8.6.15

dvd - FRINGE, PRIMEIRA TEMPORADA


E aí me disseram que eu ia adorar FRINGE porque sou fã de ''Arquivo X''. Não demora muito, e eu percebo que FRINGE é um ''Arquivo x'' para principiantes. Caramba, fala sério JJ Abrams. Não tem o ''monstro da semana'', mas tem aquele comecinho bizarro, antes da abertura, e agentes do FBI investigando casos estranhos. Todos os casos têm alguma ligação com um certo ''Padrão''. Mas o único padrão que vi na série é que, cada caso, tem como origem uma ou outra experiência antiga do Dr Walter Bishop. É ''causa'', e não ''conspiração''.
E não é exatamente uma série de terror ou de suspense, é um ''Arquivo X'' bem calminho, tem alguns momentos engraçadinhos, que realmente são engraçados. A série só começa a se afastar de ''Arquivo X'' nos últimos episódios da temporada. A trama é interessante mas é um pouco previsível, a primeira temporada deixou algumas pontas soltas que qualquer um consegue amarrar (eu já estou na segunda temporada e estou esperando por novidades e reviravoltas, por favor).
Eu me lembrei do caramujo em ''Hora de aventura'', é divertido caçar os Observadores que estão escondidos em vários episódios. Mas a personagem Olivia não tá me conquistando (socorro, Scully).
No último episódio surgiu um convidado especial e meu coração pulou uma batida. Acho que Fringe nunca vai se afastar muito de ''Arquivo X'', tudo bem, pelo menos a série reconhece isso. No primeiro episódio da segunda temporada surgiram duas referências ao famoso seriado dos anos 1990: podemos ver David Duchovny numa tv e depois um senador fala sobre os arquivos X, dando a entender que a Divisão Fringe substituiu os arquivos X no FBI. Bem bolado.













FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: idem
ANO: 2008
TEMPORADA: 1
EPISÓDIOS: 20
DURAÇÃO: 45 min
ELENCO: Anna Torv, Joshua Jackson e John Noble.

2 comentários:

raul disse...

Adorei FRINGE! Nao acompanhei Arquivo X todo, mas acho que se desenvolve muito além. Tem pra isso as muitas relacoes interpessoais entre os personagens principais, que aqui sao em maior número. E cada temporada abre novos horizontes que realmente estao totalmente interligados no passado. Tem um plot nas últimas temporadas que e incrível (nao comento, pois nao farei spoiler!, hahahah).

Pietro disse...

Concordo com o Raul. Espere chegar na terceira temporada.