22.6.15

chp apresenta


BATMAN
EDIÇÃO ESPECIAL
volume 2


VILÕES



Os inimigos do Homem Morcego merecem uma edição especial só para eles. O Batman tem muito mais inimigos que o Homem Aranha (aqui vamos ver os mais conhecidos - o Homem Dodô tá fora da lista). Mas há uma grande diferença entre eles. A galeria de vilões do Batman é muito famosa. Enquanto o Aranha troca socos com o Duende Verde ou com o Duende Macabro, o Batman trava diversas lutas com diversos vilões marcantes e originais. A maioria deles tem algo em comum, são todos insanos. O Aranha pode levar seus inimigos até uma prisão própria para vilões super poderosos, mas o Batman tem que despachar seus vilões no asilo Arkham, que não é apenas uma prisão, é também um instituto psiquiátrico.
Se vamos começar a falar sobre gente maluca, começaremos pelo topo...




O CORINGA
Quando o Batman ganhou sua própria revista em 1940, lá estava o Coringa. O palhaço do crime já usava seu famoso gás do riso que matava as pessoas e esticava os músculos do rosto, formando um sorriso assustador nos cadáveres (também funciona com peixes). Sua origem foi contada em 1951. Ele costumava ser o vilão Capuz Vermelho. Durante uma luta contra o Batman, numa fábrica de produtos químicos, ele caiu dentro de um tonel. Sua pele ficou pálida, o cabelo ficou verde e ele enlouqueceu. 
Em 1988 sua origem ganhou mais detalhes. Ele não era o Capuz Vermelho original, só estava usando um disfarce durante um assalto, e nesse momento deu de cara com o Batman (no começo de carreira). Ele só queria ser comediante, mas precisava de um emprego de verdade para sustentar a esposa grávida. Ela morreu antes do assalto e ele foi obrigado, por outros criminosos, a seguir com o plano. Depois de ficar desfigurado, o cara perdeu a sanidade de vez (ele teve um dia ruim).
Seu nome verdadeiro nunca foi revelado, alguns leitores acham que pode ser Jack. Mas a verdade é que a DC Comics prefere manter o nome em segredo. 
Ele já ganhou sua própria revista, foi parar no corredor da morte, recuperou a sanidade (por um breve período), matou o segundo Robin, colocou a Batgirl numa cadeira de rodas e, quando o universo DC foi novamente reformulado, ele pediu para um outro vilão arrancar a pele de seu rosto.
Você sabe que o Batman nunca mata ninguém, mas o Coringa matou muita gente desde sua criação. Vários heróis já deram uma bronca no Homem Morcego por causa do Coringa, todo mundo concorda que matar o vilão é uma coisa que o herói já deveria ter feito há muito tempo. Mas hey, esse é o maior desejo do Coringa, ser morto pelo Batman seria sua maior realização.
Em um universo alternativo, o Coringa causou a morte de Lois Lane, que estava grávida do Superman. O azulão não pensou duas vezes e atravessou o peito do vilão com um soco.













ONDE?
Batman, o filme (1989), Batman, o cavaleiro das trevas (2008), Esquadrão Suicida (2016).




MULHER GATO
Ela estreou junto com o Coringa, na mesma revista. Mas não usava um uniforme, era chamada apenas de ''a Gata'', e era uma ladra de joias. Selina Kyle já teve várias origens desde então. Da garotinha órfã que deixou o orfanato para imitar o Batman (só que fazendo o oposto do ele faz) até a ex prostituta que foi abusada pelo pai e que tem uma paixão por gatos. Também já foi uma acrobata de circo e uma aeromoça que bateu com a cabeça, perdeu a memória e virou uma ladra. Muitas dessas origens já foram desconsideradas.
Nunca foi retratada como uma pessoa completamente má. Ela estava lá para criar uma tensão sexual. Selina talvez seja apenas cleptomaníaca, ela rouba dos ricos mas não tem a intenção de matar ninguém.
Uma Mulher gato, de um universo paralelo, abandonou a vida de crimes, veio para o universo convencional, se casou com Bruce Wayne e teve uma filha com ele (que se tornou uma vigilante chamada Caçadora), mas depois foi morta pelos capangas de um vilão.
Bruce Wayne e Selina Kyle já foram namorados, ao mesmo tempo em que o Batman se aproximava da Mulher Gato. Ele revelou sua identidade secreta e o relacionamento finalmente começou, mas não durou muito. Agora são apenas aliados. A Mulher Gato é um dos poucos vilões que conhece a identidade do Batman.












ONDE?
Batman, o retorno (1992), Batman, o cavaleiro das trevas ressurge (2012).





DUAS CARAS
Harvey Dent surgiu em 1942, é mais um vilão criado pela dupla Bob Kane e Bill Finger. Ele era um promotor público em Gotham, aliado do Batman. Mas um chefão da máfia jogou ácido em seu rosto durante um julgamento. Harvey sempre teve uma tendência a ter dupla personalidade, mas nunca soube disso. Sua segunda personalidade só veio a tona quando seu rosto foi desfigurado. Harvey ficou louco porque teve medo de perder o amor de sua esposa.
Ele costumava usar uma moeda para tomar decisões e essa mesma moeda teve um dos lados queimado pelo ácido. E assim, como criminoso, ele usa a moeda para decidir se alguém deve ou não morrer e se tornou obcecado pelo número 2.
Certa vez, Harvey topou passar por uma cirurgia plástica e acabou recuperando seu rosto. Porém, sua mente já estava muito dividida. Ele tentou lutar contra isso mas não conseguiu, acabou destruindo ele mesmo o lado esquerdo do rosto e voltou a ser o Duas Caras.











ONDE?
Batman, o filme (1989), Batman eternamente (1995), Batman, o cavaleiro das trevas (2008).




PINGUIM
Oswald Chesterfield Cobblepot surgiu em 1941. Ele teve uma infância difícil. Por ser um garoto gordinho, um valentão o apelidou de Pinguim. Oswald aprendeu a lutar e deu uma surra no garoto. Mas o valentão se vingou destruindo a loja de animais da mãe de Oswald. Ele fez faculdade e se formou em ornitologia. Ainda sentia muita raiva do mundo e decidiu se tornar um criminoso. Usando o nome Pinguim, ele criou muitas armas letais disfarçadas de guarda chuvas. 
Algum tempo depois, resolveu mudar seus métodos e se tornou um homem de negócios, abriu até um cassino. Lavava dinheiro e comandava o sub mundo do crime de sua escrivaninha. Fez negócios com Bruce Wayne (quando o cara tava desesperado) e com Lex Luthor, que queria tomar posse de Gotham city, após um terremoto ter devastado a cidade.













ONDE?
Batman, o retorno (1992)




CHARADA
Edward Nashton, ou Edward Nigma, como ele gosta de ser chamado (E.Nigma), surgiu em 1948. Ele sempre teve uma compulsão por enigmas, desde os tempos de escola. Quando se tornou um criminoso passou a deixar enigmas para a polícia, dizendo quais serão seus futuros crimes. Para o azar do cara, o Batman é o melhor detetive do universo DC. E para o azar do Batman, Nigma foi capaz de deduzir sua identidade secreta. Mas ele prefere guardar esse segredo para deixar seus joguinhos mais interessantes.














ONDE?
Batman eternamente (1995)




BANE
Sua primeira aparição foi em 1993. Bane nasceu dentro de uma prisão no Caribe e logo de cara ganhou prisão perpétua por conta dos crimes cometidos por seu pai, o Rei Cobra. Ele tinha apenas 8 anos quando matou alguém pela primeira vez. Passava o tempo todo exercitando o corpo. Os responsáveis pela prisão ficaram impressionados e fizeram alguns testes em Bane, usando uma droga chamada Veneno. Bane foi a única cobaia que sobreviveu aos testes. A droga Veneno lhe deu uma força sobre humana que dura 12 horas. Ele conseguiu fugir da prisão e foi até Gotham City. Desde pequeno ele é atormentado por pesadelos estranhos. Ele meteu na cabeça que o Batman é o tal homem morcego que aparece em seus sonhos. Bane derrubou as paredes do Asilo Arkham e libertou todos os inimigos do Batman.
Depois de passar três meses recapturando todo mundo, o herói voltou pra casa exausto e deu de cara com o Bane. O vilão quebrou sua espinha, deixando o homem morcego paralítico.
Bruce passou o manto do Batman para Jean-Paul Valley, que derrotou Bane logo em seguida. Derrotar o Bane é moleza, basta cortar os tubos que levam o Veneno até o seu cérebro. Mas os heróis só fazem isso no final da luta, para não acabar com a graça do combate.














ONDE?
Batman e Robin (1997), Batman, o cavaleiro das trevas ressurge (2012).




HERA VENENOSA
A botânica Pamela Lillan Isley surgiu em 1966. Após cometer um roubo, ela foi envenenada por seu parceiro. Mas ela não morreu, ela passou a ter uma certa imunidade a vários tipos diferentes de venenos. Com o passar do tempo, ela se tornou uma vilã cada vez mais violenta. Começou a matar, ganhou um beijo venenoso, consegue expelir feromônios, e passou a usar plantas geneticamente modificadas em seus crimes, verdadeiros monstros vegetais assassinos e carnívoros. Ela odeia a Mulher Gato. Sente uma certa atração pelo Batman e a Arlequina é sua maior aliada. Hoje sabemos que elas são namoradinhas.














ONDE?
Batman e Robin (1997)




MR FREEZE
Victor Fries surgiu na HQ do Batman em 1959, dois anos depois do Capitão Frio, um dos inimigos do Flash. O Capitão Frio teve uma infância traumática, mas Fries tem uma história mais trágica. Sua esposa Nora sofre de uma rara doença. Fries se vê obrigado a manter sua mulher num estado criogênico enquanto tenta descobrir uma cura. Aí ocorre um acidente no laboratório (existe mais de uma versão) e Victor se transforma. Ele precisa usar uma armadura especial porque não consegue viver em ambientes com a temperatura acima de zero. Ele se torna um criminoso porque precisa de grana para continuar com suas pesquisas.
Após a última reformulação do universo DC, Nora deixou de ser a esposa de Victor, e Bruce Wayne meio que foi o responsável pela criação do Mr Freeze, quando entrou no lab e exigiu que os experimentos do cara fossem interrompidos.
No Brasil ele já teve vários nomes, como Sr Frio e Sr Gelo.














ONDE?
Batman e Robin (1997)




ESPANTALHO
Jonathan Crane é outro vilão que sofreu bullying quando era pequeno. Era tão magro que ganhou o apelido de espantalho. Estudou psicologia e fobias, criou o seu famoso gás do medo e se tornou um criminoso. Apareceu pela primeira vez nas HQs em 1941, depois só voltou na década de 1960. Foi redescoberto pela Hanna Barbera no seriado dos Super Amigos e começou a aparecer mais nas HQs depois disso. Mesmo tendo um corvo de estimação (chamado Pesadelo), Crane tem medo de aves.














ONDE?
Batman begins (2005)




RA'S AL GHUL
Sua primeira aparição nas HQs do Batman ocorreu em 1971. Faz pouco tempo, mas ainda assim sua origem ganhou várias versões desde então. Em uma delas, Ra's nasceu na Arábia (seu nome significa ''Cabeça do Demônio'' em árabe) há 600 anos (sua idade também é sempre alterada pelos escritores, algo entre 450 e 700 anos). Ele encontrou um lago subterrâneo chamado poço de Lázaro, ganhou a imortalidade ao mergulhar em suas águas. Passou séculos juntando riqueza e conhecimento e criou a Liga dos Assassinos. Ra's (ou R'as) achou que Bruce Wayne seria um herdeiro perfeito, sua filha Tália é apaixonada por ele. E quando o homem morcego fez pouco caso da oferta, Ra's resolveu transformar a vida do herói num inferno (ele também já deu trabalho para a Liga da Justiça).
Seu sonho é salvar a Terra, dizimar boa parte da população mundial ajuda bastante. Quando Tália e Bruce tiveram um filho não planejado, Ra's treinou o jovem Damian para ser seu herdeiro e o garoto acabou virando as costas para o avô e se tornou o novo Robin.


ONDE?
Batman begins (2005)




CARA DE BARRO
O primeiro Cara de barro, Basil Karlo, surgiu em 1940. Era um ator que se tornou um assassino, usando uma máscara de argila, porque não gostou de ver seus filmes sendo refilmados com outro ator em seu lugar.
O segundo, Matt Hagen, estava procurando por tesouros naufragados e deu de cara com umas urnas antigas que continham um tipo de argila. Ao passar a argila no rosto, ele mudou de forma. Matt percebeu que poderia assumir a identidade de qualquer pessoa. E aí virou um criminoso.
O terceiro Cara de barro, Preston Payne, conseguiu uma amostra do sangue de Hagen, quando este estava na prisão, e recriou a estranha argila em laboratório. Mas ele não ficou muito sólido, precisava liberar seu poder o tempo todo, tocando em outras pessoas, que acabavam derretendo. Ele começou a se sentir culpado por estar matando tanta gente para poder continuar vivo.
O quarto Cara de barro, Sondra Fuller, tem um passado misterioso. Talvez tenha sido uma mulher que tinha o rosto deformado demais. Ela passou por experimentos e ganhou permanentemente os poderes do segundo Cara de barro. Ela namorou o terceiro Cara de barro e os dois tiveram um filho chamado João de barro (é sério). Ela foi recrutada pelo Cara de barro original e entrou para a Quadrilha da Lama em 1990.




CROCODILO
Waylon Jones também sofreu muito bullying. Ele nasceu com uma doença que deixa sua pele escamosa, com uma aparência reptiliana. Não conseguiu arrumar nenhum emprego por conta disso. Foi parar num circo de aberrações e logo se tornou um criminoso. E os criminosos de Gotham não o levavam a sério. Para conquistar o respeito de todos ele foi atrás do Batman. Perdeu a luta mas não desistiu, se tornou ainda mais violento e depois de um acidente químico virou metade crocodilo. Se a aparência do cara está sempre mudando, a culpa é dos desenhistas, ok?





ARLEQUINA
A psiquiatra Harleen Frances Quinzel surgiu em 1992 na série animada do Batman. Fez tanto sucesso que acabou entrando para o universo das HQs em 1999. Ela atendia os detentos do asilo Arkham, e acabou se apaixonando pelo Coringa. Ficou sensibilizada pelos relatos do palhaço sobre sua (suposta) infância infeliz e decidiu ajudá-lo. Ela se tornou tão louca quanto ele e o ajudou a fugir do Arkham.
O Coringa não a trata muito bem, mas ela nunca desiste do seu ''pudinzinho''. Já tentou uma carreira solo e formou uma dupla com a Hera Venenosa. Depois foi parar no Esquadrão Suicida, um grupo formado por criminosos que trabalham para o governo em troca de um perdão por seus crimes.














ONDE?
Esquadrão Suicida (2016)




CHAPELEIRO LOUCO
Jervis Tech surgiu em 1948, era apenas um criminoso que se vestia como o Chapeleiro do livro de Lewis Carroll (Alice). Em 1956 ganhou uma nova versão, praticando crimes que envolviam chapéus. Depois veio uma terceira versão que seria o Chapeleiro Louco original, ele voltou a praticar crimes depois de ter matado o segundo Chapeleiro, que era um impostor. Agora Tech virou um especialista em computadores, ele fabrica chapéus com chips que controlam a mente das pessoas.




SCARFACE e VENTRÍLOQUO
Arnold Wesker surgiu em 1988. Ele sofre de um caso bem estranho de dupla personalidade, uma personalidade não se deriva da outra, são duas personalidades bem diferentes (é o Transtorno dissociativo de identidade). Arnold é o ventríloquo, um capanga do boneco de madeira Scarface. Ele morre de medo do chefão e o boneco até lhe faz ameaças de morte, como se não estive ciente de que precisa de Arnold para se mover.
Quando Arnold foi morto, uma amiga de Bruce Wayne, que também sofre de TDI, se apoderou do boneco. Mas ela também foi morta (ou se matou) e agora o boneco está muito bem guardado na bat caverna.




MORCEGO HUMANO
Ele estreou nas HQs em 1970. Kirk Langstrom era um cientista que adorava morcegos. Criou um soro de glândulas de morcego e injetou em si mesmo. E aí ele se transformou num morcego humano. Chegou a contaminar sua esposa também. Mas o Batman criou um antídoto que curou os dois. Por conta do sucesso do personagem, ele acabou voltando e ganhou sua própria revista em 1975, que não vendeu muito bem (ficou apenas na primeira edição). Voltou mais uma vez em 2013, após o mais recente reboot do universo DC, e fez parceria com outros vilões que ele conheceu no asilo Arkham.



SOLOMON GRUNDY
Esse zumbi surgiu em 1944, não começou como inimigo do Batman, mas seu corpo foi jogado num pântano, nos arredores de Gotham, em 1894. Cyrus Gold voltou a vida 50 anos depois como um zumbi, quase sem mente e com muita raiva. Foi encontrado por um bando de criminosos e recebeu esse nome por causa de uma canção infantil (''nascido numa segunda, batizado numa terça, casado numa quarta, doente numa quinta, à beira da morte numa sexta, morto num sábado, enterrado num domingo, este foi o fim de Solomon Grundy''). Ele é imortal, você pode cortar o cara em pedaços e ele se regenera rapidinho. Costuma atormentar a Liga da Justiça.





Hey, que tal dar um pulo na primeira edição especial do Batman agora?
Ela ganhou algumas atualizações.
 

4 comentários:

Rasputin-a disse...

Pô Alessandro, esse teu blog tá com um visual mesozoico. Tudo bem que você adora dinossauros mas tá faltando modernidade nessa bagaça. Me proponho a te ajudar a renovar o estilo do blog. Pode pagar em sexo. Não tenho ciúmes de seu namorado, até porque ele tá longe. Confirme a data e eu marco a passagem até aí.

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

o blog já teve outros templates, mas o problema é que eles acabam "saindo do ar" sem aviso e quando sou obrigado a voltar aos templates básicos do blogger as postagens feitas no template anterior viram uma bagunça.

raul disse...

Cadê o Anselmo pra fazer cena de ciúme???
hahahahaha!!!!
Adoro as edicoes especiais! Belo Trabalho!

Anselmo disse...

Essa segunda edição foi rápida no preparo, mas não menos trabalhosa ou interessante como sempre, mas só uma sugestão; deixa o link da primeira pra facilitar rs

Raul, não vai ter cena de ciúmes. Cada um é responsável pelos seus atos. É assim estando "longe" e vai continuar assim quando estivermos juntos.