente colocou a mão na massa. Mas ele já não sabia exatamente o que fazer com o material. Ele tentou um programa de tv antes de investir num filme para o cinema. Quando a produção do filme começou, os compositores estavam assustados. Seria impossível superar as canções do filme de 1939, que já haviam se tornado clássicas e memoráveis, o povo poderia torcer o nariz.
Enquanto a produção de ''The rainbow road to Oz'' seguia lentamente, Disney prometeu construir uma atração, baseada em Oz, em seu parque. E alguns LPs do tipo áudio book foram lançados, um deles trazia canções que deveriam ter sido usadas no filme.
Com o passar do tempo, o pessoal entrou em desespero. Eles nunca conseguiriam superar o filme de 1939 e fazer algo tão marcante. E os direitos dos livros estavam quase se tornando de domínio público, era preciso agir rapidamente. Em 1985, a Disney lançou o filme ''O mundo fantástico de Oz'', que acabou ficando assustador demais para crianças.
O estúdio nunca desistiu oficialmente dessa franquia. Eles mandaram os Muppets para Oz em 2005 e em 2013 foi a vez do James Franco. Uma continuação para esse último filme foi prometida na época, mas até agora ...

Sem comentários: