4.6.15

DÊ UMA CHANCE PARA...


Filmão, quase passou batido, foi redescoberto na era do vhs, virou cult, ganhou muitos fãs, hoje tem dvd e muita fan art espalhada pela web, e ainda tem gente que faz cosplay. Mas no Brasil, FOGO E GELO, de 1983, vive apenas no mundinho nerd. ''Pessoas normais'' deveriam dar uma chance ao filme, e o Brasil merece um dvd também.
Essa animação faz uso do recurso da rotoscópia. Atores reais são filmados e depois desenhos são feitos por cima do filme, tirando proveito do movimento real dos atores. Muitas animações fazem isso, mas FOGO E GELO é 100% rotoscópia, o tempo todo. É meio estranho no começo e demora um pouco pra você se acostumar.


Os verdadeiros Larn e Teegra


''Fogo e gelo'' é o típico filme (barra HQ) de bárbaros no estilo Conan. Homens e mulheres com pouca roupa, monstros assustadores, esqueletos vivos e feiticeiros. Começa com uma rainha má chamada Juliana, seu filho Nekron tem o poder de controlar o gelo. Eles estão congelando o mundo todo, a aldeia do jovem Larn é destruída logo no começo do filme. Enquanto Nekron move uma enorme geleira, seu exército de proto-humanos ataca os aldeões. Apenas Larn sobrevive.
A rainha envia uma comissão até um reino distante, onde o rei vive num vulcão e seus guerreiros montam em pterossauros. A rainha exige que o rei se renda a Nekron, e ao mesmo tempo seus servos sequestram a princesa Teegra. A rainha quer que Nekron se case com Teegra (ele aparenta ser homossexual, dá quase pra imaginar o cara cantando ''let it go'') e tenha herdeiros.
Teegra, que passa o filme todo usando um biquini minúsculo, consegue fugir e encontra Larn. Com a ajuda de um misterioso guerreiro, metade Batman metade Conan, eles vão tentar derrotar Nekron e sua mãe.
O filme tem um teor bem adulto, para 1983. Não há cenas de sexo, mas Teegra se move em câmera lenta sempre que possível, enquanto a câmera pega a moça pelos ângulos mais eróticos.
O diretor Ralph Bakshi é o responsável por outras animações controvérsias famosas como ''O gato Fritz'' (1972), ''Wizards'' (1977), a versão animada de ''O senhor dos anéis'' (1978) e ''Cool World, mundo proibido'' (1992).


FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: fire and ice
ANO: 1983
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 81 min
DIRETOR: Ralph Bakshi
ELENCO: Randy Norton, Cynthia Leake, Steve Sandor e Sean Hannon.

Sem comentários: